Quanto ganham os jogadores na Itália

No começo do mês, o jornal La Gazzetta dello Sport divulgou os salários anuais de todos os jogadores que atuam na Série A do Campeonato Italiano. Levei um tempinho, mas enfim consigo colocar por aqui algumas observações curiosas (ou simplesmente relevantes) a respeitos das cifras reveladas.

* Primeiro, vale citar a seleção dos mais bem pagos do Italiano 2009-10. O time, que conta com os jogadores de melhores salários em suas posições, é formado por (ganho líquido anual, em milhões de euros, entre parênteses): Buffon (5,5), Maicon (4,5), Lúcio (4,5), Nesta (4) e Chivu (3,5); Pirlo (5), Vieira (5,5), Sneijder (4) e Totti (5,4); Ronaldinho (7,5) e Eto’o (10,5).

* Se considerarmos os valores brutos consumidos pelos 20 clubes da Série A apenas em salários, a Inter gasta mais que 8 times somados: Atalanta, Chievo, Livorno, Catania, Siena, Udinese, Cagliari e Bologna. Confira na lista abaixo quanto gastam os 20 clubes da Série A em salários de jogadores (sempre por ano, em milhões de euros):

1) Inter, 150
2) Milan, 125,5
3) Juventus, 115
4) Roma, 69,7
5) Fiorentina, 40
6) Genoa, 38
7) Napoli, 37
8) Lazio, 32,9
9) Palermo, 30
10) Parma, 26
11) Sampdoria, 24
12) Bari, 20
13) Bologna, 20
14) Cagliari, 19
15) Udinese, 18
16) Siena, 17,5
17) Catania, 17,5
18) Livorno, 14,3
19) Chievo, 13
20) Atalanta, 13

* A disparidade entre alguns clubes é tão grande que os ganhos de todos os jogadores do Bari, somados, não chegam à cifra que Samuel Eto’o, sozinho, recebe da Internazionale. Obviamente, o mesmo vale para os jogadores de Bologna, Cagliari, Udinese, Siena, Catania, Livorno, Chievo e Atalanta em relação ao camaronês.

* Antonio Cassano, principal astro da líder Sampdoria e melhor jogador do Italiano até aqui, recebe 2,8 milhões de euros anuais em salários. Menos que o interista Suazo (3,5), o milanista Boriello (3) ou o juventino Poulsen (3,3). Já o artiheiro do Campeonato, Di Natale, da Udinese, ganha 1 milhão — o mesmo que Orlandoni, terceiro goleiro da Inter.

* Entre os técnicos, José Mourinho é de longe o mais rico. Recebe, limpos, 11 milhões de euros por ano da Inter, superando até mesmo seu comandado Eto’o, jogador mais bem pago do torneio (10,5). A diferença do português em relação aos demais técnicos é enorme: na segunda colocação aparece Cesare Prandelli, da Fiorentina, com 1,8 milhão/ano. Em terceiro está Claudio Ranieri, da Roma, com 1,6. E depois, empatados, vêm Gasperini (Genoa), Ferrara (Juventus), Leonardo (Milan) e Donadoni (Napoli), todos com um ganho anual de 1,2 milhão. Os outros 13 técnicos da Série A recebem menos de 1 milhão.

Quanto ganham os brasileiros no Italiano 2009-10? A lista abaixo mostra que Dida, dono do terceiro melhor salário do Milan, recebe o mesmo que Júlio César. E Ronaldinho, hoje um reserva milanista, lidera a relação com folgas:  

1) Ronaldinho (Milan) 7,5
2) Maicon (Inter) 4,5 e Lúcio (Inter) 4,5
4) Dida (Milan) 4 e Júlio César (Inter) 4
6) Diego (Juventus) 3,8
7) Amauri (Juventus) 3,5 e Mancini (Inter) 3,5
9) Thiago Motta (Inter) 3
10) Felipe Melo (Juventus) 2,6
11) Thiago Silva (Milan) 2,5
12) Júlio Baptista (Roma) 2,25 e Juan (Roma) 2,25
14) Doni (Roma) 1,9
15) Cicinho (Roma) 1,85
16) Taddei (Roma) 1,1
17) Pato (Milan) 1
18) Matuzalém (Lazio) 0,9
19) Fábio Simplício (Palermo) 0,85
20) Adaíton (Bologna) 0,85 e Rubinho (Palermo) 0,85
22) Barreto (Bari) 0,75
23) Felipe (Udinese) 0,6
24) Jeda (Cagliari) 0,55 e Nenê (Cagliari) 0,55
26) Piá (Napoli) 0,5
27) Reginaldo (Siena) 0,45
28) Ferreira Pinto (Atalanta) 0,4, Mozart (Livorno) 0,4 e Cribari (Lazio) 0,4
31) Arthur (Roma) 0,35 e Luciano (Chievo) 0,35
33) Filipe (Siena) 0,16
34) Ariel (Chievo) 0,15 e Rafael Santos (Bologna) 0,15
36) Marcus Plínio (Livorno) 0,1

N/D: Júlio Sérgio (Roma), Wellington (Udinese), Alemão (Udinese) e Wilker (Genoa)

Os recortes e observações que coloquei acima são só algumas das muitas possibilidades de análise sobre as listas divulgadas pela Gazzetta. Quem quiser tirar suas próprias conclusões (e dividi-las conosco nos comentários abaixo, claro), pode fazê-las analisando as listas dos seis clubes que mais gastam com salários, publicadas na imagem abaixo.

salariositaliano
Se desejar ver também as relações dos demais clubes, vá ao site da Gazzetta dello Sport.

Anúncios

Sobre Gian Oddi

Jornalista, é hoje comentarista dos canais de televisão ESPN e ESPN Brasil. Trabalhou por sete anos como editor da revista e do site de Placar. Em duas passagens pelo portal iG, onde esteve por mais de cinco anos, foi editor de esportes e editor-executivo de esportes, ciência e tecnologia. Morou por um ano em Roma, produzindo matérias para a Placar e outras publicações da Editora Abril. Do Brasil, foi colaborador do diário espanhol Marca. Editou por seis anos o blog A Bola na Bota, sobre futebol italiano.
Esse post foi publicado em jogadores, técnicos e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

37 respostas para Quanto ganham os jogadores na Itália

  1. MARCELO BRAGA MAIA disse:

    Quem está muito mal na parada é o Pato. Ganha 1 milhãozinho e o Zambrotta ganha 3,5. Tem alguma coisa errada. O Gattuso ganha 4. Uau

  2. Pô, o Eto’o ganha 10,5 por ano, não dá pra pagar o Bari todo, não! :P

    Postei sobre isso lá no QT também: http://www.quattrotratti.com/2009/09/show-do-milhao.html

    Absurdos os salários de Pandev e Marchetti. E, com o dinheiro que o Milan gasta com Ronaldinho, pagaria Quagliarella e Lavezzi.

    • Gian Oddi disse:

      Fala, Braitner. É que a gente não pode comparar os salários liquidos com os valores brutos que os times gastam (a Gazzetta usou estes dois critérios). Somados, os ganhos liquidos de todos os jogadores do Bari não chegam aos 10,5 milhões do Eto’o, embora o clube gaste com eles 20 milhões de euros. Abraço!

  3. ODAIR RAIMUNDINO DUTRA disse:

    HÁ MUITO TEMPO QUE O RONALDINHO GANHA MUITO E NÃO VEM JOGANDO NADA ESTA NA HORA DO MILAM SE LIVRAR DO MESMO GARANTO QUE O TIME VOLTARA COM SEU FUTEBOL NORMAL NÃO DA PARA AGUENTAR MAIS O RONALDINHO COM AQUELE TURBENTE E SÓ JOGANDO PELAS LATERAIS SEM PRODUZIR NADA.

  4. ALAN disse:

    E EU , UMA PEDRA!!!!!

  5. tricolor disse:

    sou gay sim senhor

  6. joao disse:

    acho issso um desrespeito com os pobres que vivem passando fome e certos jogadores ganharem isso tudo uma parte disso teria que ser passado a agumas entidades filantropicas mais que o correto,falei e disse.

  7. Paulo Cesar Debastiani disse:

    ehehe. Gian Salieri, para você ficar com mais raiva ainda e morrer de inveja: na verdade Ronaldinho fatura, ao todo, cerca de 30 milhões de euros por ano. O salário é troco.

  8. OSEIAS disse:

    Rsrsrsrsrsrs troco éssa é boa mas o Ronaldinho mereçe o Salario que ganha sim pow

  9. zipilly,DJ da suiça disse:

    Ronaldinho so va para balada,nao podedar mais forsa
    para jogar,io pensavo che quando andava via Kaka,
    sarebbe lui lidolo ma in vece non puo sempre giocare dal lato sinistro deve muoversi di piu, cosi non va Dinho,
    alsati se no perdi il posta non vuoi fare la stssa sorte,
    come a fatto Angeloti che tia l’asiato in panchina

  10. Demetrio disse:

    Acha tudo lindo, um dia chegará minha vez, espero ter saúde para gastar. rsrsrsrsrsrsrs……………..

  11. IVAN CARLOS disse:

    TROUXA SÃO OS CLUBES QUE FAZEM ÁS OFERTAS PARA TE-LOS EM SEUS TIMES,EFEREÇAM METADE PARA VER SE OS CARAS ACEITAM,OS DIRIGENTES DO FUTEBOL NEN LIGAM POIS QUEM PAGA OS ENORMES SALÁRIOS DOS CARAS É O TORCEDOR QUE VAI AO ESTÁDIO COMPRA CAMISAS E TUDO O QUE O CLUBE INVENTA PARA ARRECADAR Á GRANA.
    COMO TEM AQUI NO BRASIL TIMES PAGANDOUMA BAITA GRANA PRA UM SÓ CARA FAZER UM GOLZINHO E FICAR DOIS MESES PARADO E RECEBENDO O SEU PAGA FESTA,DEMENTE QUEM AJUDA ESTES CARAS Á RIR E FAZER FESTA.
    É O QUE EU ACHO,NÉ DENTUÇO E IMPERADOR DE COPO DE CHOOP.

  12. ORITIMBÓ PERFUMADO disse:

    PATO GANHA MENOS NA EUROPA DO QUE GANHARIA EM QUALQUER TIME BRASILEIRO DE PONTA. TEM ALGO DE ERRADO NESSA TRANSAÇÃO.

  13. William Paulo Martins disse:

    Goias 4 X 1 Corinthians kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk realmente um resultado fenomenal, urubuzada, bando de afeminado kkkkkkkk

  14. Adalberto disse:

    tanta gente trabalhando mais pesado que os jogadores, recebendo bem menos, isso e uma vergonha?

  15. Ruiz disse:

    Aproveitem!!!!!! um dia essa mamata acaba.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Valmir Xavier disse:

    Com relação a ronaldinho, realmente esta ganhando muito e jogando pouco mais todo mundo tem direito a receber aquilo que é determinado por Deus e cada um tem que se confomar com aquilo que a vida lhe ofereçe.
    Valmir
    Saubara – Bahia

  17. carlos pires disse:

    É uma vergonha observar quanto ganha um jogador, pois existe inumeros para não dizer milhares que sobrevivem com um salario minino.

  18. Cow Molester disse:

    Surpreendeu o “baixo” salário do Pato. Principalmente considerando os valores nada modestos que vários pernas de pau do AC Milan andam embolsando.

  19. Cow Molester disse:

    E o Chelsea assediou fortemente o jovem Alexandre durante a pré-temporada. O Ancelotti chegou lá falando maravilhas, o Beckham recomendou a contratação… Será que esse contrato se encerra em breve e já está sendo renegociado? Senão logo logo ele se rebela e se manda pra Premier League. Mas primeiro tem que voltar a jogar bola.

  20. Ih, verdade. Esqueci completamente de deduzir os impostos nisso, daqui a pouco entro na mira do Fisco, haha. Abraço e parabéns pelas transmissões na ESPN.

  21. Pedro de Oliveira disse:

    Poulsen ganhar 3,3 é improbidade administrativa.

  22. dario disse:

    MUITO INTERESSANTE SABER DOS SALÁRIOS ”DOS POBREZINHOS JOGADORES” E NO RESTO OU PELO MUNDO O POVO PASSANDO FOME E SENDO COMIDO PELOS URUBÚS, OU ESTOU ERRADO. POVO FAMINTO SÓ VIRA NOTÍCIA QUANDO ROUBA UM PACOTE DE MANTEIGA.

  23. Egregora disse:

    Os salários estão aí. Só não tenho a menor idéia dos critérios utilizados para chegar a esses valores. Deu para perceber também que a maioria dos brasileiros “famosos” ganha muito bem. Parece que a definição de craque na Itália é diferente da brasileira.

  24. Ilse disse:

    O que me diexa ensimesmada é de onde sai tanto dinheiro. Sempre desconfiei que negocios no futebol é como uma levanderia…
    Cala-te boca!

  25. Fernando Monteiro Neto disse:

    maior improbidade é o pato ganhar menos q o favalli. aliás, absurdo é alguem pagar para o favalli jogar, alias absurdo é o favalli ainda jogar, aliás absurdo sempre foi o favalli ter jogado em inter, lazio e milan, aliás, puxa vida, tomando só o favalli como exemplo vemos q o mundo inteiro é um absurdo e assim estaria pronto pra usar o favalli de exemplo de enorme falha no sistema capitalista e criar o “coeficiente favalli”, segundo o qual em algum momento o excedente de capital tem q ser aplicado em alguma coisa, qualquer coisa. favalli sempre teve a sorte de ser o rio em q desagua o dinheiro inutil. mas mais inutil q o favalli tô pra ver (marcão do palmeiras?)

  26. edivan damaso disse:

    sempre tive uma duvida, pode até ser besta Gian, mas o que raios significa aquele RUOLO que eu sempre quis saber, deve ser uma coisa bem banal e não sei, mas sem pereguntar eu não vou saber nunca. abs

  27. Fernando Monteiro Neto disse:

    ruolo é o “papel”, a posição do sujeito na equippa: p é de portieri (goleiro), c de centrocampista (meio campo), d de difensore e a de ataccante. se não for isso, me enganei às pampas.

  28. davi s.ribeiro disse:

    É um absurdo Del Piero ganhar o mesmo que Trezeguet. Não dá pra entender que ele seja o 2º salário da Juve.

  29. alexandra disse:

    mesmo vendo salario atualizado do jogador luciano do chievo ele diz que so pode pagar 2 mil de pensão ao filho de 10 anos que até o momento não deu nada…nem uma camisa!!

  30. alexandra disse:

    aparece luciano do chievo .Seu filho nem uma camisa do seu time tem!!

  31. Marcos Santos disse:

    Com relacao a Matuzalem que hoje joga na Lazio, o salario dele é infinitamente inferior ao que recebia no clube Ucraniano e muito baixo para o que ele tem feito hoje na Lazio. Ja foi chamado de o Gigante. Deixo aqui meu protesto.

  32. Italytex disse:

    boa informações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s