Generosos com o Gaúcho

gaúcho
Ronaldinho no Milan: críticas e elogios, para ele, são sempre mais intensas

Há certa generosidade no ar com Ronaldinho Gaúcho. Um ou dois bons passes durante um jogo já viram “Dinho show” em título do jornal La Gazzetta dello Sport. A mesma torcida que há pouco mais de um mês vaiava o brasileiro durante empate por 0 x 0 com o Bari agora aposta no ex-melhor-do-mundo como trunfo para “conseguir algo” na temporada. E, claro, até o presidente Lula deu seu pitaco, ao afirmar que Ronaldinho pode ser a “arma letal” da seleção brasileira na África do Sul.

Ronaldinho, é evidente, está longe dos tempos em que dava show. Assim como ainda não é o trunfo do Milan ou, principalmente, “arma letal” para Dunga na Copa do Mundo. É compreensível, porém, que torcedores, colegas, dirigentes e até parte da imprensa se empolguem com o mínimo indício de retorno do velho Gaúcho. Todos os que gostam de futebol torcem para voltar a vê-lo fazer o que fazia nos tempos de Barcelona. E transformam essa torcida numa espécie de aposta.

A torcida geral, no fim, pode ajudá-lo. Porque se Ronaldinho queixava-se das duras críticas que recebia por seu desinteresse pela bola, a atual generosidade para com seu atual futebol, ainda mediano, deve fazê-lo ver que as críticas eram reflexo do inconformismo de quem ama futebol.

Mas que as velhas críticas ao Gaúcho não se virem para Dunga. Porque ele não tem (ainda?) motivos para convocar Ronaldinho.

Testes e descartes
Marcelo Lippi resolveu testar dois novos meio-campistas, o ótimo Candreva (Livorno) e Biondini (Cagliari), nos jogos contra Holanda e Suécia. Para o ataque, em vez de fazer testes, voltou a chamar Pazzini, da Sampdoria. Assim, ficaram pequenas as chances de o ítalo-brasileiro Amauri jogar a Copa 2010.

Lesões eternas
O zagueiro Nesta, enfim, voltou a jogar com frequência no Milan. Mas o futebol italiano continua a sofrer com as eternas lesões e lentas recuperações de seus grandes jogadores: Totti, da Roma, e Del Piero, da Juventus, são os dois melhores exemplos — o segundo tem apenas um jogo na temporada.

* Coluna publicada nesta sexta-feira, 13/11, no Jornal Placar

Anúncios

Sobre Gian Oddi

Jornalista, é hoje comentarista dos canais de televisão ESPN e ESPN Brasil. Trabalhou por sete anos como editor da revista e do site de Placar. Em duas passagens pelo portal iG, onde esteve por mais de cinco anos, foi editor de esportes e editor-executivo de esportes, ciência e tecnologia. Morou por um ano em Roma, produzindo matérias para a Placar e outras publicações da Editora Abril. Do Brasil, foi colaborador do diário espanhol Marca. Editou por seis anos o blog A Bola na Bota, sobre futebol italiano.
Esse post foi publicado em imprensa, jogadores e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

41 respostas para Generosos com o Gaúcho

  1. gladiatore disse:

    Sobre as lesões: parece que os atacantes (ou outros que jogam mais adiantados) quando alcançam os 32/33 anos estão no fim da carreira, os muitos problemas físicos começam aparecendo. Os zagueiros ou meio-campistas têm uma carreira mais longa, deve ser por causa dos muitos contatos físicos e faltas cometidas em cima dos atacantes.

    Totti, Del Piero, Van Nistelrooy, Crespo, Cruz… todos eles passaram por problemas físicos no início dessa temporada. Os atacantes do passado sofreram os mesmos problemas: Vieri, Batistuta, Montella… após os 30 anos pioraram demais.

  2. Egregora disse:

    Até agora não sei qual foi o real problema do Ronaldinho. Já falaram em problemas físicos, doença venérea, desinteresse pelo futebol, saídas noturnas, etc.
    Será que não vai aparecer ninguém para definir esta questão?

  3. Alexandre Lemos disse:

    Ronaldinho, mediano??? voce ta doido!!! Gaucho ta a cima de todos…a imprensa assim como voce, nao quer acreditar que ele esta voltando…o que vemos ele fazer em campo, e nao sao um ou dois passes nao, sao jogadas de excelencia, muita habilidade e inteligencia. Se voce prefere na selecao ter: Helano, Josue, Robinho (que ninguem fala, mais nao ta fazendo nada, nem jogando no City ele esta) e Simplicio, eu prefiro RGaucho, que esta muito a cima desses ai e de outros tantos. Para mim, os unicos que chegam perto eh o Kaka e L.Fabiano.

    • Dantas disse:

      Ronaldinho nao dispulta vaga com Simplicio nem com Josue nem com Elano, nao no time de Dunga( nao que seja mal tecnico) Ronaldinho dispulta vaga com J. Baptista, Diego,C.Eduardo, (q esta entre os convocados) Robinho, o lugar do R.Gaucho é no ataque, dando ajuda pra L.Fabiano ou Nilmar.
      Acho bom o Dunga nao ter convocado ele, pq se o chama quem sabe ele acharia que ja esta em um bom nivel e nao se esforçaria para voltar a fazer o que tem qualidade pra fazer.
      Que o R. é bom todo mundo sabe, mas que as vezes ele da mas importancia a sua publicidade e suas baladas do que com o seu futebol, isso ja vimos que acontece.
      Manter o Foco e nunca achar que é bom o bastante, essa é a chave, de tudo nao só no futebol mas tambem na vida.
      Tudo de bom.

  4. Pedro disse:

    Ronaldinho é nesse momento um bom jogador com lampejos de craque. Na seleção, a excessão de Kaka, todos os demais são apenas jogadores medianos ou bons, sem qualquer lampejo de craque. Ronaldinho na atual forma tem vaga mais que garantida. Ou quem aqui prefere Ramires ou Elano para armar as jogadas? O que vem jogando Robinho para seguir sendo convocado? Ronaldinho não voltará a jogar como o melhor do mundo disparado, como já faz. Mas jogando o que joga atualmente, ainda esta entre os melhores do mundo. Se não tivesse jogado tanto no passado, nao haveria tanta exigencia sobre ele, e seu futebol atual poderia ser avaliado dentro de uma compração com o que existe disponivel para a seleção, e não com o que o próprio Ronaldinho já jogou.

  5. Paulo Cesar Debastiani disse:

    Gian, opinião é uma coisa, todo mundo tem e é preciso respeitar. Mas veja os números. O Milan fez 14 gols no calcio. Destes o Gaucho fez 02, deu as cinco assistências para os 05 gols do Pato e as duas assistências para os gols do Borrielo. Assim, de 14 gols, ele é o responsável por 09, num total de 64%. Veja ainda: como alguns gols foram feitos com ele fora de campo (03), o cara é responsável por nada menos que 82% dos gols do time enquato esteve em campo. Mesmo não sendo o jogador que já foi (e é impossível jogar tanto por tanto tempo) você pode me dizer se existe algum jogador mais efetivo do que ele no futebol mundial (com números, por favor)?

    • Dantas disse:

      Deve ser por isso que o milan estava mal quando ele estava mal, agora ele melhorou e o time o acompanhou,
      Acho que é + ou – sobre isso que fala o post, Ronaldinho voltando, mas nao em sua melhor forma ainda.
      Pq na minha opiniao ele pode, deve, e vai fazer mas do que vem fazendo, tem capacidade e experiencia pra isso.
      Tudo de bom a todos.

  6. Dantas disse:

    E ai GIAN, anda meio corrido as coisas por ai?
    Sem tempo pra escrever o post das rodadas.
    Blz, vo me virando do jeito que da aqui.
    Tudo de bom.

  7. Gladiador disse:

    Gian,

    Comente, por favor, a matéria do ”Striscia la notizia” que afirma que Cassano não é convocado por ter ‘espancado’ o filho de Lippi em uma festa. Além disso, comente a ‘proibição’ da Roma em liberar Juan. Obrigado!

  8. Renata disse:

    Oi Gian…. incoformismo de quem ama futebol e conformismo de quem já jogou muito futebol,,,, penso no Michael Jordan no sexto titulo, encerrando a carreira jogou como se fosse o primeiro…. Ronaldinho esqueceu do prazer…. sem prazer não se faz bem feito….

  9. Junior Style disse:

    É grande Gian Oddi, gosto do seu blog, mas você falar que o Ronaldinho ta apresentando um futebol mediano você tá de brincadeira. Me apresenta um jogador no futebol mundial atual que seja capaz de fazer uma assistência igual as que o Ronaldinho vem fazendo e resolvendo jogos complicados. qual?
    Se você não gosta do Ronaldinho vá comentar futebol alemão, espanhol ou inglês, pq na Itália tá aparecendo um novo futebol ofensivo e objetivo no Milan, e quem ta comandando isto é o Pato e o RONALDINHO! queira você ou não!

  10. Concordo com tudo, Gian. Ronaldinho ainda erra 90% dos passes em que tenta executar. Claro, ele ainda consegue fazer jogadas incríveis, só que são raras e pouco objetivas.

    Me inspiro em você na arte do jornalismo, assim como no PVC e tantos outros. Parabéns pelo trabalho no Ig, na Placar e aqui no blog.

  11. renato disse:

    No ultimo jogo, Lazio-Milan, o Ronaldinho não atuou bem e fez uma assistencia apenas…. No entanto, na atual temporada 2009-2010, que esta apenas em 1/4 de temporada, o Ronaldinho esta indo bem pois fez jogos excelentes como contra o Parma e Siena. Jogos bons contra Real ida e volta, Roma, Atalanta. Jogos razoaveis contra Chievo, Lazio e Bari. E apenas dois jogos ruins, em que vale lembrar, atuou apenas 55 minutos, que foi contra Inter e Livorno. Portanto ele ta ganhando credito com a torcida do Milan e dos rivais como o Real Madrid que continua sendo fregues do R. Gaucho!!

  12. Fabiano Lacerda disse:

    Ronaldinho sempre foi mais um artista circense do que um jogador decisivo e eficiente. Fez a festa em Barcelona com todos os méritos,mas porque lá a marcação é mais frouxa. Na seleção nunca foi nada,no máximo,fez bem o seu papel na copa de 2002,mas nunca tomando o cargo de protagonista pra si. Jornalistas e torcedores continuam endeusando o cara porque não existem outras opções. Existe essa necessidade por parte dos amantes do futebol em acompanhar o futebol arte,com jogadas de efeito,mesmo que não sejam tão eficientes assim. É legal,tambêm me empolgava com os dribles do gaúcho,mas ele não é todo esse gênio dos campos não…E sem essa de levar ele pra Copa,né. Tenha dó,Dunga.

  13. Angelo Frizzo disse:

    O Ronaldinho bêbado ainda é o melhor do mundo disparado. Não sei qual é o´problema com a imprensa. Mas deve ter sido grave e ter envolvido muita grana. Não sou obrigado a ver essa seleção que ai está. Até porque a seleção sempre dependeu de jogadores especiais fazendo alguma jogada especial para sermos campeões do mundo. Nunca tivemos o melhor futebol, sempre tivemos os melhores jogadores. Seleção brasileira sem Ronaldinho, Diego, Robinho, Anderson, Kaka, Pato, só como piada. Mas como sempre digo, Brasileiro entende tanto de futebol que, quando o time perde duas ou tres seguidas, tiram o Técnico, imaginem, o técnico.

  14. renato disse:

    E ai pessoal quem viu o jogo contra o Cagliari? Jogão!! Ronaldinho pra mim até agora ja mostrou o que ele vai fazer na temporada!! Jogar muito bem como sempre foi seu futebol exceto quando desacreditaram dele. Né Carlo Ancelotti??

  15. Ronaldo! disse:

    Pior blog disparado do IG. Nunca atualiza. Gian, se vc nao tem tempo, deixe o posto e deixe a empresa procurar um profissional mais dedicado. Pq ta um sacocom vc aqui. xô!!!

    • gladiatore disse:

      Esse blog é umas das poucas fontes brasileiras confiáveis sobre o futebol italiano. Sou italiano e moro na Itália desde que nasci, posso dizer de ter escutado e lido, através da imprensa brasileira, muitas heresias sobre o futebol italiano; nesse blog sempre leio noticias interessantes e, principalmente, confiáveis….. Temos que parabenizar o Gian pelo ótimo trabalho.

    • Manolo disse:

      ronaldo, não ta satisfeito? procura outro blog, queridão.

  16. Paulo Cesar Debastiani disse:

    Pessoal, para saber se o jogador é eficiente ou não, deve-se ver os números. E os números são os seguintes: Pato fez 06 gols, com 06 assistências do Ronaldinho (100%). No total, o Milan fez 18 gols no calcio. Destes, o Ronaldinho deu o passe para 08 e fez 03. Total: 61%. Com ele em campo, o Milan, fez 15 gols. Ronaldinho participou de 73%. Concorda com os números, Gian?

    • renato disse:

      Na verdade o Ronaldinho deu 06 assistencias(04 p/ o Pato e 02 p/ o Borriello) e marcou 04 gols( 03 pelo Camp. italiano e 01 pela Champions), e a temporada ta ainda no 1/4 de temporada. Portanto a eficiência do Ronaldinho é gigantesca. E até o futebol bonito dele tem aparecido com frequencia nos jogos. São seus diferenciais os passes e dribles bem executados, sempre objetivos e a favor do espirito coletivo de jogo.

  17. Caio Augusto Villarroel disse:

    Vocês viram a assitencia que ele deu ontem, contra a cagliari calcio? Aquilo é lance de gênio. ele pode não estar jogando como quando foi duas vezes melhor do mundo, mais o que ele tá jogando cai entre nois está muito eficiente, bonito de jogar, principalmente com alegria, já são 5 vitórias do milan em 6 jogos, inumeras assistencias e gol. Paulo Cesas Desbatiani, o que você diz é verdade, a imprensa brasileira é horrível em relação aos jogos do exterior. Gian você tá de parabens seu blog é maravilhoso e sempre gostei das suas opinições FIEIS da calcio.

  18. Paulo Cesar Debastiani disse:

    Renato, acho que você está equivocado. Pelo que vi, todos os gols do Pato no campeonato italiando (os seis) foram passes do Gaucho. De qualquer forma, o Gian pode esclarecer, já que acompanha de perto.

  19. rodrigo disse:

    Po, na boa, o que tá acontecendo? Desculpa o palavreado, mas isso é uma falta de respeito tremanda

  20. Matias disse:

    Nunca atualiza, e q uando atualiza fala umas asneira dessas!

  21. rodrigo adriano da silveira disse:

    oddi concordo contigo o ronaldo gaúcho falta vergonha na cara e digo vontade própria para se redimir como o outro seu colega de nome ou seja o ronaldo o gordo pois este é inteligente e digo o dunga descartou ele agora e veja digo o cara vai jogar bola e veja vai calar a boca do dunga e digo do ricardo teixeira pois este já mostrou que é uma pessoa esperta e veja se o ronaldo gaúcho começar a participar mais do jogo como buscar mais as bolas para fazer as ligações de trás para frente este recupera seu futebol mas eu veja o contrário têm que hora que ele se apaga e veja quer driblar todo mundo mas não consegue deveria fazer o jogo coletivo pois digo o ronaldo têm futebol,não têm problemas de contusões comos outros e digo é bem fisicamente pois pra falta vontade e vergonha na cara pois este é do tipo o futebol praticado na década de 70 e veja começo da década de 80 ou o futebol arte isto acabou.

  22. Rafael Neves disse:

    Não sei como certas pessoas tem espaço para escrever em Blogs em sites importantes, sobre assuntos que provavelmente não acompanham por completo. Sim, porque escrever que R.Gaúcho dá 1 ou 2 passes de efeito por jogo, só pode ser um alienado, que não assiste aos jogos do Milan. Como só vi este post hoje 06/12, vou dar um desconto pois nesse meio tempo já se passaram mais umas 5 partidas que também não deves ter assistido. Mas, não é desculpa, pois Ronaldinho está jogando muito já fazem umas 12 partidas, e tem sido decisivo e quase todas elas, sejam com jogadas de efeito, que valem muito, pois pressionam o adversário o tempo todo, ou seja com passes precisos para gols dos companheiros.

  23. Rodrigo disse:

    Ridículo comentário sobre o Gaúcho, primeira e ultima vez que visito este blog, me lembrou até a Globo.

  24. Aprilo disse:

    Sou fã de Ronaldinho Gaúcho, o serei eternamente.
    O vi na Copa das confederações, a seguir o acompanhei no Barcelo e assisti vídeos no youtube. Fantástico!
    Sonoramente aplaudido no Santiago! Merecidamente!
    Não pesquisei sobre jogadores anteriores premiado antigamente, mas Ronaldinho Gaúcho é o que foi premiado várias vezes durante sua perfomance em alto nível; premios literalmente merecidos! Brasileiros realmente tem memória curta e não curtem seus ídolos nem cá nem lá, apenas exigem deles!
    Prá mim, o que derrubou Ronaldinho Gaúcho é a copa de 2006, o maltrataram profissionalmente e logo depois o próprio barcelona que nem ao menos tentou recuperá-lo, só se aproveitaram do trabalho dele; vejam hoje, o Barcelona tenta construir um Ronaldinho Gaúcho… em vão.
    Está bem claro, o Ronaldinho Gaúcho de hoje não vai ser o Ronaldinho Gaúcho daqueles anos, porque ninguém o ajudou a se recuperar, perdeu dias preciosos para um atleta, que se transformaram em anos, mas agora ele tem uma motivação: o Leonardo que é brasileiro, e é o treinador, muito capacitado, do Milan.
    Pelo amor de Deus, o Beckham chegando no Milan vai estragar a performance atual do Milan, como no ano passado!
    Ele tá chegando prá t r e i n a r em um time de alto nível, é muito luxo, muito egoísmo, egocentrismo, que o próprio Beckham não enxerga!
    Aonde Beckham levou o Milan no ano passado?
    Eu torço pelo Ronaldinho Gaúcho, Alexandre Pato que com o anceloti não teve a oportunidade que tá tendo agora, o Thiago fantástico zagueiro, e o Dida eterno goleiro, junto com o Rogério Ceni e Marcos, meus ídolos.

  25. neto disse:

    Ronaldinho e o segundo melhor do mundo pois so ñ e melhor que o rei pele

  26. neto disse:

    Ronaldinho vai vim brilhar muinto no são paulo

  27. João Alves Barboza disse:

    Não entendo o porquê de tanta implicância com o gaucho. Pra mim o cara continua sendo o melhor do mundo e essa turma que está dirigindo a seleção, atualmente, não chega aos pés desse verdadeiro fenômeno que é o Ronaldinho. E tem mais, se ele não for chamado, nossa seleção não vai ganhar nada, pode escrever.
    Um abraço
    João

  28. cesar disse:

    ronaldinho o flamengo é o caminho mais curto pra copa
    do mundo aqui ele iria muito mais facíl a copa.
    sem contar que iria ser campeão da libertadores pelo meu mengo!

  29. cesar disse:

    se tratando de ronaldinho, eu nunca vi ninguem jogar o que esse cara, joga nenhum jogador jogou o que ronaldinho joga, o ronaldinho é d+ concerteza vai concorrer ao posto de rei apois pele…
    ronaldinho rumo a copa se ele ñ jogar concerteza iremos perder!

  30. moacir disse:

    sem gaucho na seleçaõ falta naõ tem brillo

  31. JOÃO VITOR disse:

    SOU FÃ DO RONALDINHO DAI RONALDINHO VC É UM BOLEIRO VC NACEU PRA HUMILHAR!!!!

  32. JOÃO VITOR disse:

    SOU FÃ DO RONALDINHO GAUCHO

    DAE RONALDINHO GAUCHO VC É UM BAITA DE UM BOLEIRO VC NACEU PRA HUMILHAR CARA!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s