O primeiro ministro e o dirigente

berluscaEsclareço desde já: não tenho simpatia política pelo primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi. Pelo contrário. Mas é inegável que, como dono do Milan, Berlusconi é daqueles dirigentes que dão ao noticiário esportivo, muitas vezes monótono e cheio de clichês, um tempero especial — assim como José Mourinho na categoria dos técnicos. Ao contrário da justiça desportiva italiana, Berlusconi não achou ruim quando o zagueiro Materazzi comemorou a vitória da Inter sobre o Milan usando uma máscara de… Berlusconi! O cartola é indiscutivelmente querido por seus jogadores pela maneira informal como os trata. Até na hora de dar declarações sobre o clube, o político-dirigente não é de embromar. Disse sobre a recente contratação do brasileiro Mancini, ex-Internazionale: “Não entendi sua contratação. É mais um meio-campista, quando precisávamos de alguém que finalizasse. O Mancini está parado há dois anos! Não concordo com sua contratação e já falei ao [Adriano] Galliani [vice-presidente do Milan]”. O caso parece exagerado — um erro, até. Mas, num time vencedor como o Milan, mostra que dirigentes nem sempre precisam se esconder atrás de dissimulações e mentiras para ter sucesso. No caso específico de Berlusconi, talvez o futebol funcione para dar vazão aos seus arroubos de sinceridade: nos estádios, eles são bem menos nocivos do que em um parlamento.

*   E o prestígio do brasileiro Mancini não é mesmo dos maiores na Itália atualmente. Sobre a transferência de seu ex-jogador, o técnico da Inter, José Mourinho, disse o seguinte, com um sorriso irônico no rosto: “Estou muito muito muito satisfeito que Mancini tenha ido ao Milan”.

*   Não há por que duvidar do Corriere della Sera, o jornal mais importante da Itália, quando ele informa que Ronaldinho Gaúcho fez festa em um hotel às vésperas do derby contra a Inter. Mas é curioso como as tais festas tinham cessado apenas quando o Milan estava vencendo, não?

*   Aliás, no momento em que as notícias no Milan voltam a ser as festas de Ronaldinho, Buffon diz que o objetivo da Juventus é chegar à Liga dos Campeões, e Ranieri afirma que não pretende iludir seus torcedores sobre chances de título da Roma. Ou seja: segundo seu próprios rivais, parece, a Inter já pode comemorar o penta.

*   Marcelo Lippi disse que não é surpresa a força que seu colega Fabio Capello conseguiu dar à em geral desacreditada seleção inglesa. Mas, de olho na Copa, lançou um desafio: “Gostaria de uma bela final entre Itália e Inglaterra para ver como ele se comportará na hora do hino italiano”.

*   Comentário do jornal La Gazzetta dello Sport sobre a entrada de Julio Baptista nos 2 x 0 contra a Udinese, ontem, pela Copa da Itália: “Se mexe como um cavalo louco: generoso, mas improdutivo”. De Rossi, em grande fase, foi de novo determinante com o ótimo lançamento para o gol de Vucinic.

*   Mario Balottelli recebeu multa de 22 mil euros por indisciplina, desta vez por xingar José Mourinho ao ser substituído durante o jogo contra a Fiorentina, quarta-feira, pela Copa da Itália. Apesar de sua pouca idade (19), cada dia mais tenho menos esperanças de ver Balotelli virar, de fato, um grande jogador. É o efeito Cassano.

Anúncios

Sobre Gian Oddi

Jornalista, é hoje comentarista dos canais de televisão ESPN e ESPN Brasil. Trabalhou por sete anos como editor da revista e do site de Placar. Em duas passagens pelo portal iG, onde esteve por mais de cinco anos, foi editor de esportes e editor-executivo de esportes, ciência e tecnologia. Morou por um ano em Roma, produzindo matérias para a Placar e outras publicações da Editora Abril. Do Brasil, foi colaborador do diário espanhol Marca. Editou por seis anos o blog A Bola na Bota, sobre futebol italiano.
Esse post foi publicado em jogadores, técnicos e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

16 respostas para O primeiro ministro e o dirigente

  1. Dantas disse:

    Balloteli pensa que ja é o melhor do mundo.
    A Inter vem bem mas nao tao bem quanto na temporada passada, esta perdendo pontos bestas, apesar de ser superior nos classicos.
    Vamo lá, Forza ROMA !!!!

  2. Renato disse:

    Pode esperar até a última rodada, pois o Milan tendo o Ronaldinho jogando deste jeito, vai brigar até o fim, e quando voltar o Pato, Nesta, … ai a Inter vai sentir pressão.

  3. dirceu disse:

    …esse cara é mafioso e deve ser banido do futebol !

  4. dirceu disse:

    Berlusconi é mafioso , sem carater . Nocivo

  5. junio fialho disse:

    Olá a todos!

    Será que o Leonardo não vai tentar readapitar o Mancine pra lateral/ala direita,talvez o setor mais carente do Milan, poderia ser ate interessante, no São Paulo mesmo a sua melhor fase foi bem livre pra atacar, mas vindo bem mais la de tras, fazendo ultra-passagens com os meias/atacantes, não seria interessante um lado esquerdo com Zambrota, Seedorf, Ronaldinho,e um lado direito com Mancine, Bekchan e Pato, hhehehheeh, so pra brincar de ser leonardo, mais Pirlo e Ambosine de volantes.
    So dois atacantes mesmo, Pato e Ronaldinho, Borrielo ta ate numa fase boa, mas acho que assim o meio fica mais competitivo e claro contando sempre com a rabudagem do Inzague. Goleiro que na falta de outro fica o Dida mesmo , Tiago Silva e Nesta na zaga. Fica mais interrassante do que esses Antonines e Gatusos que o Milan tem colocados pra jogar.
    Mas como disse é só pra brincar de ser Leonardo mesmo, sugiro a todos.
    abraços

    • Donald Donalds disse:

      Quem é Mancine? Seria uma parceiro da Albertine, o famoso traveco do Ronaldo?
      O jogador brasileiro agora no Milan, assim como o técnico italiano do Manchester City, chama-se Mancini, com i.
      Ah, e tinha também o Albertini, com i, aquele volante classudo do Milan, lembra dele?
      PS: Ambrosine!?!?

    • Victor disse:

      E quem voce é, Donald, pra se sentir no direito de corrigir alguém? Menos cara, muito menos.

  6. William Moura disse:

    Borrielo?????Quem disse que é jogador ??
    Seedorf, Inzagui,Beckham..são vovôs.

  7. Victor disse:

    O problema do Balloteli é que ele pensa que é maior que o Inter (ou qualquer outro time), dai fica dando uma de rebelde sem calças.

    Esse é o tipico adolencete que precisa tomar umas pancadas da vida pra aprender um pouco.

  8. Ian de Assis disse:

    Blá blá blá blá!!!

    Legal o post… e o Berlusconi é realmente uma figura…

    Agora acho uma puta sacanagem fazer o que estão fazendo com jogadores como Mancini… deixar o cara parado assim tanto tempo…. se fosse eu já fazia minhas malas e voltava pro Brasil!! Pelo menos aqui jogadores que tem uma bagagem internacional tem mais chances de serem chamados para a Copa por exemplo… que creio que seja o objetivo de todos os jogadores de futebol… levantar a Taça do Mundo.
    Taça que vai estar aqui no Brasil nos dias 6, 7, 8 e 9 de fevereiro… vai passar ao vivo no site oficial do evento: http://comemore.cocacola.com.br/

    Quem sabe o Mancini devesse entrar pra tentar sonhar grande, porque 2 anos no banco é brincadeira….

  9. marco palestra disse:

    Gostaria que o Silvio fosse presidente do meu GENOA!!!!!!!!!

  10. Welton disse:

    Discordo do Berlusconi em fazer esse comentario do Mancini, acho que isso deveria ser tratado dentro do clube sem exposição a midia, até porque isso causa um mau estar dentro do clube e acaba com a moral do jogador…

    Quanto ao Balottelli gostei da comparação com o Cassano rs

    O que se passa na cabeça do proprio Presidente do Clube destratar um jogador no qual foi investido dinheiro e salário…, seria o mesmo que um vendedor falar mau de seu proprio produto…, vai entender…

    Att,

  11. gladiatore disse:

    Cassano ……….. cassanate
    Balotelli …………. balotellate

    Cassano é pelo menos um cara engraçado e simpático, Balotelli é arrogante e chato.

  12. Eraldo Silva Almeida disse:

    A ROMA TEM UMA TABELA QUE APARENTEMENTE É A MAIS FÁCIL. SÓ QUE EU ESCREVO COM O CORAÇÃO. O MILAN NÃO TÁ JOGANDO AQUELE FUTEBOL MAIS VOU TROCENDO E APOSTANDO NELE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s