Renovação x qualidade

Cossu, em sua estreia pela seleção italiana (AFP)

Após o empate por 0 x 0 com Camarões no amistoso da última quarta-feira, o técnico da seleção italiana, Marcelo Lippi, elogiou as duas principais novidades de sua desfalcada equipe: o meia Andrea Cossu, do Cagliari, e principalmente o zagueiro Leonardo Bonucci, do Bari. A imprensa registrou.

No dia seguinte ao amistoso, porém, os jornais já traziam as seguintes declarações. De Del Piero: “Meu grande se sonho se chama Copa 2010. A camisa azzurra é a máxima aspiração que um jogador pode ter”. De Luca Toni: “Lippi conhece meu valor e sabe aquilo que posso dar. Eu ainda espero. Temos mais de dois meses até a Copa”. Dias antes, Francesco Totti afirmara o seguinte: “Março e abril serão meses decisivos para saber se irei à Copa. Verei minhas condições físicas e decidirei junto com o Lippi”.

Na Itália, as tradições e as experiências do passado têm muito valor, e as renovações ou mudanças costumam ser vistas, no mínimo, com desconfiança. Por isso, como aconteceu recentemente com o Milan, não faltam por aí, no Brasil inclusive, críticas à dificuldade italiana de buscar e aceitar renovações em seu grupo.

Em casos como os de Totti e Del Piero, porém, as apostas não seriam no passado vitorioso de 2006, mas na qualidade e no bom futebol. Ou alguém acha que a “renovação” Cossu, com seus 29 anos, virá um dia jogar o que jogam (ainda hoje) os ídolos de Roma e Juventus?

Novo lobby
Um novo nome surgiu cotado pela imprensa para ir à Copa, com direito até a apoio do presidente da Federação Italiana, Giancarlo Abete. Trata-se do jovem (este sim) Mario Balotelli, da Internazionale. O garoto chegou a apostar um jantar dizendo que vai à África. Lippi, porém, não deu indicação alguma disso.   

Técnicos top
Se a Itália não chegará à Copa tão badalada como alguns de seus rivais, o mesmo não se pode dizer dos técnicos italianos: Fabio Capello, comandante da seleção inglesa, e Marcelo Lippi, da italiana, são os dois treinadores mais bem pagos do Mundial, com salários de 8,8 e 3 milhões de euros/ano, respectivamente. Leia mais sobre os salários dos técnicos do Mundial clicando aqui.

Anúncios

Sobre Gian Oddi

Jornalista, é hoje comentarista dos canais de televisão ESPN e ESPN Brasil. Trabalhou por sete anos como editor da revista e do site de Placar. Em duas passagens pelo portal iG, onde esteve por mais de cinco anos, foi editor de esportes e editor-executivo de esportes, ciência e tecnologia. Morou por um ano em Roma, produzindo matérias para a Placar e outras publicações da Editora Abril. Do Brasil, foi colaborador do diário espanhol Marca. Editou por seis anos o blog A Bola na Bota, sobre futebol italiano.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

18 respostas para Renovação x qualidade

  1. Arruda disse:

    gian, você acha mesmo que totti e del piero tem chances de ir para a copa do mundo?

    • Gian Oddi disse:

      Del Piero acho que não tem chances. E a verdade é que, de fato, nem tem feito muito para ser chamado. Eu chamaria o Totti, se o capitão da Roma estiver bem fisicamente. Acho que Lippi o fará, su puder. Agora, não concordo em não levar nenhum jogador “acima da média” para um Mundial: por isso, se Totti não for, eu levaria Del Piero mesmo. Pra ter um craque, nem que seja no banco. Abs

  2. Dantas disse:

    Tecnico tem que levar que está bem independente de que seja, se Inzaghi estiver bem tem que levar, se Balloteli, Criscito, Giovinco entre outros estiverem bem tem que levar, é só por na balança, e agente torce para ela nao estar desrregulada.
    Tudo de bom.

  3. Dantas disse:

    Já vimos o que acontece quando se leva só pelo nome, ou pelo que fez no passado( as vezes muito distante ).

  4. Rafael Spata disse:

    E o Cassano, hein? Não se cogita mais? Fico imaginando um ataque com ele e Balotelli, ia sair faísca.

    • Gian Oddi disse:

      Cassano, hoje, é carta fora do baralho. Não só porque já não vinha jogando bem, mas também porque deixou de entrar em campo pela Samp. Primeiro afastado e depois, diz a Samp, machucado. Abs

  5. Daniel Mendes-BH disse:

    Totti e Del Piero jogam muita bola e são camisas 10 dignos para a Azurra agora o tal de Di Natale é fraco(para uma seleção de peso) e o Cassano não é um cara pronto para ser um titular de respeito. Ao longo dos anos tiveram Mazzola Riviera Baggio Totti Del Piero(NO BANCO!!!!!)…………….. e agora a Itália chora por esse Cassano um garoto mimado q nem jga tanta bola assim pfffffff DECADENCIA!!!!!

  6. Marcelo Andere disse:

    Prefiro Matri e Candreva ao Cossu.

    Totti tá muito mal fisicamente(acho que tá meio gordinho), mas acho que dá tempo dele se recuperar.

    In Totti we trust!!

  7. Romão disse:

    A Itália tem uma seleção forte e vai brigar pelo titulo da Copa….
    Mais o Lippi insiste demais com jogadores que já não estão mais no seus melhores momentos…. O que um Palombo tem a oferecer a uma Seleção italiana??? A mesma pergunta faço nos casos de Legrottaglie, Iaquinta e outros, até mesmo uma possivel convocação de Totti não me agrada…. o cara não vem nem jogando na Roma e ainda falam em Copa do Mundo com o Totti na Azzurra….

  8. Marcelo Andere disse:

    Gian, qual foi a repercussão na Itália da atitude bizonha de Adriano na última sexta?

  9. Mauricio Leone disse:

    Gian, acredito que a Italia esta com um problema sério de renovação no ataque, tem produzido meias de qualidade e sempre defensores seguros, porem a qualidade dos jogadores ofensivos não acompanhou ………. Por isso acho que pelo menos o Totti se estiver em condições fisicas boas deveria ir, pq a Italia nao dispoem de nenhum jogador ofensivo melhor que ele…….talvez apareça algo pra próxima copa só……..

  10. Mauricio Leone disse:

    Só complementando, a Italia nos ultimos anos produziu boas seleções de base, com potenciais talentos para a principal, porém destes só o Chiellini que vingou, o Giovinco, Aquilani, Montolivo e principalmente o Giuseppe Rossi não pintaram com todo potencial que prometiam…….

  11. Denis disse:

    Porra, bicho! Atualiza esse blog! o melhor blog aqui do ig tem que ser atualizado com maior frequencia! abraco

  12. Maurício disse:

    Por que os times italianos são inferiores aos ingleses?

    • Marcelo Andere disse:

      Maurício, isso depende do time. Eu acho que a Inter tem time pra enfrentar os dois maiores nomes de lá(MU e Chelsea) de igual pra igual.

      Além de que, acho os times medianos da Inglaterra bem inferiores aos médios da Itália.

      Mas vamos esperar pela opinião do Gian!

  13. rafael disse:

    Esse é um dos poucos blogs que eu conheço que é atualizado mensalmente…

  14. Italytex disse:

    também depende do time..

  15. Adriano, italiano disse:

    A seleção italiana só terá chances de brigar pelo penta se o teimoso do marcello lippi chamar del piero, totti pro ataque, perrotta, gattuso, pirlo pro meio de campo e pra zaga voltar o matterazzi, se o nesta aceitasse o convite do lippi pra voltar mas ele disse que não tem mais condições físicas, na esquerda o grosso, na direita o zambrotta tá legal, só com a base da seleção que foi campeã em 2006, a itália tem chances de levar o caneco na áfrica, pode chamar o di natale também, ele joga muito e o amauri pelo que ele mostrou pro lippi em agilizar o mais rápido possível a sua naturalização, joga pela azzurra amauri, não espera pela seleção velha do dunga não, força azzurra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s