O Milan é bom. Só não é favorito


Pato vibra após gol contra a Juve: ele jogar um pouco mais do que no ano passado é uma das muitas condições pra esse Milan (que não é ruim como dizem) dar liga

Eu estava para escrever há algum tempo. Para não parecer oportunista, não queria fazê-lo justamente depois de o Milan ganhar, enfim, alguma coisa. Ainda que esta “coisa” seja o troféu Luigi Berlusconi, e nos pênaltis (clique aqui para ver como foi o triunfo sobre a Juve). Bom… mesmo parecendo oportunista, direi: há um baita exagero sobre o que se fala em relação às deficiências desse time.

É óbvio que hoje a Inter é o melhor time da Itália. Também é evidente que, ao lado da Juventus, a equipe nerazzura foi a que melhor contratou. E que isso faz de Inter e Juve, sem dúvida e para mim nesta ordem, os favoritos à conquista do Campeonato Italiano 2009-2010.

Mas daí a dizer que esse time do Milan é “muito fraco”, como tanta gente tem dito, vai um longo caminho.

Até é possível entender como e por que nasceram críticas tão contundentes. Recapitulemos:

Primeiro o Milan vende Kaká, seu melhor jogador, e por isso começa a temporada cercado de compreensíveis protestos da torcida. Ao contrário da Inter, que “trocou” Ibrahimovic por Eto’o,  o time demora para trazer um reforço  de peso e, quando o faz, anuncia Huntelaar — que, convenhamos, não empolga. Em meio a esse clima, e talvez esteja aí o motivo das críticas terem crescido tanto nas últimas semanas, o Milan coleciona uma sequência de 10 amistosos sem vitória (incluo na lista o jogo de hoje).

É evidente que as chances de o Milan vencer o próximo Italiano são menores das de Inter e Juventus. É evidente que a perda de Kaká, chegasse quem chegasse, seria muito sentida. Só não é evidente, para mim, que essa batelada de amistosos signifique alguma coisa (são tantos os exemplos de pré-temporadas passadas…). Assim como não é evidente que esse time do Milan é “muito fraco”, como já ouvi tanto, especialmente na imprensa brasileira.

Vale uma olhada na provável escalação titular da equipe de Leonardo:

Abbiati (Dida), Zambrotta, Thiago Silva, Nesta e Jankulovski; Gattuso, Pirlo e Flamini (Ambrosini); Pato, Huntelaar e Ronaldinho.

O amigo há de concordar, não é um time tão ruim assim (os goleiros, vá lá…). Pode-se criticar a idade dos laterais, mas, em termos de qualidade, é uma dupla superior, por exemplo, à da Juventus (Zebina e Molinaro). Na zaga, a dupla Thiago Silva e Nesta não deve nada a nenhuma outra da Itália (Mexes e Juan, talvez?). O meio-campo, que além dos três escalados (dois campeões do mundo) ainda conta com opções como Seedorf, Ambrosini e o promissor Abate, também não parece “muito ruim”. E no ataque, se o desempenho do trio ainda é uma incógnita (ao contrário do de Inzaghi, o grosso que sempre satisfaz), não há tantas dúvidas sobre sua qualidade técnica.

Esse Milan precisa dar liga. Precisa que o bom Thiago Silva dê certo e que Nesta esteja realmente recuperado de suas infinitas lesões (deu esperanças de estar). Precisa que seus veteranos, que ainda não são poucos, tenham condições de jogar toda uma temporada. Precisa que Pato faça só um pouco mais do que mostrou ser capaz de fazer na temporada passada. E que Ronaldinho jogue mais ou menos a metade do que já mostrou saber jogar.

Precisa de muita coisa, é verdade. Mas não é um time, pela qualidade dos jogadores que tem, que pode ser descartado de antemão, pelo menos no futebol italiano (e na Europa a vida é dura para todos os italianos).

O Milan só não é favorito. O que, por se tratar do Milan e do seu histórico — o clube mais vencedor dos últimos 20 anos no planeta —, acaba fazendo todo esse barulho. E virando, para alguns, um time “muito ruim”.

 PS: A vibração do Adriano Galliani e a expressão do Leonardo depois de Thiago Silva converter o pênalti decisivo contra a Juve mostraram que, para o Milan, o torneio de hoje era menos “amistoso” que para a Juve.

PS2: O Italiano está mesmo em baixa. Na enquete que está na home do iG Esporte, 45% dos internautas preferem o Espanhol; 35%, o Inglês; e apenas 18% optam pelo Italiano como “o preferido”. Dá pra entender…

Anúncios

Sobre Gian Oddi

Jornalista, é hoje comentarista dos canais de televisão ESPN e ESPN Brasil. Trabalhou por sete anos como editor da revista e do site de Placar. Em duas passagens pelo portal iG, onde esteve por mais de cinco anos, foi editor de esportes e editor-executivo de esportes, ciência e tecnologia. Morou por um ano em Roma, produzindo matérias para a Placar e outras publicações da Editora Abril. Do Brasil, foi colaborador do diário espanhol Marca. Editou por seis anos o blog A Bola na Bota, sobre futebol italiano.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

20 respostas para O Milan é bom. Só não é favorito

  1. Luana disse:

    Sem contar que, Ferrara trocou tudo errado e Juventus SE PERDEU no segundo tempo. Aí deu no que deu.

  2. Diogo Kotscho disse:

    Eu concordo que não é ruim, apenas está pagando pela falta de planejamento de tres anos atras. Futebol de alto nivel não perdoa isso. O que por aqui se resolve com uma ou duas contratações, lá demora duas ou tres temporadas.

  3. Luana disse:

    E Zebina e Molinaro, cada um por si só já é pra chorar, imagina quando os dois estão no mesmo jogo… Prenúncio de desastre…

  4. Ique Muniz disse:

    Concordo com você, Gian, que o Milan não é tão lamentável como tem gente dizendo. O complicado é apostar no Leonardo em fazer todo mundo jogar direitinho, pra empolgar. Parece que o time depende mais do individual que do coletivo!

  5. Cow Molester disse:

    Se o Ronaldinho puder jogar por volta de 40 ou 50% do que jogou no auge e o Pato for, como você mesmo disse, um pouco melhor que na última temporada, as chances do time crescem consideravelmente. Se o Pato for na temporada toda aquele Pato do jogo contra a Inter no 2º turno já está de bom tamanho.
    Resta saber também se o depto. médico rossonero, que é de fazer inveja ao nosso SUS, recuperou o Nesta pra valer.
    E outro que joga muito, mas já se encontra em idade avançada é o Seedorf com seu físico de cão daschund. Na idade que ele está, de uma temporada para a outra o futebol pode desaparecer.
    Mas voltando ao Ronaldinho, infelizmente não creio que veremos o cadáver futebolístico que ele tem sido ressuscitar.
    Abs

  6. cesao disse:

    muito bom o comentário. estava pensando nisso outro dia, que o pessoal esta exagerando ao falar mal do milan! o time não é tão fraco como querem fazer crer e, como vc mesmo disse, esses amistosos nao são paarametro pra nada (infelizmente, porque sou interista! heheh)

  7. Allan Brito disse:

    Ahhh… que post oportunista hein Gian?

    Hahahaha…

    Falando sério: o Seedorf não vai ser titular desse time não? Se for, aí eu até concordo com você. Com Flamini é complicado, o que dirá com Ambrosini… tsc tsc…

  8. Dantas disse:

    Na minha opiniao o Milan vai evoluir bastante durante a temporada, a Zaga se Nesta continuar firme é irretocavel (ou quase) , tem jogadores de fortes na marcaçao no meio campo,e tambem de criatividade se Leonardo souber conbinar bem o seu elenco pode sair muita coisa boa.
    Na minha opiniao Huntellar vai surpreender a todos,ele só nao mostrou seu bom futebol no Real por falta de oportunidade,(o que na verdade acho que nao foi ruim quanto falam).Basta dar uma olhada em seus numeros por lá e antes no Ajax nem se fala.
    Alem de Borrielo que parece ser artilheiro de time medio,se resolver jogar o que jogou nos Griffonis a coisa da “liga´´ mesmo.
    Valeu Gian belo post.
    Tudo de bom a todos.

  9. Cow Molester disse:

    Após tanta discordância, finalmente temos uma opinião em comum, meu caro Dantas. Não consigo nem conter minha emoção!
    Acho também que o Huntelaar vai se sair muito bem no Milan.
    E digo mais: vai fazer uma temporada melhor que a do Benzema, o “substituto” do holandês lá no Madrid, que aposto que será uma bela duma decepção. Antes do meio da temporada vai ter lugar cativo nos bancos Recaro do Bernabeu.
    Abs

  10. diegomoraes disse:

    Acredito que o desempenho do Milan vai ser relativo ao do Ronaldinho. Se o Gaucho voltar a jogar so um pouco do que sabe , o Milan consegue um bom desempenho. Agora, essa dupla de ataque é muito promissora. Huntelaar só nao vingou no Real por falta de oportunidade. Não sei se ele e pato ja vão render o que podem nesta temporada, mas se o Milan tiver paciencia, terá um bela dupla de ataque para os proximos anos.
    Abraço a tds.

  11. Pedro de Oliveira disse:

    Huntelaar é do mesmo nível que o Luís Fabiano? Nunca vi esse holandês jogar.

  12. Dantas disse:

    Que bom Meu caro COW, sinceramente fico feliz por ter algo a concordar pois VC entende bem de futebol só temos algumas opinioes diferentes.
    Mas estamos ai pra mostra-las e se possivel for,convencer ou nao nossos caros amigos de comentarios.
    Tudo de bom COW,tudo de bom a nosso amiGO Diego e a todos os demais.
    Vale pessoal.

  13. Oddi,
    O principal pro descrédito do Milan como time nessa temporada é o Leonardo como técnico do time. Pra mim foi pior do que indicar o Dunga para técnico da Seleção Brasileira, e equiparável à indicação de Maradona para treinar a argentina.
    E o Mlan tem jogado no 4-3-1-2, pois o 4-3-3 não funcionou com Pato aberto no ataque – e o 4-3-1-2 já teve críticas do Berlusconi, então não deve durar.
    Para mim, a saída do Milan é optar pelo 4-4-1-1 (pensando ser necessário agradar o premier italiano): Roma; Zambrotta, T. Silva, Nesta e Jankulovski; Flamini, Gattuso, Pirlo e Seedorf (Abate); Ronaldinho; Pato. Essa escalação seia totalmente voltada pro Ronaldinho produzir – mas acho que sem ele no time, fica mais fácil montar um time mais competitivo.

    Um abraço!

  14. diegomoraes disse:

    Pedro de Oliveira, não sei se hunteelar é melhor que l. fabinao, mas tem tudo pra ser. Acredito até que tecnicamente l. fabiano seja um pouco melhor, nao mt coisa. A diferença é que o holandes é muito, muito matador( não que l. fabiano não seja)e tem numeros incriveis. É daqueles atacantes camisa 9 clássico, que faz gol ate de barriga, que, o que importa é a bola na rede. Assisti alguns jogos dele e o que eu achei mais incrivel nele é seu posicionamento. Alem de ser otimo no jogo aereo , chutar com as duas, ta sempre no lugar certo e na hora certa. Jogador de muito potencial na minha opinião.
    Abraços!

  15. diegomoraes disse:

    É isso ae Dantas, são as diferentes opiniões que deixam as discussoes interessantes. Tdo de bom pra vc tbm Dantas!
    Abraço

  16. Justo os laterais e os volantes, os jogadores que mais precisam de pulmão, são trintões (Zambrotta, Jankulovski, Gattuso, Pirlo).

  17. Pedro de Oliveira disse:

    Depende muito do condicionamento. Lógico que o pique não será como antes, mas resistência é adquirida após muito treinamento, era só ver o Nedved jogar, não parava nunca, mesmo com 36 anos. Agora, se a cachaça for um dos fatores fundamentais da vida dum jogador, aí pode esquecer, vai faltar pique pela idade e perna para aguentar os dois tempos.

  18. Ilse disse:

    É copmplicado fazer prenúncio em futebol.
    Pois diz um velho ditado, “Futebol é uma caixinha de supresas.”
    Assim nesse caso a lógica conta mais ou menos nesse esporte em que cada jogo é uma história.
    E com o MIlan de tantos talentos individuais custeados a peso de ouro, alguns alardeados como grandes promessas -caso do Pato,-que se arrastam sem serem cumpridas, é melhor usar de muita cautela bem antes de qualquer previsão.
    Pior de tudo é que o tempo é célere não parando para esperar o bonde da vida passar, levando com ele a juventude e seus sonhos.
    E daí não dá para viver de promessa.
    No meu entender a promessa “Pato” está demorando a se realizar.Ronaldo o Fenômeno, na idade dele já tinha se consagrado como uma caso real de craque genial.

  19. emanuel disse:

    quais os reforsos do milan

  20. junin disse:

    o MILAN vai ganhar a champions league e o italiano o ronadldinho ta mostrando que sabe joga e voltando o pato sabe empurrar pra dentro fecho o time…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s