Não foi a suína, mas uma gripe feia me pegou de jeito. Motivo pelo qual apareço por aqui apenas dois dias depois de anunciado o tetracampeonato italiano da Inter. Ainda assim, vamos a algumas breves observações sobre o incontestável título nerazzurro e uma análise rápida sobre a importância de todos aqueles que participaram com pelo menos um joguinho da conquista.
O PESO DE CADA UM
Gostaria de dedicar uma ou duas linhas a cada um dos jogadores. Mas por enquanto, para não atrasar ainda mais o posta da campeã, vamos apenas com a classificação ‘galáctica’, por estrelas. Se vocês discordarem demais, coloco as justificativas depois, combinado?
* * * * *
Ibrahimovic e Júlio César
* * * *
Maicon, Cambiasso, Stankovic, Zanetti e Balotelli
* * *
Córdoba, Maxwell, Figo, Santon, Chivu, Mancini, Muntari, Samuel e Burdisso
* *
Materazzi, Crespo, Obinna, Adriano, Quaresma, Vieira e Júlio Cruz
*
Dacourt, Orlandoni, Toldo, Gimenez e Rivas
COISA DE AMIGO
Correu sites, jornais e TVs do mundo todo a imagem do goleiro Júlio César comemorando o tetracampeonato italiano da Internazionale com duas camisas de Adriano: uma que ele próprio vestia e outra que exibia à torcida para que ela aplaudisse seu ex-companheiro de time. E os torcedores aplaudiam. Um pouco, claro, porque torcida campeã aplaude até poste. E muito porque era Júlio César, talvez o segundo jogador mais importante do título, depois de Ibrahimovic, quem lhes pedia para aplaudir.
Mas que não se iludam aqueles que viram as cenas daqui do Brasil: não deve haver um torcedor da Inter, um italiano sequer que classifique como contribuição ao título os 12 jogos e 3 gols que Adriano fez na campanha do tetra. Seu feito mais impressionante na temporada talvez tenha sido o de tirar do sério e arrancar palavras duras de Massimo Moratti, o elegante dono da Inter cuja principal característica na relação com seus contratados é o paternalismo e o dom de perdoar (como pudemos ver, aliás, com o próprio Adriano).
Nem mesmo Júlio César, autor da generosa homenagem, deve achar que Adriano foi importante para a conquista. Seu gesto no domingo foi apenas o gesto de um grande amigo. E os aplausos da torcida um gesto de gratidão… a Júlio César.
MUDOU POR QUE?
Perguntado sobre qual teria sido o valor agregado pela chegada de José Mourinho em relação a Roberto Mancini, já que ambos tiveram o mesmo resultado (título italiano e derrota na Liga), Moratti saiu-se com essa: “Manter no grupo a vontade de vencer, o que não é fácil após três títulos seguidos”. Saiu-se bem.
ÁGUA NO VINHO
O jogo deveria ser só de festa, mas… Contra o Siena, Ibrahimovic ficou bravo com Balotelli porque este preferiu fazer o segundo gol da Inter ao invés de tocar a bola para o sueco, que briga pela artilharia do Italiano. Irritado, Ibrahimovic pediu para sair. Mourinho se recusou a tirá-lo. E, final feliz, como tinha que ser num jogo de festa, Ibra acabou marcando o terceiro.
Como já comentei sobre o esquema tático da Internazionale no outro post sobre a Lazio, gostaria de salientar a grande fase técnica de jogadores como Ibrahimovic e Júlio César, além da grande disciplina tática da equipe. O time é muito competitivo e, com mais um ou dois reforços, vai dar trabalho na Liga dos Campeões do ano que vem. Abraços.
Acho o time da Inter fraco ! Ganhou o italiano porquê os concorrentes simplesmente não existem !
O que ocorre com esta equipe é algo que acontecesse muito aqui no Brasil.
O time ganha o título estadual e já acha que é um grande esquadrão.
A Inter passou vexame na LIGA ….. e vai continuar passando !
nao acho q o mancini (jogador ) mereça estar entre as estrelas,
e tenho uma sujestao
escreva sobre o vechame romanista nesse campeonato
afinal o que aconteceu com a roma??
Também acho que Mancini não fez nada essa temporada, foram apenas 10 jogos como titular e 0 gols….
Eu acho a Inter um bom time, na UCL perdeu em Manchester chutando duas vezes na trave e jogando bem…
Na ,minha opinião a Inter tem um bom time,falta apenas alguns reforços,e eles nao passarão vergonha na UCL,jogaram muito bem.
E acho tambem que o Macini merece sim ser lembrado,porque alem de ter sido titular em poucos jogos,fez uma belo inicio de temporada.E só pra constar um time pra ser campeão tem que jogar bem toda a temporada,ponto que se perde no inicio pode custar caro no final.
Esse campeonato italiano está cada vez mais monótono e o pior é que não vejo perspectivas de mudar alguma coisa no ano que vem.
Gesto de um jogador que respeita o companheiro de profissão deveria ser considerado como um fator de exemplo para os amantes do futebol, que precisa a cada dia se humanizar para formar belos exemplos. Os gols do Adriano contribuiram e muito para o título, pois a matemática é clara e explicita.