Pelo fim das focas

Coluna (ou não) desta terça no Jornal Placar:

 

 

 

Kerlon tem só 21 anos. Somando os Brasileiros que jogou pelo Cruzeiro, não fez nem 20 partidas. Sua grande conquista foi o Sul-Americano sub-17 de 2005 — do qual foi artilheiro e eleito melhor jogador. Na última temporada, atuou pela primeira vez por um clube europeu: fez quatro jogos, todos saindo do banco, pelo Chievo. Também na Itália, chamam-no de Foquinha, apelido que ganhou em Minas pela capacidade de levar a bola adiante com a cabeça.

Ronaldinho tem oito anos a mais. No currículo, uma Copa do Mundo, dois Espanhóis, uma Liga dos Campeões e dois prêmios de “melhor do mundo” da Fifa. Alguns detratores chamam-no de “foca amestrada”, uma alusão aos lances plásticos mas pouco produtivos que insiste em exibir em alguns jogos.

Kerlon, apesar das seguidas seguidas lesões que vêm atrapalhando sua carreira, terá no próximo Italiano a oportunidade da sua vida: na semana passada, assinou contrato com a poderosa Inter de Milão até 2012.

Ronaldinho, no rival Milan, terá talvez a última chance de recomeçar em um dos gigantes do futebol europeu. E de provar que ainda tem condições de ir à Copa.

Os momentos são absolutamente diferentes, mas tanto Kerlon como Ronaldinho poderão, no Italiano, viver marcos positivos de suas carreiras. Para isso, porém, precisarão ser bem mais que foquinhas.

** 

O Milan diz que só cogita contratar um atacante: Luis Fabiano. O procurador do atacante afirma que até existem outras propostas para o Sevilla, mas garante que o brasileiro só quer um time: o Milan. Conseguirão os espanhois resistir e impedir essa linda história de amor à primeira sondagem?

**

José Mourinho disse que sonhava com outra Inter, que o time não está entre os maiores da Europa e que ele não é Harry Potter para ganhar a Liga dos Campeões. Eu concordaria com o técnico, se ele não achasse que as chegadas de Deco e Ricardo Carvalho é que deixariam a Inter entre os maiores.

DICA: Pra quem quer ficar ligado nos torneios amistosos dos principais times europeus, vale muito a pena conferir o Guia da pré-temporada da revista Trivela: aqui.

Sobre Gian Oddi

Jornalista, é hoje comentarista dos canais de televisão ESPN e ESPN Brasil. Trabalhou por sete anos como editor da revista e do site de Placar. Em duas passagens pelo portal iG, onde esteve por mais de cinco anos, foi editor de esportes e editor-executivo de esportes, ciência e tecnologia. Morou por um ano em Roma, produzindo matérias para a Placar e outras publicações da Editora Abril. Do Brasil, foi colaborador do diário espanhol Marca. Editou por seis anos o blog A Bola na Bota, sobre futebol italiano.
Esse post foi publicado em jogadores, mercado da bola e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Pelo fim das focas

  1. Juventino disse:

    Ow Gian o que tu tem contra a Juve q vc tanto ignora? E qdo fala é para descer a lenha? Recalque Romanista mesmo? =] ahhahahhahhahahhahaa

    saudaçoes bianconeras.

  2. O KERLON MOSTROU QUE PODE TRABALHAR NUM CIRCO. FALTA AGORA CONVENCER DE QUE PODE TRABALHAR NO FUTEBOL! ALIÁS ISSO O GAÚCHO DEMONSTROU.

  3. Paulo Cesar Debastiani disse:

    Gian, ou você passou os últimos anos recluso num mosteiro, ou está na profissão errada. Quem viu Ronaldinho jogar sabe que se trata de um dos maiores craques da história do futebol. Para vc ter uma idéia, imprensa espanhola o aponta como o maior craque da história do Barça, acima de Cruyff e Maradona. Chamar um jogador destes, ídolo de multidões, de “foca” apenas demonstra falta de conhecimento. E naõ se esqueça que nem todos gostam de brucutus como você. abçs.
    abçs.

  4. Oi, sou Dunia, atriz porno brasileira que trabalha na Europa e que tenho um blog onde conto todas as minhas cachorradas, que gostaria de divulgar. ¿E possivel? Obrigada! http://duniamontenegro.wordpress.com/
    Meu Twitter http://twitter.com/duniamontenegro
    Beijao a todos onde mais gostem de ser beijados…

  5. José Guilhermo disse:

    Realmente o Ronaldinho ganhou mais títulos do que o Cruyff e o Maradona no BARÇA mas o grande ídolo do Barça chamasse Ladislau KUBALA , Húngaro pertencente ao esquadrão Hungaro de 54,jogou no Barça nos anos 50 , o grande problema do Ronaldinho é que ele nao joga nada há três anos só isso se ele quiser voltar a ser profissional do Futebol quem sabe ainda da pra ele voltar pra seleção agora apostar nele como o MILAN esta fazendo no grande craque da temporada acho loucura, treinar as vezes é bom.

  6. Cesar Arruda disse:

    Paulo César, é impressionante você achar que um jogador que jogou futebol direito só por dois anos da vida pode ser o maior de alguma coisa…. ele precisa sim deixar de ser um foca e nisso eu concordo com o texto desse blog!

  7. Paulo Cesar Debastiani disse:

    Cezar Arruda, quando aos “dois anos”, Ronaldinho estreou na seleção brasileira em 1.99, com um gol antológico no primeiro toque na bola. Foi eleito o 5o. melhor jogador da copa 2002 e carregou o Brasil nas costas no jogo mais difícil, 2 X 1 contra a Inglaterra. Foi melhor do mundo em 2004 e 2005. E foi o 3o. melhor do mundo em 2.006, sendo vice artilheiro do campeonato espanhol. O que eu questiono é um jornalista como Gian desconhecer estes dados básicos do esporte que se propõe comentar. É o mesmo que alguém querer falar sobre ciência e desconhcer a teoria da relatividade. abçs.

    RESPOSTA
    Fala, Paulo. Tudo bem? Só vi agora seus comentários (correria aqui, tanto que nem os novo posts eu consigo colocar). Primeiro, pode ter certeza que conheço bem o tema que me proponho a comentar neste blog, assim como conheço bem a carreira de Ronaldinho. Não o considero uma foca amestrada, pode ler aí em cima (só que já ouvi, e vc também deve ter ouvido, gente chamá-lo assim). Mas não nego que tenho minhas ressalvas ao seu futebol (ou melhor, à média de seu futebol). Na Itália, ele chegou a ameaçar mudar seu estilo e mostrar disposição para voltar a ser grande. Mas só ameaçou. Agora, nesta temporada, terá a última chance para mostrar que é um jogador que “durou pouco”, muito pouco para o que podia durar. Como bem disse o Cezar aí em cima… abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s