Giro d'Italia

Como não tem rodada no fim de semana, como raramente tem notícia relevante, como as movimentações do futebol italiano estão quase tão paradas fora como dentro de campo, vou dar uma passada geral pelos principais clubes do país. Comentando o que por lá se comenta. E também um pouco do que senti após a passagem pela Bota no mês passado.

INTER
Que trata-se, hoje, do melhor time da Itália ninguém duvida. Sobre o fato de terem sido boas as contratações de Milito e Thiago Motta, idem. Só fiquei surpreso, lá na Itália, com o peso que tem sido dado às possíveis contratações de Ricardo Carvalho e Deco. “Com Carvalho e Deco seria uma Inter Real”, chegou a estampar um jornal, comparando o time italiano com o do gastão Florentino Perez. Não dá. A Inter, aliás, tem esse probleminha há algum tempo: o de acreditar que bons jogadores (coisa que ela tem de monte) valem tanto quanto jogadores extraordinários e decisivos como Kaká, Cristiano Ronaldo e… o seu próprio Ibrahimovic, que, ao que parece, ela só vai conseguir segurar porque Real Madrid e Barcelona fizeram outras opções.

MILAN
O barulheira que se faz em torno da possível contratação de Dzeko, do Wolfsburg, (agora crescem as chances de Luis Fabiano) dá uma boa idéia de como está o mercado italiano na pré-temporada… A perda de Kaká será irreparável, e isso é um consenso, mas há uma clara divisão sobre em quem apostar como “compatriota sucessor” do novo astro do Real: uns apostam que Leonardo colocará suas fichas em Ronaldinho Gaúcho, pela bagagem que tem e qualidade que já mostrou um dia, e outros, como o próprio Kaká, preferem dizer que Pato será o novo ídolo milanista. Eu acho que Thiago Silva é quem pode fazer a diferença em relação à temporada passada, quando a defesa do time foi de doer. E acho também que, se Berlusconi deixar Pirlo ir para o Chelsea, vai merecer mais que nunca essa enorme queda que se prevê no número de carnês vendidos para 2009-10.

JUVENTUS
A contratação de Diego é, até agora, a principal da pré-temporada italiana. E a torcida, apesar da chegada do que eles chamam de “traíra” Fabio Cannavaro, parece animada com a temporada que vem por aí. Principalmente pela contratação do brasileiro, mas também porque o seu presidente, Cobboli Gigli, ainda promete grandes novidades (eu já acho que não serão tão grandes assim, vide patamar atual do mercado da Bota). O time tem vários jovens italianos promissores, deve se livrar do mala-sem-alça-e-criador-de-problemas Trezeguet e, com mais um ou outro bom reforço pode mesmo dar trabalho no Italiano.

ROMA
O adeus do Montella pode com razão entristecer torcedores saudosistas. Mas, para o time, não muda um cazzo. Aliás, só se fala de compra e venda por lá: não de jogadores, do clube. O tal do Fioranelli, um endinheirado (e representante de outros) a quem a família Sensi deve dinheiro, garante que vai comprar o clube. Até isso acontecer (se é que vai), fica difícil especular sobre o que será a próxima Roma. Mais fácil de avaliar é a infelicidade de um tal Nicola Irti, advogado ligado a Fioranelli, que, ontem, falou mais ou mesmo o seguinte: “A Roma tem que se livrar de Totti. Ele é a ruína do clube“. Não vou me meter na questão financeira, nem posso. Mas o tal do Irti parece nunca ter pisado na capital italiana para saber onde está mexendo. Sua frase fez a Roma colocar um comunicado em seu site, defendendo o capitão. E fez Totti pensar em processá-lo. Além disso — e principalmente — deve ter deixado com uma pulga atrás da orelha os muitos torcedores que se perguntam “quais as garantias que esse novo comprador pode dar de que formará um bom time?”. Por que, ao falar o que falou, Irti dá a pinta de nunca ter assistido a um joguinho da Roma…

Por questões de tempo, vou ficar na dívida em relação à Fiorentina, Lazio, Napoli e Sampdoria, para os quais eu também tinha algumas linhas a dedicar. Mas aos poucos, post a post, a gente vai colocando por aqui.

Sobre Gian Oddi

Jornalista, é hoje comentarista dos canais de televisão ESPN e ESPN Brasil. Trabalhou por sete anos como editor da revista e do site de Placar. Em duas passagens pelo portal iG, onde esteve por mais de cinco anos, foi editor de esportes e editor-executivo de esportes, ciência e tecnologia. Morou por um ano em Roma, produzindo matérias para a Placar e outras publicações da Editora Abril. Do Brasil, foi colaborador do diário espanhol Marca. Editou por seis anos o blog A Bola na Bota, sobre futebol italiano.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Giro d'Italia

  1. Helen disse:

    Esse tal Irti mexeu com quem não devia… Provocar Totti significa mexer com a torcida romanista inteira, e como eles dizem, “Totti nn se tocca”! E outra, é um absurdo ele dizer uma coisa dessas de um dos maiores jogadores italianos de todos os tempos, e o que eu considero atualmente o melhor da Itália. Dá pra perder a conta de quantas vezes er bimbo d’oro já carregou a Roma nas costas, e como ele é decisivo e muda a maneira de a equipe jogar quando está em campo. Líder nato. Realmente, essas declarações colocam em dúvida o novo presidente, sobre o qual já ouvi rumores de ser laziale ou ser ex-braço direito de algum laziale aí.

  2. claudio disse:

    velho na boa….
    eu torço pro manchester united…
    mas esses times ai da italia estao falidos….q ponto chegamos……..
    a inter o melhor time da italia sem ter um meia de criaçao …
    se o time do real madrid estivesse em campo com a camisa do siena…seriam campeos co m10 rodadas de antecedencia….esse ano…inter e juve vao disputar pau a pau o titulo… o milan fica no maximo com o 3 lugar isso pq nao conheço o trab do leonardo….roma e firenze disputam a 4 vaga….pode anota ai..em junho vc me lembra….

  3. Éder Fantoni disse:

    Huntelaar bem próximo do Milan!

  4. Angelo Frizzo disse:

    Não sou um “especialista” ,como outros por ai, em futebol. Porém, por mais que eu me esforce, ainda não vi ninguém nem parecido com o Ronaldinho Gaucho nestes ultimos dez anos. Ha mais de 50 anos assistindo e amando futebol, sem ser torcedor fanático de nenhum clube, depois de Pelé, já apareceram muitos craques e super craques. Mas nenhum comparável aos dois, Em primeiríssimo o Pelé disparado, depois o Ronaldinho. Os demais vem muito depois deles.
    Por isso acho que a Milan, se ficar com ele e deixa-lo jogar direto, não tem como perder o escudettoÉ só minha opinião. Abraços…

  5. renato disse:

    o totti já jogou muito. hj ele é a âncora do time sim!
    sou contra esse negócio de gratidão. ele ganhou mto bem pra ter sido o craque do time durante anos.
    hj ele não merece o salário que ganha. nenhum outro grande clube quer contrata-lo.
    até queria q ele continuasse na roma, mas pela metade do salário.
    é essa “gratidão” q fez a gente aturar cafu, roberto carlos e ronaldos na copa…

  6. Luana disse:

    Fora tudo isso, na Juventus teve toda aquela novelinha da contratação do D’Agostino (meia da Udinese), juventino declarado e apaixonado, onde a diretoria insensata do clube de Friuli queria nele uma cifra equivalente à que foi paga pelo Diego, e ainda queria por no rolo duas das maiores promessas do Calcio atualmente: uma co-propriedade do Marchisio e do Giovinco!!!
    E hoje me sai uma matéria no Tuttosport onde o Pozzo (diretor esportivo da Udinese) quer virar a mesa e dizer que os culpados são a diretoria da Juventus, que abusou da vontade do jogador e só quis usá-lo (???) esse tempo todo…
    E eu pergunto: um jogador de 27 anos, que realmente se destacou, mas somente na última temporada, e que corre riscos altíssimos de virar um “flop”, vale todo esse dramaquando se tem uma boa quantidade de jovens com potencial e à disposição? Me desculpem, mas pra mim essa negociação devia ter parado no primeiro abuso dos sem-noção-de-mercado friulanos… E eles ainda deviam agradecer pelos holofotes.
    Abraços, Gian!

  7. Pingback: Um gol, várias faces | Le Blog du Foot

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s