Problema médico

Pato: vai e volta de lesões jogando pelo Milan

Não fosse o surpreendente fiasco dos até ontem badalados times ingleses e a convincente classificação da Internazionale para as semifinais da Liga dos Campeões da Europa, o alarde sobre a crise do futebol italiano seria bem maior. A crise, contudo, segue aí, comprovada pela iminência de o futebol tetracampeão do mundo perder uma vaga para a Alemanha no principal torneio da Europa— para a Liga de 2011-12, a situação é quase irreversível.

Os motivos da crise? Vários são elencados pela imprensa italiana, desde o domínio dos Ultras (as torcidas organizadas de lá) nos estádios, passando pelos comprovados casos de corrupção de árbitros ou dirigente e chegando ao alto percentual de impostos cobrados dos salários dos jogadores, o que dificultaria a contratação de estrelas do exterior.

Em outro motivo, porém, pouco se fala: a incompetência dos departamentos físicos e médicos dos principais clubes italianos como Milan, Roma e Juventus. Totti, Pato, Nesta, Del Piero… Não são poucos os exemplos pontuais, assim como é constante haver um grande número de desfalques por questões médicas e/ou físicas destas equipes, em qualquer jogo. O problema tem reflexo no Campeonato Italiano, claro, mas sobretudo nas competições continentais, onde as lesões dos times não se “equivalem” com as dos adversários. 

O melhor exemplo, porém, talvez seja a base da seleção italiana “ideal” na cabeça de Marcelo Lippi. Vejamos: Buffon, Zambrotta, Cannavaro, Chiellini, Grosso, Camoranesi, De Rossi, Marchisio, Pirlo, Totti e Iaquinta. Só mesmo a Itália conta com um time-base do qual 5 dos 11 “titulares” tem perdido ou perderam grande parte da temporada por lesão. É que, na Itália, estar machucado tem sido a regra, não a exceção.

Sobre Gian Oddi

Jornalista, é hoje comentarista dos canais de televisão ESPN e ESPN Brasil. Trabalhou por sete anos como editor da revista e do site de Placar. Em duas passagens pelo portal iG, onde esteve por mais de cinco anos, foi editor de esportes e editor-executivo de esportes, ciência e tecnologia. Morou por um ano em Roma, produzindo matérias para a Placar e outras publicações da Editora Abril. Do Brasil, foi colaborador do diário espanhol Marca. Editou por seis anos o blog A Bola na Bota, sobre futebol italiano.
Esse post foi publicado em jogadores e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

20 respostas para Problema médico

  1. Duilio disse:

    não sei não, acho que o pato até já se encheu do milan por causa disso….

  2. Mariana Coelho disse:

    gian você vai comentar algum jogo (aparecendo) nesse fim de semana????

  3. Marcelo Andere disse:

    Gian, eu já falo sobre isso há uns dois ou três anos. Sou formado em Gestão do Esporte e estudei bastante sobre o assunto.

    O problema é que ninguém gosta de admitir isso. A medicina esportiva do Brasil, por exemplo, é bem melhor que a italiana.

    Já cheguei a discutir sobre isso em fóruns e comunidades do Orkut relacionados ao time da Roma e sempre fui execrado por um torcedor que sempre posta por lá e que vive na Itália.

    Ele afirmava que eu estava errado pq eu não vivia lá pra poder dizer alguma coisa…são torcedores cegos como esse que tornam o futebol italiano estagnado.

    Grande abraço!

  4. Excelente texto. E ainda tem outro ponto: do time ideal, Cannavaro, Chielini, Grosso e Pirlo fizeram péssima temporada. Só sobram De Rossi e Marchisio…

  5. Gian, concordo com quase tudo que você disse. Só tenho uma ressalva. De todos os jogadores listados acima, exceto o Pato, só tem veteranos. A recuperação deles é mais lenta, mas em virtude de competições continentais sempre são escalados.
    O time ideal do Lippi só tem De Rossi e Marchisio com menos de 30 anos, fator que pode complicar a Itália durante a Copa.

  6. Helen disse:

    Vale lembrar também que a Roma na temporada passada perdeu meio time por lesão e amargou ficar de fora da UCL. O mesmo está acontecendo com a Juve, que, outros problemas à parte, tem sofrido com lesões a temporada inteira. Milan jogou contra a Lazio sem Nesta, Pato, Beckham… Dá pra perder a conta.

    • gladiatore disse:

      Sim, temporada passada a Roma teve muitos problemas, essa temporada a situação melhorou demais, o numero de lesionados diminuiu demais.

  7. André Cordeiro disse:

    Caraca meu…desse time ideal da Italia, metade dele vem da juventos. Coitada da Italia na copa.

  8. Ilse disse:

    Acho o Pao bastante desmotivado ultimanete. Não tem demonstrou grandes particpaç~sos nos seus últimos jogos. Para complicar vem ai o problema de lesões sérias . Assim qualquer mortal se enche e desmotiva. Acho mesmo que a medicina esportiva da Italia deixa muito a desejar. Pela idade do Pato ele ja era para ter se recuperado, pois além da juventude que favorece a celeridade na recuperação dos problemas de saúde quando bem tratados, esse jovem tem a seu favor o fato de levar uma vida espartana , casado, excluido do rol de baladas e farras comuns na sua faixa etária que comprometem o desempenho de qualquer atleta.
    Sei não, mas parece que há algo errado com o tratamento da sua lesão que é propagada como não tão séria assim e no entanto , está demorando muito a apresentar sinais de recuperação.

  9. gladiatore disse:

    Gian, eu tiraria a Roma da lista dos times com problemas no departamento médico. A temporada da Roma foi exemplar também nesse sentido, o time da capital italiana teve pouquíssimos problemas fora a inevitável tendinite de Totti.

    O problema do futebol europeu é o frio e as consequentes lesões musculares, é comprovado que o frio influencia demais esse tipo de lesão.

  10. gladiatore disse:

    A situação do futebol inglês parece ainda pior, os dados atualizados indicam que o Arsenal e Hull City têm 7 lesionados, o Chelsea e West Ham 6, Bolton, Tottenham, Manchester Utd, Manchester City 5….

    http://www.physioroom.com/news/english_premier_league/epl_injury_table.php

  11. renato disse:

    tem jogadores q se machucam toda hora. van persie, por exemplo, todo ano passa quase metade da temporada machucado. o totti tb…
    a italia tá mto fraca pra copa. mesmo copa sendo tiro curto, acho mto difícil passar das quartas… mto fraco esse time. e o treinador tb… nao tentou nada de novo. só no finalzinho e nao deu sequencia a jogadores mais jovens…

    • gladiatore disse:

      O problema de Totti é um problema comum a muitos atacantes que apanharam demais a carreira toda, depois dos 33 anos os problemas físicos atrapalham demais. Batistuta, Montella, Van Nistelrooy, Ševčenko, Crespo……. todos tiveram e têm problemas físicos.

  12. jonas disse:

    triste

  13. Não vai mais atualizar?

  14. risello disse:

    meio ausente

  15. caio disse:

    Gian, tenha dignidade e passe o blog para as mãos de algum comentarista que faça a atualização mais frequente. Você é ótimo, mas as faltas de atualização deixam a existência do blog totalmente sem sentido. Estamos órfãos. Abraço.

  16. Ricardo disse:

    E o Rogério Ceni que inconformado com a derrota numa final de Libertadores jogou a medalha para a torcida numa atitude anti-desportista mau caratismo.Dizem que Mourinho é um pé no saco vai entender os motivos que fez com que ele atirasse a camisa ao chão.Toda ação há uma reação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s