Velho novo cérebro

Aí vai a coluninha desta sexta do Jornal Placar.

coluna2

 

 

 

Dunga já votou em Pirlo na eleição de melhor do mundo, mas foi cruel em uma recente conversa revelada pelo colunista da Placar Milton Neves: “O Pirlo acabou. Já votei muito nele nestas pesquisas que sempre chegam, mas hoje ele não marca, ataca ou lidera. Joga com o nome”, disse o técnico da seleção brasileira.

Dunga está enganado. Ao derrotar a Bulgária por 2 x 0 na última quarta-feira, um raro jogo decente da seleção italiana nos últimos tempos, o time teve Pirlo como seu principal homem de criação. Ele deu um lindo passe para o primeiro gol, marcado por Grosso, e foi um dos melhores em campo — como, aliás, já vinha sendo nas partidas em que a Azzurra ia mal.

Mas houve uma diferença do jogo contra a Bulgária em relação aos anteriores: nela, Pirlo não precisou se sacrificar com funções defensivas, correndo atrás dos adversários. Aos 30 anos, o meio-campista do Milan não é mais um garotinho. Se tentar marcar, atacar e liderar, como diz Dunga, talvez não dê mesmo conta.

Liberá-lo de suas atribuições de marcador para deixá-lo justificar o número 10 que ostenta na seleção foi um tiro certeiro de Marcelo Lippi. Um técnico que, por não convocar os jogadores mais criativos do futebol italiano, tinha obrigação de achar uma solução para sua seleção acéfala.

Preparado
O zagueiro Materazzi pediu que a torcida da Inter ignore Ibrahimovic no jogo contra o Barcelona, semana que vem, em Milão. Já o presidente do clube, Massimo Moratti, disse que eventuais vaias “não serão um absurdo”. Não entenda mal: o dirigente não quis estimular os apupos. Mas sabe que eles virão, em alto e bom som.

Os papões
O jornal La Gazzetta dello Sport divulgou a lista dos salários de todos os jogadores da Série A. O recém-chegado Samuel Eto’o é com folgas o mais bem pago: recebe da Inter 10,5 milhões de euros anuais. O Segundo, acredite, É Ronaldinho Gaúcho, com 7,5 milhões. Buffon (Juventus) e Vieira (Inter), com 5,5 milhões, e Totti (Roma), 5,46, completam a lista dos top 5.

PLE1334A capa europeu 09.inddE por falar em Placar, recomendo o Guia dos Europeus 2009-2010 da revista, que já está nas bancas de todo o Brasil (e cuja capa você vê aqui ao lado). Não (só) porque escrevi a parte relativa ao Campeonato Italiano, mas porque a revista está mesmo bem legal.

Aproveito para deixar aqui os meus palpites para campeões dos principais campeonatos da Europa, publicados na última página: Espanhol, Barcelona; Inglês, Chelsea; Italiano, Inter; Alemão, Hamburgo; Francês, Bordeaux; Português, Benfica; e Liga dos Campeões, Real Madrid.

E os seus palpites, quais são?

Sobre Gian Oddi

Jornalista, é hoje comentarista dos canais de televisão ESPN e ESPN Brasil. Trabalhou por sete anos como editor da revista e do site de Placar. Em duas passagens pelo portal iG, onde esteve por mais de cinco anos, foi editor de esportes e editor-executivo de esportes, ciência e tecnologia. Morou por um ano em Roma, produzindo matérias para a Placar e outras publicações da Editora Abril. Do Brasil, foi colaborador do diário espanhol Marca. Editou por seis anos o blog A Bola na Bota, sobre futebol italiano.
Esse post foi publicado em imprensa, jogadores e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

25 respostas para Velho novo cérebro

  1. Cesar Arruda disse:

    concordo com todo os seus palpites, menos o francês. acho que volta a dar lyon! abraço

  2. Cesar disse:

    Pela primeira vez em muito tempo eu concordei com o Dunga, em relação ao Pirlo. Foi inegável que teve uma boa atuação contra a Bulgária, mas há quanto tempo ele não jogava bem? Esse “renascimento” tá parecendo o oba-oba de parte da imprensa tupiniquim sobre “a volta” de Ronaldinho, depois de um bom jogo contra o Siena – se viu no jogo seguinte que o Siena não é parâmetro pra nada, assim como a Bulgária, que deixou Pirlo livre, pode não ser. O tempo dirá se Pirlo “voltou” ou não.
    Sobre o top 5 dos mais bem pagos, faltou alguém na lista (só tem 4).
    No mais, parabéns pelo seu trabalho aqui, na Placar e na ESPN.

    • Gian Oddi disse:

      Falha (grave) minha, César. O Segundo é o Ronaldinho Gáucho, com 7,5 milhões. Faltou um pedaço do texto. Acertando… Abs

  3. Cesar disse:

    Ah, e sobre os palpites: acho que na Alemanha o Bayern ganha (apesar do técnico), na França vai dar Lyon e em Portugal o Porto ganha de novo.
    Mas eu torço pros 3 que você apostou. XD

  4. Cesar disse:

    Ah, e sobre os palpites: acho que Bayern (apesar do técnico) e Lyon vão voltar a ganhar na Alemanha e França, e o Porto continua sua hegemonia em Portugal.
    Mas eu torço pros 3 que você apostou. XD

  5. Luana disse:

    Concordo com vc em quase todos os palpites, só acho que esse ano a Juventus vai dar o Campeonato Italiano de volta aos italianos, finalmente! rs
    Mesmo não gostando muito da idéia de Real Madrid ganhando UCL e Chelsea ganhando alguma coisa (rs de novo), pelo menos pelo que deu pra ver até agora, essa temporada não vai ter concorrência mesmo…
    Quando puder, por favor, visita o nosso site! =)
    Abraços!

    • Gian Oddi disse:

      É bem provável. Se eu pudesse fazer um jogo “duplo”, faria no Italiano, com Inter e Juve. Abs e em breve farei uma visitinha!

  6. Guilherme lara disse:

    Italiano : Juve

  7. Cow Molester disse:

    Chelsea e Inter ganham com sobras na Inglaterra e na Bota, respectivamente. Na Espanha dá Barça, que continua muito superior ao Madrid. Em Portugal dá Porto. Com Keirrison e vários refugos porteños como Saviola e Aimar o Benfica vai passar vergonha. Na Alemanha dá Bayern apesar do técnico, como já disseram, mas principalmente pelo cracaço holandês Arjen Robben que desembarcou por lá recentemente. Na França não faço ideia. Não dou a minima pro campeonato deles. E acertar o campeão da Champions é mais difícil que apontar o campeão da Copa do Brasil de 2010. Mas eu arrisco que dá Internazionale. Embora algo me diga que esse será o ano do Chelsea FC, apesar do Ancelotti e sua cara de bolacha no banco.
    Abs

  8. Marcelo Andere disse:

    Por falar em salários, eu vi a lista do gasto salarial das equipes da Série A do Calcio e fiquei pasmo ao descobrir que Parma e Bari gastam mais do que o bom time(no papel) da Udinese.

    Palpites:
    Espanha – Barça
    Inglaterra – Chelsea
    França – Marselha
    Portugal – Porto
    Alemanha – Bayern
    Itália – Inter
    Liga dos Campeões – Inter
    Liga Europa – Roma

  9. Pedro Mota disse:

    Gian o Benfica ganhar em Portugal??você não deve ter noticas do campeonato português desde a decada de 60 do seculo 20…Em Portugal dá o meu Porto…
    Palpites:
    Inglaterra-Man Utd
    França-Lyon
    Alemanha-Bayern
    Itália-Inter
    Espanha-Real Madrid
    L.Campeões-Chelsea

  10. Mas Gian, naum eh apenas o Dunga que acha isso sobre o Pirlo. O Silvio Lancelotti da ESPN diz que o Pirlo naum consegue jogar bem à algum tempo.

  11. Fernando Fagundes disse:

    Inglês: Chelsea; Italiano: Juventus; Alemão: Hamburgo; Espanhol: Real Madrid; Francês: Olympique Marselha; Português: Benfica; Liga Campeões: Chelsea ou Internazionale.

  12. Dantas disse:

    Lippi deu um jeito mas se com apenas Pirlo o time ja melhorou imagine como fica ana companhia de Cassano e Totti ate porque, imagine só se Pirlo machuca o que nao é dificil.
    Palpites > Bundes>Stuttgart, Portugues> Benfica, Ligue 1>Bordeaux, Premier>Liverpool, Calcio>Juventos Espanhol>Barcelona.
    E a Roma fica com vaga na LC com Ranieri,Totti e CIA.
    Valeu tudo de bom a todos !

  13. Dantas disse:

    Esqueci Liga Europa > ROMA
    LC > Arsenal.

  14. Guga disse:

    Ingles – Arsenal
    Italiano – Roma
    Portugues – Benfica
    Alemao – Weder Brememm
    Espanhol – Barcelona

    camisetas-bones

  15. Luis Armando disse:

    Responda o meu email, por favor!

  16. JULIANO COLLA disse:

    comprei o guia placar, e ao abrir na pagina da roma vi VALRIO VIRGA ele nao joga na roma, o nome dele nao consta nem no site oficial da Roma
    confiram http://www.asroma.it/LaSquadraList.aspx

  17. Pedro Rocha disse:

    Sr. Gian,

    ESTÁ DIZENDO QUE A OPNIÃO DO DUNGA ESTÁ ERRADA SÓ POR CAUSA DE UM BOM JOGO DO PIRLO???

    ACREDITO QUE ESPORTISTAS NÃO DEVEM SER SACRIFICADO POR UMA MÁ FASE, COMO NÃO DEVEM SER OVACIONADOS POR UM ÚNICO RESULTADO.

    • Dantas disse:

      Mas quem estava mal era a Italia e nao Pirlo ele é um jogador que tem regularidade.As vezes pode estar em má forma fisica devido as lesoes.
      Concorda inteiramente com vc sobre Esportitas que sao sacriicados por apenas uma má fase, deve haver mas respeito, exemplo recente disso foi Cafu e R. Carlos, eles mesmos dizem que muitas pessoas os olham como se fossem bandidos devido o fiasco na copa.
      Valeu tudo de bom.

    • Gian Oddi disse:

      Não acho que seja apenas um bom jogo, Pedro. Como eu disse no post, mesmo nas partidas anteriores da seleção italiana, Pirlo deu indicação de ser o único jogador capaz de criar jogadas nesta equipe do Lippi. E, justamente pelo motivo que você coloca acima, Pirlo merece muito, mas muito crédito. Abs

  18. Dunga e pessimo treinador, a resposta vira na copa do mundo onde seremos eliminados logo no inicio da copa.

    • Pedro de Oliveira disse:

      Com as principais forças futebolísticas em dificuldade para se classificar, eu acho difícil. Essa vai ser uma das copas mais fáceis.

  19. Ricardo Capuano disse:

    Olá Gian , concordo em parte com você. Acho que na Itália pode dar a minha Inter de novo ou Juventus, e na Liga dos Campeões, pode dar Inter ou Barça. Acho que o Real não ganha nada de novo nesse ano. Já ficou mais do que provado na história do futebol e principalmente na história do Real Madrid, time cheio de estrelas não ganha nada, só dinheiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s