Um título de verdade


Clique na foto da Lazio campeã para vê-la ampliada

Depois de cinco anos, a Lazio volta a ganhar a Copa da Itália, pela quinta vez na sua história.

E é justamente depois de cinco anos que o título do torneio volta a ser um título pra valer, desses que torcedores e dirigentes comemoram como se deve comemorar. Porque, se nos últimos quatro anos Inter e Roma brigaram por um prêmio de consolação por deixar escapar o scudetto (no caso da Roma) ou por uma cerejinha no bolo (no caso da Inter), na final de ontem Lazio e Sampdoria jogavam a temporada e também a vaga que não conseguiriam obter através do Campeonato Italiano para participar da futura Liga da Europa (a nova Copa da Uefa, para quem não sabe).

Quando dois times como Sampdoria e Lazio chegam a uma decisão da Copa da Itália, a final é mais final. E o título é mais título, motivos para maiores celebrações.

De certa forma, a decisão de ontem foi uma síntese do que foram os melhores momentos das duas equipes na temporada: a Lazio marcando seu gol com Zarate, uma das revelações do Italiano 2008-09, e a Samp respondendo com Pazzini, depois de mais uma brilhante jogada de Cassano.

Aliás, este blog só lamenta que justamente ele, Antonio Cassano, o melhor jogador italiano da temporada, tenha sido diretamente responsável pela derrota da Samp ao perder um dos pênaltis do time de Gênova. Parece ser a sina do futebol na Itália, um país onde pênaltis decisivos são sempre perdidos pelos melhores.

Mas o erro de Cassano certamente não diminui a grande temporada que ele fez, assim como sua presença em campo na decisão só deu mais valor ao título do time romano.

Alegria amarga
O blog não pode deixar de registrar, porém, o release que acaba de chegar da assessoria do zagueiro brasileiro Emilson Cribari. Lembram dele? Capitão e candidato a destaque da Lazio no início da temporada, ele foi esquecido pelo técnico Delio Rossi (teriam brigado…), que sequer o colocou no banco na final de ontem.

Cribari garante que ficou “muito feliz” com a conquistas e sofreu com final, mas não esconde que já está arrumando as malas, apesar de ter mais dois anos de contrato com o clube.

“Depois de quatro anos aqui na Lazio, onde cheguei a disputar quase 140 jogos e estive em campo nos momentos mais difíceis, me sacrificando, colocando o coração na ponta da chuteira sempre, não jogar principalmente esta decisão, o jogo mais importante desses quatro anos, é normal que tenha sido difícil para mim. Sempre disse que gostaria de terminar minha carreira aqui, mas desde que a consideração, o respeito o ambiente da diretoria e torcida continuassem em sintonia. Porém, não é o caso. Sinceramente, as chances de permanecer aqui são muito remotas”, diz.

Sempre segundo sua assessoria, de acordo com a qual a Lazio teria vetado o empréstimo de Cribari para o Milan no início desta temporada, Palermo e um clube grego já lhe procuraram para a próxima temporada.

Sobre Gian Oddi

Jornalista, é hoje comentarista dos canais de televisão ESPN e ESPN Brasil. Trabalhou por sete anos como editor da revista e do site de Placar. Em duas passagens pelo portal iG, onde esteve por mais de cinco anos, foi editor de esportes e editor-executivo de esportes, ciência e tecnologia. Morou por um ano em Roma, produzindo matérias para a Placar e outras publicações da Editora Abril. Do Brasil, foi colaborador do diário espanhol Marca. Editou por seis anos o blog A Bola na Bota, sobre futebol italiano.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Um título de verdade

  1. A vitória da Lazio acabou fazendo justiça ao jogo nos 120 minutos. Achei que os biancocelesti foram superiores e poderiam ter liquidado a fatura se não fosse pelo Castellazzi. Além disso, coroa uma campanha que deixou Milan e Juve pelo caminho. E é o primeiro título da Lazio “low-cost” do Lotito.

  2. Fabio Laziale disse:

    Foi emocionante a final, porém a Lazio merecia ter ganho o jogo no tempo normal. A temporada foi salva e vemos equipes mais “pomposas” só com fiascos, caso do Milan e da Romerda. Bem! Pelo menos espero ver Lazio X Romerda na Copa UEFA.
    Lazio campioni Copa Italia 2009!

  3. Cesar disse:

    ô laziale, melhor vc ficar espertão porque esse timinho da lazio não encara o da roma na uefa…. e eu nem romanista sou, hein?

  4. juliano colla disse:

    apesar do titulo esse timinho da lazio nao chega nen na uefa, so ganhou o titulo pq na final era a samp se fosse a roma……………..

  5. Fabio Laziale disse:

    HAHAHAHA Vocês esquceram quanto foi o último confronto da modesta Lazio contra a toda poderosa Romerda: Lazio 4 X 2 Romerda. Fora o Show! Romerda é Totti, que já tá velho…È finita! Lazio Campioni Copa Italia 2009!

  6. Marcelo Costa disse:

    Gostaria de falar do título da Internazionale. O técnico José Mourinho faz a Inter ter uma variação muito grande de esquemas táticos durante o jogo. O time passa de um 4-1-3-2 para o 4-2-3-1, 4-1-4-1 e 4-3-3. Balotelli é segundo atacante e meia aberto pela esquerda; Figo é meia pela direita e atacante pelas pontas direita e esquerda; Muntari é meia pela esquerda e volante pela esquerda. Abraços. http://esquemastaticos.blogspot.com/2009/05/esquema-tatico-da-internazionale-de.html

  7. gladiatore disse:

    A società podistica Lanzie conseguiu salvar a péssima temporada…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s