África do Sul, logo ali

Finalmente, a seleção de Marcelo Lippi voltou a fazer uma partida decente: 2 x 0 sobre a Bulgária, em Turim. Uma breve análise do jogo, por tópicos:

>> A chance de defender o título na Copa da África, agora, está garantida. Um empate contra a Irlanda na próxima rodada, em Dublin, assegura a vaga matematicamente. Mas mesmo que isso não aconteça, bastará derrotar o Chipre, em casa. Daí a garantia…

>> Se Pirlo já era o principal armador do time atuando como volante, fez bem Lippi ao “oficializá-lo” nesta função, a de criador — até porque Totti ficou em casa. Assim, Pirlo, que não é mais um garotinho, poupa suas forças deixando a marcação por conta de jovens como De Rossi e Marchisio.

>> O primeiro gol, feito por Grosso após belo passe de Pirlo, foi um replay daquele gol mal anulado contra a seleção brasileira, logo no primeiro minuto de jogo, em um amistoso em Londres no ano passado. Lembram? Aliás, desse Grosso da seleção (que é bem diferente do dos clubes) é difícil abrir mão.

>> Tudo bem, Iaquinta marcou o seu (e depois de uma linda tabela com Gilardino). Mas o ataque da seleção italiana continua deixando a desejar: dos 13 gols nas Eliminatórias, apenas 5 foram marcados pelos atacantes. Não que eu queira, com isso, pedir Cassano. Longe de mim. Até porque o forte dele não é fazer gols, mas criar suas jogadas, né?

>> A defesa, outrora grande trunfo da Azzurra, de novo deu muito espaço (e chances) para os adversários. E, de novo, Buffon resolveu a parada. Contra a Irlanda, vale lembrar, Cannavaro não jogará — levou o amarelo hoje e, portanto, estará suspenso.

>> O que este blog dizia antes da partida volta a repetir agora: não dá pra comparar um meio-campo que tem Marchionni e Palombo (contra a Georgia) com um que conta com De Rossi e Marchisio (hoje, contra a Bulgária).

Sobre Gian Oddi

Jornalista, é hoje comentarista dos canais de televisão ESPN e ESPN Brasil. Trabalhou por sete anos como editor da revista e do site de Placar. Em duas passagens pelo portal iG, onde esteve por mais de cinco anos, foi editor de esportes e editor-executivo de esportes, ciência e tecnologia. Morou por um ano em Roma, produzindo matérias para a Placar e outras publicações da Editora Abril. Do Brasil, foi colaborador do diário espanhol Marca. Editou por seis anos o blog A Bola na Bota, sobre futebol italiano.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

21 respostas para África do Sul, logo ali

  1. Dantas disse:

    Boa.
    Tomara que a Italia consiga se alinhar ate a copa.
    E tomara tambem que Totti,Cassano e Del estejam la ou pelo menos 2 deles.
    Amigo Gian diz ai o que acha que vai ser da Roma com Ranieri por lá? Será que vai?Tomara (denovo).
    Valeu tudo de bom.

    • Gian Oddi disse:

      Caro, não há acho que a Roma tenha motivos para muito otimismo. Não considero Ranieri melhor técnico que Spalletti, embora a situação do careca estivesse insustentável. Abs

  2. Adão disse:

    realmente, acho que foi o melhor jogo da itália desde a final da copa de 2006….

  3. Cesar Arruda disse:

    Foi bem a Itália, e muito bem o Pirlo, de novo.

  4. Murilo disse:

    Caro Gian,
    Sei que nesse post vc só tangenciou o assunto. Mas esse papo de Cassno já cansou. OK, o sujeito até pode ser hoje o melhor atacante da Itália hoje (melhor jogador não é nem com reza brava; Buffon, Cannavaro, Pirlo e De Rossi são lehores, em suas posições, que ele), mas não é Pelé, não é Maradona, nem Kaká ou Messi ou Ibra. Não tem bala para, transformar um time. É, a meu ver, apenas um bom jogador de time médio. A pouca diferença pouca que há entre ele e os demais atacantes italianos justifica sim sua não convocação, caso o técnico avalie que ele é prejudicial para o grupo. Romário e Cantona (ambos alguns bilhões de anos luz à frente do Cassano), por exemplo, já foram desprezados por técnicos de seleção em nome do conjunto, decisões que se mostraram, a longo prazo, acertadas.
    Sobre Del Piero e Totti. O primeiro nunca foi na Azzurra o mesmo da Juve. E hoje é reserva, no clube, de Iaquinta e Amauri, que podem vir a ser o ataque da seleção italiana na Copa. Ou seja, a meu ver, não merece mesmo ser convocado.
    Totti abriu mão da Azzurra, Voltou atrás. Talvez, se não estiver machucado (o que, convenhamos, é raro) possa ser chamado para ser uma boa opção de banco. Não mais que isso.
    Resumo da ópera. Acho que a Itália de ontem está próxima do melhor que a Azzurra pode vir a oferecer. Ficar sonhando que um Cassano ou um Totti versão 2009 vão transformar o time, é o mesmo que, como fazendo alguns cronistas nefelibatas, imaginar que trocar o Elano pelo Diego Souza e o Gilberto Silva pelo Hernanes vai transforma o Brasil em uma máquina de futebol ofensivo.

    • Gian Oddi disse:

      Murilo, até concordo com você em relação a Del Piero e Totti — embora, para mim, Totti em forma não possa ficar fora da lista. Sobre Cassano, quando digo que é o melhor jogador italiano, refiro-me a este momento: nem Buffon, nem Del Piero, nem Cannavaro, nem Pirlo e nem De Rossi jogam mais que ele HOJE. Se formos pegar a perspectiva histórica, Cassano fica bem pra trás, claro. Hoje, não. E tecnicamente, não acho que a diferença entre ele e os demais atacantes seja “pouca”. Só por isso acho que Lippi deveria arriscar. Até porque o próprio técnico disse que o problema não é extra-campo… então…

  5. Cow Molester disse:

    A Bulgária sentiu falta do Hristo Stoitchkov… e gostei da chuteira do Fabio Grosso!
    Abs

  6. Marcelo Andere disse:

    Reclamar do Marchionni eu até entendo(aliás, Camoranesi é outro lixo), mas acho o Palombo muito bom jogador.

    Não acho que a Itália precisa convocar Totti(pediu pra sair, não acho certo ficar nesse “vai e vem” com a seleção) ou Del Piero(se é pra renovar, ele não pode ser convocado), mas concordo que Cassano, assim como seu companheiro de equipe Pazzini, deveriam ser convocados.

    • Gian Oddi disse:

      Marcelo, também não acho o Palombo um mau jogador. Mas acho que não é, ainda, um cara para a seleção. E concordo que, entre os três ausentes, Cassano é que mais tem feito por merecer o chamado, embora Totti seja um jogador capaz de mudar o time. Abs

  7. Pedro de Oliveira disse:

    Camoranesi lixo? Joga demais o argentino. Uma das causas da seleção argentina ir tão mal das pernas é não ter meias da qualidade do Camarão, que apoia muito e é voluntarioso.

  8. Dantas disse:

    O seu Murilo, que isso heim.
    Expressar a opiniao é bom, mas antes leia bem antes de clicar em ENVIAR.
    Valeu tudo de bom.

  9. Dantas disse:

    E o Cow lembrou bem de um grande nome do Barça de antigamente ele e Pep juntamente com Laudrup arrebentavao.

  10. Dantas disse:

    E o Cow lembrou bem ele e Pep juntamente com Laudrup davam show no Barça de antigamente.

  11. Murilo disse:

    Caro Dantas,
    se seu comentário das 2:52 se refere a erros de digitação e palavras duplicadas e uma que outra vírgula fora de lugar em meu comentário, fruto de redação apressada, mea culpa. De fato poderia ter gastado mais tempo relendo o texto. Mas sua bronca parece a do roto falando do rasgado: vejo pelo menos uns quatro erros de digitação e gramaticais em cada um de seus curtos comentários.
    Se, porém, vc reclamava de um tom um tanto impaciente do texto, peço desculpas ao Gian, meu objetivo não era ser agressivo.

  12. Marcelo Andere disse:

    Pedro,
    sempre achei o Camoranesi apenas mediano e já teve seu momento de bom jogador. Mas o futebol dele de hoje em dia não serve para jogar na Juventus e muito menos na seleção.

    Mas respeito sua opinião.

  13. Marcelo Andere disse:

    Gian,
    o problema não é a qualidade técnica de Totti(sou romanista, ele é craque e meu ídolo no futebol), só não acho correto o cara pedir pra sair da seleção e depois mudar idéia…seleção é coisa séria.

    Abraços!

  14. Dantas disse:

    O seu Murilo eu que peço desculpas mas nao era na questao gramatical nao, (ate pq quem sou eu) era por descordar do que estava comentando e achar que nao havia fundamento logico no que havia dito.
    mas ate me arrepende de ter te criticado, nao gosto disso mas foi de momento se tivesse como apagaria a quele comentario das 1:52.
    Tudo de bom e descuclpas novamente.
    Nos proximos iremos nos acertando.

  15. Luiz Henrique Passos disse:

    Vocês, criteriosos críticos, se furtam a enxergar as limitações do Morumbi para realização da abertura da Copa. Eu, que nem de SP sou, vou citar por baixo: 1) Acesso péssimo; 2) Falta de área externa; 3) Falta de estacionamento; 4) “Empréstimo” do BNDES a entidade privada (não vai pagar de volta) 5) O estádio também será sub-utilizado (a torcida do SP não vai a estádio). Meus caros, é notória o tendencialismo de vocês, se sucumbindo à prepotência dos São-paulinos. ESTOU DECEPCIONADO COM VOCÊS LOBISTAS. Como diz o Juvenal “Contamos com a imprensa paulista…”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s