Hora do filé

Comentei há pouco Milan 3 x 0 Sampdoria na ESPN. Ótimo, mas ótimo mesmo, começo de Ronaldinho, que deixou o campo com uma leve contratura aos 34 do primeiro tempo. O jogo já estava 3 x 0, dois passes seus, para Boriello e Seedorf. Thiago Silva, Pirlo e Pato também foram bem. E a Samp, com Cassano e Pazzini sumidos, depois dos 3 x 0 sofridos no derby contra o Genoa, parece que sentiu o baque.  Pena para o Italiano.

Mas não é a rodada que me traz aqui, e sim a coluna da última sexta do Jornal Placar. Esqueci de publicá-la por aqui, como faço de costume. Então lá vai. E vamos à TV seguir Juventus x Inter, deixando para um outro dia, quem sabe, os comentários sobre a teoricamente baba de grupo que coube à Italia para o Mundial 2010. Adesso me ne vado.  Ciao. A coluna:

HORA DO FILÉ

cesco

Zidane e Thuram já fizeram o mesmo pela França. Henrik Larsson agiu assim com a Suécia. Marcos, de certa forma, é um representante brasileiro. Mas, talvez, nenhum jogador no mundo simbolize melhor a categoria dos que comem-o-filé-mas-não-roem-o-osso como Francesco Totti.

Refiro-me à declaração dada nesta semana pelo ótimo meia da Roma e (será?) da seleção italiana: “Os veteranos pediram meu retorno, mas em abril vou conversar com o (técnico Marcelo) Lippi. Dependendo das minhas condições, se acharmos que é o caso, eu irei à Copa”.

Como se sabe, após o título mundial com a Azzurra em 2006, Totti abandonou a seleção. Bons motivos não lhe faltavam: a intenção de se dedicar exclusivamente ao time da Roma, sua grande paixão, e, principalmente, a série de problemas físicos que lhe impediam de jogar tantas partidas de alto nível em uma temporada. Só que o tempo passou e, com ele, além das eliminatórias e da Euro 2008, passaram uma dura e cansativa Eliminatória Européia para o Mundial e alguns amistosos aborrecidos.

Totti não roeu estes ossos, mas, ao que parece, estará pronto para saborear o filé da Copa. Ainda há, na Itália, quem torça o nariz para sua atitude. Mas não se trata da maioria: esta sabe bem que, com a qualidade de Totti, o filé sul-africano pode ser bem mais saboroso. 

JÁ NESTA…
Caso oposto ao de Totti ocorre com o zagueiro Nesta, do Milan. Apesar do bom início de temporada, ele foi claro: “Passei por várias cirurgias, consegui voltar a jogar, mas tenho que ter consciência das minhas limitações”. Apesar dos pedidos, Nesta já afirmou: não vai à Copa nem em sonho.

 E O DERBY
O “derby d’Italia” entre Juventus e Internazionale, que ocorre neste sábado, em Turim, completou 100 anos no último dia 14. A Inter é o time que a Juve mais enfrentou em sua história. Nas estatísticas dos 211 jogos, 94 vitórias juventinas, 65 triunfos interistas, 52 empates e 569 gols marcados.

Anúncios

Sobre Gian Oddi

Jornalista, é hoje comentarista dos canais de televisão ESPN e ESPN Brasil. Trabalhou por sete anos como editor da revista e do site de Placar. Em duas passagens pelo portal iG, onde esteve por mais de cinco anos, foi editor de esportes e editor-executivo de esportes, ciência e tecnologia. Morou por um ano em Roma, produzindo matérias para a Placar e outras publicações da Editora Abril. Do Brasil, foi colaborador do diário espanhol Marca. Editou por seis anos o blog A Bola na Bota, sobre futebol italiano.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

20 respostas para Hora do filé

  1. Esteban disse:

    O Milan 3 x 0 Sampdoria confirmou duas verdades indiscutíveis:

    – os elogios que vem merecendo o Ronaldinho já exagerados;
    – Cassano é o cara, o maior craque do campeonato italiano.

  2. Esteban disse:

    Corrigindo

    O Milan 3 x 0 Sampdoria confirmou duas verdades indiscutíveis:
    – os elogios que vem merecendo o Ronaldinho são exagerados;
    – Cassano é o cara, o maior craque do campeonato italiano.

  3. Gian Oddi disse:

    é… no dia em que as pessoas pararem de usar jogos isolados para confirmar suas verdades, o futebol perderá a graça. ou não, como diria um certo fake. abs

  4. Esteban disse:

    Jogos isolados?
    Qual a última partida ruim do Ronaldinho neste italiano? Um jogador crucificado por ter tido duas temporadas e meia ruins, após vários anos de brilho.
    Qual a última partida verdadeiramente boa de Cassano no campeonato? Cassano por aqui (nas páginas de alguns jornais italianos) foi tranformado em craque. Trata-se de um jogador, que até sua contratação pela Sampdoria, teve uma carreira que variou entre o inconstante (Roma) e o medíocre (Real Madrid).

  5. JULIANO COLLA disse:

    inacreditavel, na semana do maior(nao em qualidade mas em rivalidade)derby da italia, onde a roma esta em crescimento, e a lazio tenta se recuperar, nao temos nem duas palavras sobre o derby della capitale, decepcionante

  6. César Almeida disse:

    ô juliano, o texto de antes do jogo vc não percebeu? mas e ai, gian? vai falar da rodada? hehehe

  7. Se bobear, o Totti encontra o Lippe no departamento medico da Roma, ele só para lá, mas bom para quem gosta do bom futebol, que ele nos ultimos jogos tem voltado a jogar bem e vem sendo importante para a Roma.

  8. Helen disse:

    Apesar da idade, Totti ainda joga muito e pra Azzurra cairia bem, ela anda precisando do talento dele. E quanto ao derby da capital, o jogo pode ter sido feio mas ainda assim tem um peso enorme, é a segunda maior rivalidade futebolística do planeta. Porém, convenhamos, o Gian postou na véspera do derby, ele realmente não podia falar muita coisa.

    • Cow Molester disse:

      Trata-se da 2ª maior rivalidade do planeta? Será?
      E qual a maior? Celtic x Rangers? Galatasaray x Fenerbahce? Boca x River? Barça x Real? Inter x Gremio? Porto x Benfica? Olympiakos x Panathinaikos? Atlético de Xangai x XV de Pequim? Ou nenhuma das alternativas?

  9. Rafael disse:

    Giann
    Onde entra o Marcos nesta história?

    Abraços

  10. Alexandre Lemos disse:

    cara, sinceramente, esse seu blog eh muito fraco vei…sem contar que vc nao gosta de RGaucho, o cara vem arrebentando tudo e vc nao fala nada. O mania feia o brasileiro tem de menosprezar nossos idolos…putz
    Ah, so pra voce saber, Ronaldinho acaba de ganhar o premio de jogador do seculo.

    abraco.

    • Renato disse:

      No inicio da coluna o Gian destacou o Ronaldinho contra a Samp. O Ronaldinho é o melhor da década pela revista Word Soccer, eu concordo. Mas o que vcs devem perceber é que o Ronaldinho NÂO precisa de propaganda de colunistas. Mas sim de continuar jogando muito bem como vem fazendo no Milan. Este Blog esta muito desatualizado, visto que coisas muito importantes acontecem no futebol italiano e este Blog NÃO acompanha o ritmo dos acontecimentos e ponto final. Mas é melhor assim do que nada, pois é um blog legal no que posta, mas “peca” por postar tão pouco.

  11. Carlos Abread disse:

    Galera, uma dica, acabei de usar uma Fleshlight, comprei pelo site http://www.fleshlightbrasil.com achei muito D+, é idêntico a uma de vdd.. recomendo totalmente! hahaah

    Abraco

  12. Junior disse:

    O Ronaldinho foi eleito o melhor jogador da década. Será que usaram de jogos isolados pra essa eleição tb? E será que as consecutivas boas atuações do R10 pelo milan são somente jogos isolados? Gian sempre leio seu blog, entendo a falta de tempo para mais atualizações, mas omitir a estrela do maior ídolo e jogador de futebol da atual década é simplesmente inadmissível!

  13. Felipe disse:

    Por onde andas, Gian?

  14. Porradão disse:

    cd vc?????

  15. Braitner disse:

    Põe aqui pelo menos a foto de um panettone pra avisar que tá de recesso, pôxa. :P

  16. luis gaucho disse:

    o ronaldinho e jogador de time não de seleção brasileira não tem origem como adriano e robinho nos seus crubes fique por ai ronadinho e boa sorte e se marca cave uma vaga na selção italina q e pificil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s