A rodada e um panorama geral

Não chega a ser novidade que a líder Inter vença a lanterna Reggina com facilidade. Embora seja de se estranhar que Júlio César termine um jogo deses como um dos melhores jogadores em campo — atrás, claro, de Ibrahimovic, autor de gois gols, um deles um golaço, que você vê no vídeo abaixo.

O resumo da ópera é que a Inter pode até não estar jogando grande coisa, mas com esses dois jogando o que tem jogado, a chance de a Juventus recuperar os sete pontos de desvantagem que tem nas próximas nove rodadas parece muito, mas muito improvável.

Isso apesar dos 4 x 1 do fim de semana sobre a Roma. Porque, embora obviamente a Juve tenha muitos méritos na goleada aplicada, não dá pra negar que as 11 (!) ausências romanistas também tiveram peso enorme no resultado. O que aliás, só reforça o que eu já havia dito após a eliminação na Liga dos Campeões: os principais reforços do clube para a próxima temporada devem ser nos departamentos médico e físico.

Até agora, não tinha muitas dúvidas que a quarta vaga para a Liga ficaria com a Roma. Hoje, já as tenho. Principalmente por causa do elenco dizimado com o qual o time conta, mas também porque o Genoa do recém-convocado zagueiro Boccheti (falamos da Azzurra logo mais), além de ter batido o mistão da Udinese, é um dos times que vem jogando melhor futebol na Itália.

Coisa que já não se pode dizer da Fiorentina, que venceu o Siena por 1 x 0, gol de Mutu, mas de novo não convenceu.

Por fim, Napoli x Milan. Um 0 x 0 do qual, por incrível que pareça, há muito a comentar. Primeiro, as faixas de apoio ao demitido técnico Edy Reja, coisa rara no futebol atual (alguém lembra da última vez que um clube demitiu seu técnico contrariando a vontade de seu torcida?); depois, o gol de Hamsik mal anulado (o lance era dificílimo), que deixaria o placar bem mais justo pelo que apresentaram as duas equipes; terceiro, a ótima atuação de Daniele Mannini, aquele meia que tinha sido suspenso por um ano (cumpriu dois meses) por se atrasar a um exame antidoping.

Tem mais: depois do jogo, as entrevistas dos técnicos pareciam refletir com sinceridade seus sentimentos em relação aos seus times. Ancelotti, apesar de ter levando um pontinho de Nápoles, era só mal humor com o desempenho do Milan. Donadoni, apesar de ter perdidos dois pontos, era só sorrisos. Ah, sim: e ontem voltamos a ver o trio brasileiro KaPaRo (lembram dessa história?) em campo. Mas numa melancolia só, se lembrarmos da empolgação que os milanistas tinham em torno do trio no início da temporada.

Por enquanto é só, pra não deixar a rodada passar em branco. E deixo uma pergunta, que hoje é a principal do Campeonato Italiano:

Quem fica com a quarta vaga na Liga dos Campeões? Genoa, Fiorentina ou Roma?

Anúncios

Sobre Gian Oddi

Jornalista, é hoje comentarista dos canais de televisão ESPN e ESPN Brasil. Trabalhou por sete anos como editor da revista e do site de Placar. Em duas passagens pelo portal iG, onde esteve por mais de cinco anos, foi editor de esportes e editor-executivo de esportes, ciência e tecnologia. Morou por um ano em Roma, produzindo matérias para a Placar e outras publicações da Editora Abril. Do Brasil, foi colaborador do diário espanhol Marca. Editou por seis anos o blog A Bola na Bota, sobre futebol italiano.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para A rodada e um panorama geral

  1. Felipe disse:

    Esse gol do Ibra é muito parecido com o do Totti contra a Inter em 2005

  2. Jean Pereira disse:

    Sempre acreditarei na minha Roma, mas apenas porque estes times do calcio são MUITO ruins. Mas espero que possamos em 2009 começar do zero, porque este time tem de mudar, a se iniciar com este goleirinho nota 5.

  3. COPEC disse:

    C O P E C
    Comunidade de Páginas Eletrônicas Colaboradoras
    Se você tem uma Página Eletrônica e quer aumentar seu público leitor, então venha para um novo jeito de fazer amigos e mostrar o seu trabalho na internet, venha e mostre a sua Página Eletrônica para o Brasil e o Mundo acesse: http://copec2008.ning.com e veja outras novidades.

  4. Genoa. Mas temo que não consigam segurar o Milito e o time caia logo nas preliminares da Champions. E tem o problema do coeficiente…

  5. gladiatore disse:

    Discordo sobre o departamento medico da Roma, é o mesmo desde o 2000 e nunca tivemos grandes problemas, alias sábado a Juve teve 10 lesionados enquanto a Roma 7.

  6. Gílson disse:

    Como a natureza abomina o vácuo, pelo menos é o que garantem os físicos, Genoa. Mas dizer que a equipe vem jogando bem… Vi a partida deles contra os sardos, no sábado retrasado, e nível foi sofrível. Tipo Napoli – Milan. A Fiorentina, para minha surpresa, não está jogando nada. Ontem, o que de mais divertido aconteceu no primeiro tempo foi o Frey tomar emprestado o boné de um cameraman. É a crise. Mas o cara devolveu no intervalo…

  7. JP disse:

    A Juventus alinhou sem Legrottaglie, De Ceglie, Camoranesi, Sissoko, Zanetti, Marchisio, Poulsen, Manninger, Ekdal e Jorge Andrade. 10 lesionados portanto, uns mais influentes que outros como é óbvio, tal e qual como os lesionados da Roma, não creio que tenha estado aí a grande diferença no marcador…

  8. JP disse:

    Obviamente o Poulsen está incorrecto, Amauri sim é que não pode alinhar…

  9. PC_JUV disse:

    Acho que falar que o jogo teria sido muito diferente se a Roma tivesse esse ou aquele jogador, eh sinceramente, arranjar desculpa, pois a Juv tbm estava desfalcada, de jogadores como sissoko e amauri que sao fundamentais, pra nao citar a lista toda…Acho que a Viola vai classificar, mesmo nao jogando bem, me parece mais equilibrada que a roma nesse momento, que passa principalmente por muitas turbulencias externas e sobre o trio do milan, acho tbm uma analise predisposta a critica, como kaka vai jogar bem vindo de contusao apos contusao…Ateh concordo que ronaldinho estah meio perdido, mas pato faz um excelente campeonato, cada dia mais maduro! E pra terminar acho dificil a Juv tirar a diferenca, mas que isso sirva pra estimular a diretoria a abrir o cofre pra proxima temporada e principalmente consiga um outro patrocinio, pois como sabemos a fiat new holland, pertence a mesma familia que eh dona da Juv…Entao em vez de um duplo investimento, interno e externo, o investimento acaba sendo soh um! Temos que conseguir a Tamoil de volta! ehehe!

  10. Éder Fantoni disse:

    Acho que a quarta vaga vai ficar com a Viola!

  11. guilherme augusto de oliveira disse:

    eu acho que a Roma classifica, apesar que esse ano não está jogando nada, mas eu acho que a Roma fica com a vaga.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s