A situação dos italianos

Se não falei das últimas rodadas, olhemos para frente ao voltar a tratar do futebol do dia-a-dia. Com exceção da Lazio, que está em situação muito complicada, a rodada do meio de semana foi ótima para os clubes italianos nas copas europeias. Confira como ficou confortável (ou quase) a situação das outras seis equipes que ainda estão na disputa da Liga dos Campeões ou da Liga Europa.

LIGA DOS CAMPEÕES

Milan
Uma vitória em casa contra o Olympique Marselha, na penúltima rodada, lhe garante classificação para as oitavas. Se apenas empatar, para não depender de nenhum outro resultado, terá somente que vencer o Zurique na rodada final.

Inter
É líder do seu grupo e se classifica por antecipação se conseguir uma improvável vitória sobre o Barcelona, na Espanha. Um empate também seria bom, porque neste caso uma vitória na rodada final, em casa contra o Rubin Kazan, lhe garante o 1º lugar da chave.

Juventus
Se vencer o Bordeaux na França, na próxima rodada, garante a vaga antecipadamente. Mesmo que isso não aconteça, precisará no máximo de um empate com o Bayern de Munique, em Turim, na última rodada. Mas ganhar do Bordeaux seria importante para ficar em 1º.

Fiorentina
Batendo o Lyon na 5ª rodada, em Florença, não apenas se classifica como fica muito perto da primeira colocação final em seu grupo — na última rodada pega o Liverpool, fora de casa, mas o time inglês estará fora do páreo em caso de vitória dos italianos sobre o Lyon.

LIGA EUROPA

Genoa
Primeiro pega o lanterna Slavia Praga fora de casa. Mesmo em caso de derrota (improvável), deve depender apenas de uma vitória sobre o Valencia, em casa na última rodada, para se classificar (isso só poderia não acontecer se vencesse os espanhois levando ao menos 3 gols).

Roma
Precisa apenas de uma vitória em casa na próxima rodada, contra o Basel, para garantir matematicamente sua classificação. Já para ficar em primeiro sem depender de nenhum outro resultado terá que ganhar também do lanterna CSKA Sofia, fora de casa.

Lazio
É o único italiano em situação mais complicada: para ter chances reais de classificação, precisa de duas vitórias nas rodadas que faltam, contra o líder Salzburg (fora) e o lanterna Levski Sofia (em Roma). Mesmo assim, pode ficar fora se o Villareal vencer suas duas partidas.

Para saber qual a rodada do Italiano no fim de semana, clique aqui (comento Catania x Napoli às 15h de sábado, na ESPN; e Genoa x Siena às 12h de domingo, na ESPN Brasil).

Sobre Gian Oddi

Jornalista, é hoje comentarista dos canais de televisão ESPN e ESPN Brasil. Trabalhou por sete anos como editor da revista e do site de Placar. Em duas passagens pelo portal iG, onde esteve por mais de cinco anos, foi editor de esportes e editor-executivo de esportes, ciência e tecnologia. Morou por um ano em Roma, produzindo matérias para a Placar e outras publicações da Editora Abril. Do Brasil, foi colaborador do diário espanhol Marca. Editou por seis anos o blog A Bola na Bota, sobre futebol italiano.
Esse post foi publicado em futebol europeu e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

21 respostas para A situação dos italianos

  1. “Mesmo assim, pode ficar fora se o Sevilla vencer suas duas partidas”

    Não seria o Villareal?

  2. Emerson disse:

    Sevilla ou Villarreal??

    Abraço!

  3. Nelson disse:

    Olá, Gian.

    A Fiorentina enfrentou o Debreceni e venceu, nesta quarta. Os dois jogos restantes são contra Lyon, em casa, e Liverpool, fora. Uma situação confortável, ainda assim.

    abraço!

    • Não acho que seja confortável não. Claro, para se classificar é bem tranquilo. Agora para garantir primeira colocação, a Viola vai ter que ralar um pouco. Vale lembrar que o time italiano, como bem disse o Gian, enfrenta o L’Pool – provavelmente fora do páreo – e o Lyon – um confronto direto. Contudo, se a Fiore se complicar contra o Lyon, e arrancar no máximo um empate, o time francês enfrentará o Debreceni EM CASA, na última rodada. Seria bem improvável se os heptacampões não goleassem o clube húngaro.

      Resumindo: A Fiorentina pega o Liverpool, que ainda está vivo na competição e que era tido como a potência do grupo antes de inciar a UCL. Além, é claro, do Lyon, que já provou, até mesmo para a própria Fiorentina no ano passado, que joga com a mesma força, dentro e fora de casa. Se tropeçar contra algum deles, é 2ª colocação na certa.

  4. Alexandre disse:

    Vamos ver se a Inter joga com a mesma vontade no jogo contra o Barcelona, que deverá ser dificílimo, mas o time italiano terá o contra-ataque e jogando de forma menos pressionada, pode até aprontar; de todo modo o empate lá não será ruim, desde que vença o Rubin na última rodada. Sneijder foi uma boa contratação, apesar de não ser o 10 que falta no elenco, ao menos dá um pouco mais de qualidade ao meio campo interista.

  5. Dantas disse:

    Forza Giallorossi.

  6. Denize disse:

    Olha, confesso que não ando acreditando nada de nada na Juve. Sofrer do jeito que sofreu pra ganhar do Macabi… quero nem ver com o Bordeaux e Bayern. Mas a Champions tá tão doida nessa temporada que eu acredito em tudo! Menos na Inter, claro rs.

  7. ¡Júlio! disse:

    Oddi, não é o melhor post pra se comentar isso, mas dê uma espiadinha no http://www.sampbrasil.wordpress.com

    É o Blog da Sampdoria. Somos mais de 1000 torcedores no orkut. 100, fiéis. De acompanhar os jogos na TV, rádio on_line e internet. Até parece que a Samp não tem lá muita torcida aqui, mas estamos, aos poucos, mostrando a cara.

    Um Abraço, sucesso, meu velho!

  8. Helen disse:

    Só uma coisa sobre o post passado… Essa lista é um tanto estranha. Além da gafe com o Julio Cesar, não sei quanto a você, mas eu acho que colocar o Pato e tantos outros como Marcos Senna, Felipe Melo, na frente e muito na frente do Luis Fabiano, é totalmente sem noção.

  9. JULIANO COLLA disse:

    gian, sobre luca toni e van nisterroy na roma,axa uma boa contrataçao?? e seria possivel??

  10. Ilse disse:

    Concordo com a Helen.
    Alexandre Pato e Felipe Melo não tem a regularidade de Luis Fabiano. Este sim um goleador nato e não eventual portanto não merece ficar atras dos tais aí citados .

  11. Guilherme disse:

    23 – Júlio César (Internazionale)

    Absurdo ele ficar à frente do Buffon!

    83 – Ronaldinho Gaúcho (Milan)
    Sou mais o Diego Souza do que ele.

    • Alexandre Lemos disse:

      vei tu fala muita merdah, e ainda deve ser Palmeirense.
      Julio eh o melhor goleiro e ponto. Comparar Diego Souza com R10, meu vei, esqueca futebol e va brincar de boneca!!!

  12. gladiatore disse:

    A situação da Lazio é proporcional a burrice do seu presidente Claudio Lotito que decidiu de não fazer mais jogar Pandev e Ledesma, dois jogadores que pediram de ser cedidos.

  13. leodeboa disse:

    Amigo sou palmerense e culpo principalmente diego souza pela ma campanha nas ultimas rodadas do brasileiro,nao deveria nem ter sido nomeado craque do brasileiro quem dira camisa 10 da seleçao..

  14. *leodeboa disse:

    *Amigo sou palmerense e culpo principalmente diego souza pela ma campanha nas ultimas rodadas do brasileiro,nao deveria nem ter sido nomeado craque do brasileiro quem dira camisa 10 da seleçao..

  15. Italytex disse:

    Interresante… mt bom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s