Azzurrona e Azzurrinha

Esse é o Mustacchio, não o Mazzarani

Este é o Mustacchio, não o Mazzarani

O anúncio da Olimpíada no Rio já foi, assim como o plantão do fim de semana. Com eles, passaram também a última rodada do Italiano e nada menos que cinco dias sem posts, pelos quais, se não perceberam, estou me justificando. Mas, se ficou tarde para tratar da rodada do Italiano, podemos tratar brevemente das duas seleções italianas.

A sub-20 surpreendeu o mundo ao eliminar a favoritíssima Espanha, com uma vitória por 3 x 1, nas oitavas-de-final do Mundial da categoria. De novo, brilhou o goleiro Fiorillo — que pegou um pênalti quando a partida estava 2 x 1.

Mas brilharam ainda mais o meia Andrea Mazzarani, do Crotone (mas que pertence à Udinese), e o atacante Mattia Mustacchio, do Ancona (mas que pertence à Sampdoria). Dois nomes que não eram apontados, no início do torneio, como possíveis estrelas do futuro italiano.

Mas que depois de ontem passam a integrar, pelo menos, a lista de candidatos a tal. A conferir o próximo capítulo em jogo contra a Hungria ou a República Tcheca, que se enfrentam hoje para definir quem pega a Itália nas quartas.

Já na seleção principal, um dia depois de Marcelo Lippi anunciar seus convocados para enfrentar a Irlanda em jogo decisivo que ocorre neste sábado,  pelas Eliminatórias da Copa (um empate basta para assegurar a vaga), Cassano deu uma sábia declaração: “Tenho a sensação de que, quanto mais se fala da minha convocação, menores são minhas chances de ser convocado”.

Hoje, em sua coletiva de imprensa sobre o que considera “a semana mais importantes dois últmos dois anos da seleção”, Lippi respondeu da seguinte maneira sobre a enésima pergunta a respeito de Cassano: “Chega, vocês já me encheram com essa história!”.

A resposta de Lippi dá a entender que Cassano tem razão na sua declaração. E a convocação, que reproduzo abaixo, que o atacante da Sampdoria não deve mesmo fazer parte do grupo na Copa de 2010. Uma pena.

GOLEIROS: Buffon (Juventus), De Sanctis (Napoli) e Marchetti (Cagliari)

DEFENSORES: Cannavaro (Juventus), Chiellini (Juventus), Bocchetti (Genoa), Gamberini (Fiorentina), Grosso (Juventus), Legrottaglie (Juventus), Santon (Inter) e Zambrotta (Milan)

MEIO-CAMPISTAS: Camoranesi (Juventus), D’Agostino (Udinese), De Rossi (Roma), Gattuso (Milan), Marchisio (Juventus), Palombo (Sampdoria), Pepe (Udinese) e Pirlo (Milan)

ATACANTES: Di Natale (Udinese), Gilardino (Fiorentina), Iaquinta (Juventus), Quagliarella (Napoli) e Rossi (Villarreal).

Olhando a lista de convocados acima, e lembrando que Cannavaro está suspenso, pergunto: que time deve jogar contra a Irlanda?

Anúncios

Sobre Gian Oddi

Jornalista, é hoje comentarista dos canais de televisão ESPN e ESPN Brasil. Trabalhou por sete anos como editor da revista e do site de Placar. Em duas passagens pelo portal iG, onde esteve por mais de cinco anos, foi editor de esportes e editor-executivo de esportes, ciência e tecnologia. Morou por um ano em Roma, produzindo matérias para a Placar e outras publicações da Editora Abril. Do Brasil, foi colaborador do diário espanhol Marca. Editou por seis anos o blog A Bola na Bota, sobre futebol italiano.
Esse post foi publicado em jogadores e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Azzurrona e Azzurrinha

  1. César Arruda disse:

    Meu time é Buffon, Zambrotta, Chiellini, Bocchetti e Grosso; Camoranesi, De Rossi, Gattuso e Pirlo; Di Natale e Gilardino.

  2. Gian Oddi disse:

    Para deixar a escolha mais democrática, sem influências, utilizo o espaço de comentários para colocar meu time. ; )

    Não muito diferente da equipe do César, com Pirlo como número 1:

    Buffon, Zambrotta, Chiellini, Bocchetti e Grosso; Camoranesi, De Rossi e Marchisio; Pirlo; Di Natale e Gilardino.

  3. Cow Molester disse:

    Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Mas como ele já caiu 4 vezes no caso da seleção italiana, começo a desconfiar que ele pode cair novamente no ano que vem. Principalmente pela escalação cheia de limitações que vai se configurando para a disputa da Copa. Já vi esse filme antes…

  4. Marcelo Andere disse:

    A minha:

    Buffon; Zambrotta, Chiellini, Bocchetti e Santon; D’Agostino, De Rossi e Marchisio; Pirlo; Di Natale e Gilardino.

  5. Neto disse:

    A minha é parecida com a de vocÊs… Buffon, Santos, Chiellini, Bocchetti e Grosso; Gattuso, De Rossi, Marchisio e Pirlo; Di Natale e Gilardino.

  6. Cow Molester disse:

    Gozado, o Bocchetti tá em todas.

  7. gladiatore disse:

    Sem esquecer que a seleção sub 20 joga sem Santon, Balotelli, Paloschi e D’Alessandro, os clubes não liberaram esses jogadores, apesar das criticas do técnico Rocca.

  8. Acho que Lippi vai de Buffon, Zambrotta, Chiellini, Legrottaglie e Grosso; Camoranesi, De Rossi e Marchisio; Pirlo; Iaquinta e Gilardino. Afinal, quanto mais gente da Juve, melhor, né? Podiam começar a perguntar sobre Pazzini e Mannini, então, já que Lippi não deixa mais sobre Cassano.

    E o Della Penna tá bem no Sub-20, será que vai ter chance na Roma?

  9. fernando pitacos disse:

    Gian, o Totti não tem mais chance na Azzurra? Ou muito me engano, ou ele está fazendo um bom início de campeonato. Será que há alguma possibilidade para 2010?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s