O Palmeiras na Itália

Desde que assumiu, a atual diretoria do Palmeiras não esconde a intenção de reforçar a ligação do clube com a Itália. O fez, recentemente, com o lançamento da camisa azul e com a Cruz de Savóia, uma homeagem à seleção e à familia real italiana. No ano passado (a diretoria de futebol era a mesma), tocou o hino do país antes de um jogo contra o Cruzeiro, outro ex-Palestra Itália, pelo Brasileiro. Um amistoso com a Juventus de Turim não deu certo, mas estava nos planos. Camisas da Azzurra e bandeiras da Itália são muito comuns, hoje, no estádio Palestra Itália. Em entrevistas, sempre que pode, o presidente Luiz Gonzaga Belluzzo toca no tema. 

Todo o esforço tem sido recompensado. Primeiro, porque a nova camisa número 3, na cor azul, bateu recorde de vendas no clube — e nisso pesa também, claro, a boa fase do time. Depois, porque o nome do Palmeiras passou a aparecer com frequência na imprensa italiana. Na ocasião do lançamento da camisa, isso ocorreu em vários sites e jornais. E, nesta semana, a Gazzetta dello Sport publicou uma longa matéria em vídeo sobre as origens italianas do clube paulista. Assista (e não se engane: Belluzzo, apesar de falar italiano, não o faz aqui):

Sobre Gian Oddi

Jornalista, é hoje comentarista dos canais de televisão ESPN e ESPN Brasil. Trabalhou por sete anos como editor da revista e do site de Placar. Em duas passagens pelo portal iG, onde esteve por mais de cinco anos, foi editor de esportes e editor-executivo de esportes, ciência e tecnologia. Morou por um ano em Roma, produzindo matérias para a Placar e outras publicações da Editora Abril. Do Brasil, foi colaborador do diário espanhol Marca. Editou por seis anos o blog A Bola na Bota, sobre futebol italiano.
Esse post foi publicado em imprensa e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

88 respostas para O Palmeiras na Itália

  1. i¿Muy fuerte?!

    RESPOSTA DO GIAN:
    Pronto. Coloquei uma observação. ; )

  2. Fabio Tatú disse:

    Gian,
    além de enaltecer as raízes italianas do clube, na sua opinião seria também uma estratégia para trazer a seleção italiana para SP (jogando no Palestra Italia) ? Também é público o interesse do Palmeiras por esse tema.

  3. marco aurelio disse:

    parabens gian oddi, sempre bom ver falando das nossas origens palestrinas.

  4. Pedro de Oliveira disse:

    Mais importante que isso tudo é ter o Belluzzo na presidência. Só se ouve deferências a favor do cara. Só pode ser bom para o clube.

  5. manolo disse:

    parla bene, hein???

  6. Andre Felipe disse:

    Otimo trabalho de marketing do Palmeiras,porem nao se pode esquecer que os devidos mantenedores do Palestra Italia sao genuinamente brasileiros que levam sobre si o titulo de socio e torcedor..

  7. Eduardo - SP disse:

    mas pq cazzo ele está falando esse portuñol?!

  8. Rui disse:

    Até que enfim este clube assume suas características estrangeiras. A mudança na cor da camisa tambem é muito bom, afinal a verde sempre foi horrivel.
    Mas e agora ? Ver um mulato gritando “Palmeiras” é a mesma coisa de ver um Japonês torcendo pra Portuguesa, vocês não acham ?

  9. CLÉBER disse:

    Vc foi muito infeliz Rui…
    Qual é o problema do japonês torcer para a Lusa? E o branco torcer para o Corintians…? E o mulato para o Palmeiras!? Acho que vc está precisando de um banho… banho de cultura e respeito às liberdades individuais!

  10. Alexandre disse:

    Bravo Beluzzo, pero adesso non ho capito perchè ha parlato in “portunhol” come già hanno detto prima. Sicuramente sarà un piacere ricevere la azzura sulla nostra casa… Forza Palestra ! Forza Azurra !!

  11. silvano disse:

    chega de copiar o cruzeiro,este sim,tem as origens e a verdadeira cor,digo o verdadeiro azul da azurra.

  12. ricardo disse:

    O presidente do Brasil é cachaceiro, o governador do RJ é maconheiro, povinho de merda! vIVA A ITÁLIA!

  13. ricardo disse:

    SILVANO.. VAI FAZER PAO DE QUEIJO VAI…

  14. silvano disse:

    O nosso palestra é mesmo o original, a nossa cor é a original,esse azul do palmeiras ta mais para o azul do santo andré.

  15. Roberto disse:

    Quanto mais o Palmeiras se identificar com a Itália, mais difícil será sua torcida crescer no Brasil. Isso também acontece com Vasco, Portuguesa…
    Clubes de colônia sofrem com isso, os outros torcedores não se identificam e, aos poucos, a torcida encolhe.
    Digo isso porque sou de SP e estou no Nordeste a trabalho. Pra todo lado se vê camisas do São Paulo, do Corinthians e do Flamengo. Nada de Palmeiras nem de Vasco.
    Pensando no futuro, reforçar o traço de ‘time de colônia’ pode ser um tiro no pé…

  16. LUNARDI disse:

    DOBIAMO RINFORZARE LA NOSTRA COLONIA.
    QUEM DISSE QUE NO NORDESTE NÃO TEMOS DESCENDENTES DE ITALIANOS. VIVA O PALMEIRAS E VIVA “LA IDENTITÀ AZZURRA”
    ITALIA PER SEMPRE NEL NOSTRO CUORE.

  17. Roberto disse:

    Disse o que eu estou vendo por estar morando temporariamente por aqui… A torcida do Vasco existia, mas praticamente sumiu, só tem hoje são-paulino, corintiano e muito flamenguista.
    Mas vocês que sabem…

  18. LUNARDI disse:

    L´INNO DI MAMMELI È TROPPO BELLO!!!
    O HINO DA REPÚBLICA ITALIANA É BELÍSSIMO E DEVERIA SER TOCADO SEMPRE EM MOMENTOS IMPORTANTES DA HISTÓRIA DO PALMEIRAS.
    ALIÁS, PROPONHO QUE O PALMEIRAS MODIFIQUE O SEU NOME PARA A ANTIGA DENOMINAÇÃO “PALESTRA” EM RESPEITO ÀS SUAS ORIGENS ITALIANAS.
    NÃO NOS ESQUEÇAMOS DE QUE O PALMEIRAS, NA VERDADE, ERA “PALESTRA ITALIA” E FOI OBRIGADO PELA DITADURA VARGAS, DURANTE O ESTADO NOVO, A MUDAR DE NOME DEVIDO À PERSEGUIÇÃO A ITALIANOS, ALEMÃES E A JAPONESES RADICADOS NO BRASIL.
    VIVA L´ITALIA. SARÁ SEMPRE NEL NOSTRO CUORE.

  19. Pedro disse:

    Tenho um amigo, palmeirense doente, que sempre vai ao Parque Antarctica e não tem uma única vez em que não é marginalizado pela torcida de seu proprio time pelo fato de ser negro. Isso também é bem italiano. Que grande mer.da e que grande complexo de inferioridade querer ser quem não se é.

  20. zico disse:

    Mais um motivo pra desprezar esse timinho nojento e arrogante

  21. zico disse:

    Mais um motivo pra desprezar esse timinho nojento, arrogante e racista.

  22. macha disse:

    ISSO É COISA DE BRASILEIRO MESMO… SE GOSTAM TANTO DA ITALIA PQ NAO VAO MORAR LA???
    TENTAM UM VISTO ITALIANO??? TENTAM TRABALHAR LA… QUERO VER SE VCS CONSEGUEM.

    ISSO NAO PASSA DE ESTUPIDEZ… VCS SAO BRASILEIROS OU ITALIANOS?

    O TIME TEM MAIS QUE SE DESLIGAR DOS ITALIANOS.

  23. dorival disse:

    lamento muito suas considerações, pois me parece q vcs torcem para algum clube q nao tem o mínimo reconhecimento internacional e isso está incomodando vcs.. lamento por vcs.

  24. bob disse:

    * Allegro ma non troppo… como diz um companheiro internauta, aí embaixo; vai ser um tiro no pé, e o começo do fim do Palmeiras… uma pena, logo agora que o time estava subindo no conceito do povão… gente, nós não estamos na Itália ! ! ! Pra que não haja dúvidas: sou oriundi, mas brasileiro até dizer CHEGA ! ! !

  25. Leandro disse:

    Até acho legal reforçar nossas origens, mas não devemos exagerar. O Palmeiras é verde, e não me agrada muito vê-lo de azul. De qualquer maneira, as origens de nosso clube muito deve orgulhar seus torcedores, mesmo porque os demais não a têm. Olhar cada torcedor do Palmeiras no Parque Antarctica é como ver nossos primos, irmãos, tios, pais, e isso só nós temos. É uma grande “famiglia”, unida pelos laços de uma história de vida que orgulha a todos os imigrantes. O resto é resto.

  26. chicão disse:

    arrebenta palestra…. aí frangão, o porco vai ser campeão….

  27. Vlad disse:

    Idéia de jerico, foi o que bastou para que os fascistóides começassem a se manifestar,não demora muito, torcedores judeus, negros e outros, começam a ser perseguidos por esses idiotas.

  28. Love disse:

    zico, que bom que acha isso, significa que estamos ecomodando, claro somos lider..kkkk..tomara que continuamos a ser nojento e arrogante, esta morrendo de inveja…hehehe

  29. Bittencourt disse:

    A colônia Italiana hoje no Brasil se refere a 3a. geração. Italiano nato hoje aqui é coisa rara. O Palmeiras é Brasil o resto é coisa do passado. Quem deveria homenagear o Brasil seria a Italia, porque os pracinhas Brasileiros lá estiveram por lá lutando e morrendo por eles.

  30. helcio jose figueira disse:

    Alem de estreitar os laçõs com nossos antecedentes, agrega valor a marca. Grande iniciativa esta do meu eterno Palestra Italia. chiau

  31. Myller disse:

    Grande coisa origem Italiana… Cúzeiro e Parmeira juntos, são 2 times sem identidade e sopram para onde o vento vai…
    Futebol brasileiro é diferenciado, fim de papo!!!

  32. Zé Bob São Paulino disse:

    Bem tipico de italiano mesmo uma ra.ça de mer.da que não tem identidade fasistas do inferno.

  33. qual a vantagem de ser time de origem italiana? eu como vivo no brasil tenho orgulho de ser brasileiro, tricolor graças a deus, na minha opinião os palmeirenses tem na sua torcida todos os tipos de pessoas e não só de origem italiana, isto parece uma grande bobagem.

  34. Pierry Lima disse:

    Fooooooooooorça Pierre.
    Bem o uniforme azul é uma beleza,adorei.
    Palmeiras rumo ao titulo do

    brasileirão!!!!!!!

  35. pedro disse:

    sou palmeirense, meu pai e meu avô tambem eram a minha torcida é por um time de brasileiros e não tem nada a ver cor de camisa o Brasil foi descoberto por Portugal e nem por isso somos menos brasileiros e orgulhosos de nosso país. viva o palmeiras um time brasileiro acima de tudo.

  36. Gioberlândia disse:

    O Palmeiras incomoda até quando presta uma homenagem ou é homenageado ,fala sério!!!! Dá – lhe verdão!!!

  37. mario eugenio disse:

    avanti palestra, sempre avanti

  38. mario eugenio disse:

    belluzzo per la presidencia del brasile

  39. marcos disse:

    AH TA…. UM MONTE DE CABEÇUDO AGORA São ITALIANOS!!!!

  40. Cuca disse:

    Parabéns Profº Belluzzo! Muito me orgulha tê-lo como Presidente do clube que mais amo no mundo.
    Parabéns Palestra/Palmeiras/Verdão/Brasil e olha que não tenho descendência italiana mas sou apaixonada por esse clube.
    Dá-lhe Verdão!

  41. Anna. disse:

    Trata-se de complexo de inferioridade que resulta em arrogância! Antes de qualquer coisa, esses torcedores do Palmeiras são brasileiros! E não se enganem! Vocês sempre serão brasileiros na Itália e isso já diz tudo! Viva os times democráticos e com torcedores que têm orgulhos de ser brasileiros!!!

  42. DIOGENES disse:

    Tocar o hino da Italia, para um time brasileiro ou é falta de respito para com o seu país ( …que o criou, o sustentou, e o fez o que ele é) Ou uma tentativa de levar o palmeira a competir no campeonato Italiano e faturar os Euros de lá.Mas em resumo é típico de um frustrado e oportunista que com as suas origens.
    Carcamano ingrato!

  43. Myller disse:

    Brasil, Brasil e Brasil!!! Galo, Galo e Galo.
    Vamos na cola e ultrapassar a todos!!!
    Agora tem time e elenco.

  44. RONEI disse:

    UMA TORCIDA CRESCE QUANDO O TIME CRESCE, A IDENTIFICAÇÃO DA COLÔNIA ITALIANA COM O TIME FOI, É E SEMPRE SERÁ UMA REALIDADE.

  45. Sandro disse:

    Roberto, não se preocupe com isso. O crescimento das torcidas de São Paulo, Corinthians e Flamengo tem explicação. O Numero de Gays, ladrões e traficantes, respectivamente, aumentam assutadoramente no Brasil. Já dominam o Governo Federal, o Senado e Camara dos Deutados!

  46. Fernando J.N.Bacci disse:

    Não concordo com essa relação Palmeiras x Itália, apesar de ter cidadania Italiana e a origem do Palmeiras ter sido Italiana, hoje o Palmeiras é um clube genuinamente Brasileiro.
    Os Italianos nos detestam, já senti na pele quando fui à Itália, nos tratam muito mal e são muito mal educados e prepotentes.
    Deviamos esquecer um pouco essa origem e buscarmos torcedores e todos os outros segmentos.

  47. ALEMÃO disse:

    e ainda tem brasileiro que torce para esse time !!!
    e brasileiros negros também, é lamentavel !!!

  48. Anna. disse:

    Sandro, quanta baixaria… Na falta argumento vêm a ofensa e o desrespeito… Deplorável!

  49. RICARDO disse:

    Rui , vc é um IDIOTA PRECONCEITUOSO, e com certeza não deva torcer para o PALMEIRAS, deve ser ARGENTINO.

  50. Roberto Giosa disse:

    Bravo, Belluzzo!
    Non c’è squadra nel mondo con questa identità, con questo legame cosi forte con l’Italia. Dobbiamo proffitare di questo!
    L’orgoglio di essere oriundo non deve morire mai!
    Ma dobbiamo anche trovare il forte motivo per gli altri tifosi che, non essendo oriundi, possono orgogliosamente esibire come me, il nostro scudetto. Cumplimenti, Belluzzo.

  51. Fato disse:

    Depois reclamam de serem chamados de torcidinha de colônia.

  52. mim disse:

    Ué!!! ele não parla hahahaha

  53. João Pagliuso disse:

    Palmeiras Force sono orgogliosi delle nostre origini … bravo

  54. luciano disse:

    Perseguir minorias, este é o prazer dos conservadores brasileiros. Negro é minoria, descendentes de italianos é minoria, e existem ainda outras minorias que foram perseguidas, como a de descente de flamengos. Por trás sempre está o interesse de políticos sórdidos, que criaram país, criam heróis, fundam times, tentam destruir outros e roubar estádios…

  55. mulato disse:

    CARO PEDRO,

    ACHO QUE O COMPLEXO DE INFERIORIDADE ESTÁ NO SEU AMIGO, POIS, SOU MULATO E PEALMEIRENSE, VOU A VÁRIOS JOGOS DO PALMEIRAS E O QUE MENOS VEJO NA TORCIDA SÃO DESCENDENTES DE ITALIANOS. A MAIORIA SÃO NORDESTINOS, MULATOS E NEGROS, ATÉ MESMO PQUE SERIA DIFÍCIL NUMA TORCIDA COM MAIS DE 8 MILHÕES DE TORCEDORES, SER A MAIORIA DESCENDENTES DE ITALIANOS…

  56. Fraco disse:

    Pífio…se aproximar dos italianos pra que??? não consegue se virar sozinho sem a ajuda italiana? vai disputar a porra da Serie A logo então ou melhor dá logo o boga pra eles porcada…

  57. PALMEIRA SILVA disse:

    QUANTA BOBAGEM! VARIOS TIMES GRANDES DO BRASIL , TEM ORIGEM ESTRANGEIRA ! O PALMEIRAS É UM CLUBE BRASILEIRO! E NA MINHA OPINIÃO, A LIGAÇÃO DO PALMEIRAS COM A ITALIA É QUASE NULA! NA VERDADE QUASE NÃO EXISTE! É SÓ REPRESENTATIVA! ! DEVIDO A COLONIA ITALIANA NO BRASIL! EU NUNCA VI A ITALIA FAZER ALGUM BENEFICIO EM PRÓ DO PALMEIRAS HÁ NÃO SER EM SUA FUNDAÇÃO! MAS ISTO JÁ É PASSADO O PALESTRA MUDOU APÓS A 2ª GRANDE GUERRA E HOJE É SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS!.. SOU BRASILEIRO PENTACAMPEÃO E PALMEIRENSE!

  58. Irineu Beretta Junior disse:

    Bela matéria. O Palmeiras tem a quarta maior torcida do país, e orgulhosa de ter grande parte dela no Nordeste e no Paraná e em Sta Catarina.
    Ninguém jamais vai tirar o orgulho das raízes italianas, bem mais fortes que a do Cruzeiro, já que a colônia italiana é quase inexistente em BH.
    O fato de se ver tantos sãopaulinos por aí é o fato de o time “estar na moda”. Todo garoto tende a torcer pro time que mais recentemente foi campeão, se não houver muita influência dos pais. É óbvio. Já corinthianos e flamenguistas são as torcidas do povão, isso é inevitável.
    Amo o Palmeiras!

  59. PALMEIRA SILVA disse:

    BELUZZO! VAI UM RECADINHO P/ O SENHOR ! CAMISA ORIGINAL ESMERALDINA JÁ! O PALMEIRAS É VERDE ESMERALDA E NÃO AZUL SAVOYA! ATÉ O DISTINTIVO DO PALMEIRAS SUMIU! ENTENDO QUE O PALMEIRAS PRECISA FAZER RECEITA, MAS JOGAR COM ESSA CAMISA AZUL CLARA COM ESSA CRUZ NO PEITO ! NÃO DÁ ! …

  60. Walker disse:

    Isso aí é um exagero. Claro que como jogada de marketing é uma boa idéia, e o Belluzo é um cara inteligente. Mas essa coisa dá impressão que só o Palmeiras tem ligações com a Itália e o caramba. Metade de São Paulo tem ligações com a Itália. A fundação do Corinthians inclusive. E afinal, o Palmeiras é um italiano bastardo, que mais tarde teve ligações com a parte ruim da Itália, com o fascio. Portanto palestrinos, sem tanta pretensão, vá!

  61. PALMEIRA SILVA disse:

    A SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS! É UM CLUBE BRASILEIRO! DE ORIGENS ITALIANAS! PORTANTO É UM CLUBE, QUE TEM AS PORTAS ABERTAS P/ QUALQUER TORCEDOR! SEJA QUAL FOR A RAÇA! TANTO É QUE GRANDE PARTE DE SUA TORCIDA! NÃO É DE ORIGEM ITALIANA E SIM DE DIVERSOS LUGARES DO BRASIL! VOU ATÉ CITAR UM EX: DIGAMOS QUE O PALMEIRAS VÁ DISPUTAR O MUNDIAL COM UM TIME DA ITALIA! VC. PALESTRINO OU PALMEIRENSE! IRIA TORCER P/ QUEM ? SOMOS BRASILEIROS E PENTACAMPEÃO E A ITALIA QUE FICA P/ LÁ!!!!!!!!

  62. lopessampa disse:

    poxa..tocar o hino da italia aqui em uma apresentação no Brasil, entao mudem pra Italia, por isto q muitos nem sabem cantar o hino brasileiro…deixam politico e qualque um roubar, assaltar, detonar o Brasil, na hora de criticar são italianos, entao nao sao bons brasileiros.
    Para de pagar pau pra italiano e assume q eh brasilieiro ou mudem daqui…No minimo 3 gerações no Brasil e ficam babando por italiano, vcs são brasilieiros e pronto. Devem assumir um papel mais forte aqui..criticar mais, em vez de dar uma de europeu, italiano nascido no brasil é brasileiro, entao lutem e sejam brasileiros.

  63. Dema disse:

    A rivalidade entre Corinthians e o São Paulo com o Palmeiras está restrida somente ao futebol, o que é bom. O Palestra Italia já teve problemas no passado e terá no futuro com esse vínculo forçado com a Itália, não tenham dúvidas. A rivalidade com os italianos e torcedores do palmeiras será maior que a rivalidade com os argentinos, com consequências imprevisíveis.

  64. João Pagliuso disse:

    Vamos lá Verdão força e vamos ganhar o brasileirão , e não existe brasileiro nato a não ser os indigenas, todos temos laços com o velho continente …

  65. a torcida do palmeiras está encolhendo.,precisamosde títulos para que a mesma cresça.Presidente continue por mais dez anos você é ótimo.quanto as origens italiana aprecio a aproximação porém não com muita profundidade para não dispersar os futuros sócios ou torcedores

  66. ARMANDO disse:

    Só uma observação essa camisa azul com faixa branca (sem a cruz de Savoia) é uma réplica da gloriosa camisa do meu querido OLARIA F.C. do Rio de Janeiro. Não pude deixar de observar, desculpem. O glorioso Olaria chegou até a disputar até o torneio Rio-São Paulo, alguem se lembra??????

  67. Lombardi .(TRICOLOR PAULISTA) disse:

    Trovo le palme determinate ammettere la relativa identità e mostrare ai brasiliani che realmente sono un randello italiano, per mostrare le relative radici dell’europeo e quello sono realmente di un livello superiore della gente di alta ascendenza e quello sono per caso qui.

    Trovo il palmeirense legale per presupporre che l’origine europea di una coltura superiore e divulgare la ha condotta flammule italiano che ha Muricy come bandierina del portello alla parte anteriore di questa legione straniera.

    Trovo i palmeirenses di ítalo di bacana per mostrare ai brasiliani come se controlli un randello e una società, che conosce possa imparare con loro.

  68. fernandomox disse:

    Acabei de ler todos os comentários e confesso que li muitas besteiras e muitas verdades…O q posso afirmar é que já fui várias vezes no Palestra Itália, jah fiquei lá perto da Mancha, perto da TUP, na geralzona, na Visa e confesso q nunca,NUNCA VI PRECONCEITO OU RACISMO,muito pelo contrário,apesar da briga entre a mancha e a TUP, a torcida do Palmeiras realmente é uma família,ao contrário do que eu já ouvi falar da torcida do Corinthians ou até mesmo do São Paulo. Quanto ao fato dos laços do Palmeiras Brasil/Itália, toda a família tem que prezar suas raízes, toda família faz isso…independente do torcedor do Palmeiras ser negro ou nordestino, isso não faz diferença. A TORCIDA DO PALMEIRAS NÃO PRECISA SER A MAIOR… PRECISA SER A MELHOR!!!! AVANTE PALMEIRAS!!!!

  69. otavio disse:

    OBrasile e la citta de sao Paulo dopo nyork la melho colonia Italiana thai pasta e pizza hunnnnnnnn
    e o palestra (Palmeiras) ho.

  70. otavio disse:

    nuito bom

  71. kellymiah disse:

    Palmeiras seja qual for a cor da camisa ou pais de origem, sou Palmeirense nata até a morte!
    kellymiha Pjovísk Melo
    Palmeiras minha vid a é vc!te amoo meu verdao

  72. EDSON disse:

    Para o Roberto…

    Acho que vc está redondamente enganado meu caro.. Só se onde vc mora acontece isto, mas para todos os lugares que viajo e já viajei, a camisa do Palmeiras está presente em diversos lugares, até mais, do que as que vc sitou, só p/ se ter idéia, uma parte da torcida do Palmeiras, também é composta aqui em São Paulo por imigrantes Nordestinos (acho até a maioria).
    Ah, e continuamos e seremos sempre pelo menos a 3º maior do Brasil ok?
    Avante Palestra!!!

  73. kellymiah disse:

    porcooooooooooooooo eoeoeoeoeooeoeoooo

    PARLA Palmeiras! Avanti!

    Nos somos do porco!

  74. kellymiah Pjovísk disse:

    Ah queremos o chileno Valdivia e alguns jogadores da Italia.. quem póde , póde hein!

  75. vital disse:

    …é bem verdade que há muito nordestino com origem italiana, a começar pelos Cavalcanti, que são o maior grupo familiar brasileiro, vindo dos tempos de Nassau. Falo isso porque acho bobagem essa de vincular o Palmeiras à Itália, afinal estamos no Brasil; se assim fosse, no próprio Nordeste, já que falam tanto de lá existiriam clubes com pessoas de origem, portuguesa, holandesa, francesa, afora os mulatos , negros e índios, etc. que certamente teriam seus grupos comunitários… uma situação desagregadora…

  76. claviston disse:

    Esse eh o presidente que o Palmeiras merece ter , Alguem que tome a frente do clube. Parabens Belluzzo

  77. Fabio Spina disse:

    Mi è sempre stato un piacere vedere che tanti oriundi non dimenticano mai i loro origini. Palmeiras ha delle radici italiane e questo non dev´essere dimenticarsi. Questo non significa lasciare d´esser brasiliano. Io e miei figli hanno la cittadinanza italiano ma noi siamo veramente brasiliani. Quei che disprezzano suo passato non avrà futuro. Palmeiras ha sofferto a causa di sua origini, discriminazione dalla parte del governo e d´una squadra maledetta del Morumbi che vorrebe avere il suo stadio e tenere i suoi tifosi. Palmeiras sarà sempre Palestra Italia e questo non significa che quei che hanno altre origini non lo possano amarlo. Adesso, siccome Belluzzo è anche lui fiero della sua origini, perché questo porco cane in spagnolo e non in italiano?

  78. Gladiador disse:

    porque ele fala em espanhol durante a entrevista? será que não sabe o italiano?

  79. Carlo disse:

    portunhol simplesmente nefando do belluzzo, amigo do serra, aquele que pede a cabeça de jornalistas e é do partido entreguista que quebrou o país 3 vezes e quase conseguiu espoliá-lo totalmente..

    e o ótimo gian não consegue deixar de falar do palmeiras nem no blog de futebol italiano.

  80. lauro disse:

    io sono oriundi, ma non parlo italiano, que infelicita!!! e cosi? parlo portoghese ammodo…non parlo “portunhol”…

  81. ALEX disse:

    A SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS SÓ SE TORNOU O QUE É HOJE(CAMPEÃO DO SÉCULO) GRAÇAS À GARRA E COMPETÊNCIA DE SEUS FUNDADORES ITALIANOS E ÍTALO-BRASILEIROS.SERÍAMOS PALESTRA ITALIA ATÉ HOJE SE NÃO FOSSE A PERSEGUIÇÃO DOS XENÓFOBOS E RACISTAS DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
    HONRAR SUAS RAÍZES É NOBRE(OS NEGROS FAZEM ISSO MUITO BEM QUANDO REVERENCIAM A ÁFRICA). A ANTROPOLOGIA EXPLICA:
    QUAL É AFINAL A RAIZ DO POVO BRASILEIRO? A MISTURA DE RAÇAS.O BRASIL É UM PAÍS MULTIRACIAL, O POVO BRASILEIRO TEM SUA FORMAÇÃO ATRAVÉS DA MISCIGENAÇÃO, E NESSE CONTEXTO O PALESTRA-PALMEIRAS, COMO CLUBE BRASILEIRO, ESTÁ ABERTO A TODOS. PORÉM SEM JAMAIS ESQUECER SUAS ORIGENS.
    NÃO SOMOS A MAIOR TORCIDA, MAS SOMOS A MELHOR, GRAÇAS À FORMAÇÃO CULTURAL DE NOSSOS ANTECEDENTES. SE ALGUEM REFUTA A CRUZ DE SAVÓIA QUE VÁ TORCER PARA QUALQUER OUTRO CLUBES( EXISTEM CENTENAS POR AÍ, UNS DE ORIGEM NA VÁRZEA, OUTROS DE ORIGEM NA OCA INDÍGENA, OUTROS QUE NEM SABEM AO CERTO QUAL SUA ORIGEM), POIS NÃO PRECISAMOS DE MASSA DE TORCEDORES, TEMOS MASSA ENCEFÁLICA.
    SER PALESTRINO(COMO MEU AVÔ FOI) É UM PRIVILÉGIO DE POUCOS.
    SER PARMERISTA(COMO MEU PAI DIZ DOS PALMEIRENSES DA ANTIGA) É MOTIVO DE ORGULHO.
    E SER PALMEIRENSE É UMA HONRA.
    NO ESTADIO PALESTRA ITALIA A BANDEIRA ITALIANA SEMPRE VAI TREMULAR. E NO ESTADIO PALESTRA ITALIA RESIDE UM CLUBE “QUE SABE SER BRASILEIRO, OSTENTANDO A SUA FIBRA”.

  82. marco palestra disse:

    O PALMEIRAS REPRESENTA MUITO MAIS QUE UM CLUBE DE FUTEBOL, O PALMEIRAS É O ÚNICO MEIO DE LIGAÇÃO QUE EXISTE HJ NO BRASIL, QUE APROXIMA OS ITALIANOS E SEUS DESCENDENTES DA ITALIA.

    PALMEIRAS VERO AMORE !!!!!!!!!!

  83. marco palestra disse:

    MARAVILHOSO O PALESTRA, SEM DÚVIDA UMA HISTÓRIA ÚNICA DO FUTEBOL BRASILEIRO.

    FORZA PALESTRA

  84. Paulo disse:

    poderiamos voltar a ser ” Palestra Italia “

  85. Felipe Barroso Genare disse:

    Quando era pequeno não sabia que time iria torce, mas quando vi essa história, não tive dúvida que meu time ia ser o Palmeiras, desde daí o Palmeiras entrou dentro do meu coração e isso vai ficar para sempre.

  86. Claudio Lopes disse:

    Palmeiras e Italia tudo aver garra italiana com a ginga brasileira ..

  87. ANTONIO CARLOS disse:

    É isso aí Alex, você definiu muito bem no comentário acima, matou a pau. Quem tem raiz, quem tem origem, tem mais é que honrá-las. Não se pode esquecer o passado. E é por causa dessa “memória curta” que o brasileiro tem , que sofremos tanto. Viva o Palestra Italia, e viva o Palmeiras “que sabe ser brasileiro ostentando a sua fibra”. Palmeiras!!!! Palmeiras!!! Palmeiras!!!

  88. Kellymiah Pjovísk disse:

    Palmeiras…

    Da-lhe, Da-lhe, Da-leo, eu sou PALMEIRAS sim senhoor… ee veem proo meeu POOORCOO meeu unicoo amoor! \o/

    Por coooo êo!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s