Galvão, a Globo e a Itália

Por Milton Trajano 

Noutros tempos, confesso, já me incomodei com o ufanismo do Galvão Bueno nos jogos da seleção. Hoje, acho que o fato dele celebrar “o sorriso do Ronaldinho” numa partida em que o Gaúcho não joga nada faz parte do show que a nossa TV aberta exige. Talvez seja tudo necessário, sei lá, para o cara chegar a ter o status que tem. Sua qualidade como narrador é incontestável. E Galvão, muitos não devem lembrar, pode se orgulhar de ter dado à Libertadores o status que ela tem, hoje, no Brasil. Mas isso é outra história…

Bem mais difícil de engolir, num jogo como Brasil x Itália, é desinformação. E sobretudo em uma emissora como a Globo, onde o padrão de praticamente toda produção beira a perfeição. É infantil e ultrapassada a mania de dar pauladas na Globo “porque é a Globo”. Mas para que as críticas continuem sendo bobas e vazias, a emissora — que por sua audiência tem qualquer errinho reverberado de forma colossal — não pode dar munição.

Ontem, no jogo entre Brasil x Itália, ela deu. Vejamos:

* Não acho grave Galvão chamar Gianluigi Buffon de “Gianluca”, embora estejamos falando do goleiro mais famoso do planeta, o campeão da última Copa. O goleiro da Itália em 1994, afinal, era um Gianluca, o Pagliuca. Entende-se a confusão. Mais estranho, porém, é que Galvão repita o “Gianluca” umas cinco ou seis vezes, sem que ninguém da emissora o corrija.

* Me incomoda, mas já estamos acostumados, ver Arnaldo Cézar Coelho tentando defender o indefensável, como  a anulação do gol da Itália aos 4 minutos. “Ele foi muito firme, seguro!”. Gaguejando, foi essa a frase (ou algo parecido) usada por Arnaldo para justificar o erro do assistente. Nada a ver com patriotada. Há tempos a Globo convive com esta categoria de “defensores (e não comentaristas) de arbitragem” — Renato Marsiglia é uma exceção. Puro corporativismo, incompreensível para árbitros aposentados.

* Ouvir Galvão dizendo que “De Rossi é um dos jogadores que mais bate no planeta” é duro para quem vê o meio-campista da Roma jogando todas as semanas. Mas passa, é uma opinião, embora sem embasamento estatístico. Já ironizar a frase de Cerezo, para quem “De Rossi é o melhor jogador nessa posição no mundo”, é um pouco pior, porque, afinal, também se trata de opinião. E, acho, de alguém mais bem informado sobre o tema. Ah: não dá para recriminar Mauro Naves por ter dito que Cerezo deveria estar “puxando sardinha para Fiorentina”. Foi um engano, acontece com todos nós, ele certamente quis dizer “Roma”.

* De todos os equívocos, porém, a surpresa geral com a “escalação ofensiva” da Itália é o que pega pior. “Nunca vi a Itália entrar em campo com três atacantes”, disse Falcão. Eu vi. Por exemplo, nos últimos quatro jogos das Eliminatórias para a Copa. Só para relembrar: Pepe, Gilardino e Di Natale jogaram juntos duas vezes; Gilardino, Toni e Di Natale, uma vez; e Camoranesi (adiantado), Toni e Di Natale, outra. Se apegar aos clichês é fácil, mas pesquisar um pouquinho não é tão difícil assim…

São alguns exemplos, e outros podem ser vistos nos comentários do post anterior. É claro que coisas do gênero passam batidas para 95% dos telespectadores da TV aberta. Mas não custa se importar um pouquinho com os outros 5%. Até porque não estamos falando de pesquisas com alto grau de complexidade: falamos, nesse caso, das Eliminatórias para a Copa do Mundo e da seleção Italiana. Se ainda falássemos da Copa Nabisco e do time das Ilhas Maurício…

Sobre Gian Oddi

Jornalista, é hoje comentarista dos canais de televisão ESPN e ESPN Brasil. Trabalhou por sete anos como editor da revista e do site de Placar. Em duas passagens pelo portal iG, onde esteve por mais de cinco anos, foi editor de esportes e editor-executivo de esportes, ciência e tecnologia. Morou por um ano em Roma, produzindo matérias para a Placar e outras publicações da Editora Abril. Do Brasil, foi colaborador do diário espanhol Marca. Editou por seis anos o blog A Bola na Bota, sobre futebol italiano.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

102 respostas para Galvão, a Globo e a Itália

  1. Franco disse:

    Concordo com seu artigo e acho que está sendo até bondoso demais com o Galvão e sua turminha.Não tenho nada contra a Rede Globo, até elogio muita coisa desta emissora,entretanto; ter de suportar as incoerências, a presunção, os erros e toda sorte de absurdos que saem da boca do Sr. Galvão Bueno, é muito difícil para qualquer individuo que tenha um mínimo de instrução.Aliás, seria interessante que este Sr. fosse informado sobre a necessidade de, no mínimo, prestar atenção no evento que está transmitindo.Quem sabe assim, não teríamos de ouvir tantas besteiras.

  2. Fernando Brito disse:

    Acho que a Globo não se importa com os 5% que você mencionou, Gian. Aliás, tenho a impressão que esse discurso do Galvão, carregado de ignorância e estereótipos, agrada demais a maioria do público (os tais 95%). Exemplos: A Itália é retranqueira; o futebol inglês se resume a chutões e correria; a Alemanha joga algo parecido com futebol.

  3. Simone disse:

    Perfeita colocação Gian!

    Eu faço parte dos 5%..

    Galvão pelo jornalista/comentarista que é devia se informar um pouco mais antes de narrar os jogos, ficou claro que ele só acompanha jogo da seleção, nada mais…

    Não só o Gianluca, mas tambem o CanavaRRo, isso vem desde a Copa de 2006.

    E o unico jogo do De Rossi que ele viu na vida, foi aquele na Copa de 2006, que ele deu uma cotovelada no cara.

    Dá desgosto assistir!!

    Imagina na copa das confederações?!Meu deus!!

    E o pior é o fato da Globo até hoje não ter aprendido a falar a Roma, a Inter, a Juve…
    Uma vez eu até li um post num blog do globoesporte.com, com a explicação do porque eles usarem o “o” em vez do “a”…enfim ridiculo…

    No mais eu espero que na Copa das Confederações a Italia melhore, pra ter um jogo melhor…ontem eu não achei que foi tudo aquilo que muita gente ta dizendo…a seleção jogo o suficiente pra bater uma Italia bem ruim…

    Até mais e Parabens pelos post mto bons!!

  4. Pingback: Charges do Esporte - As charges do iG Esporte: uma visão bem humorada de tudo que acontece no mundo do futebol e dos esportes em geral » BRIGANDO CONTRA A IMAGEM

  5. Andrea disse:

    Parabens Oddi, por suas observações, e realmente terrivel assistir os jogos que a globo transmite, eles (comentarista, narador etc) mostram que não acompanham nada de futebol internacional.

    abços

  6. Orlei disse:

    Galvão também chamou o Camoranesi de Camaronesi umas 10 vezes…

  7. Gustavo Lara disse:

    Oddi, parabéns pelo seu blog. Fico feliz que hoje em dia ainda temos jornalistas lúcidos e inteligentes nesse país. E que conhecem e estudam o futebol.

    Concordo com suas observações sobre a Rede Globo. Infelizmente vivemos em um país no qual a maioria da população é ignorante e alienada.

    Um abraço e parabéns!

  8. Leo disse:

    Seja para 5% ou 95% da audiência, não importa. A Globo ou qualquer outro veículo de comunicação precisa se preocupar em sempre passar a informação correta. Afinal, muito gente usa TV para se informar (coitados!). Errar tudo bem, mas corrigir uma informação incorreta é obrigação.

  9. José Pedro disse:

    Você realmente gosta do Galvão, porque não está dando pra aguentar mais ver qualquer esporte na Globo. Ele fez escola lá. Todos os comentaristas e narradores da globo, de qualquer esporte, se acham os “Deuses” do assunto. Sacam comentários tão sem sentido, que a gente olha para os lados e percebe que ninguem entendeu aquilo !!!. No caso da Televisão, fazem questão de narrar o “Óbvio”, esquecendo que estamos “vendo” a cena. Será que é assim que se mantem o emprego lá ???.
    Nesse jogo, na TV paga, o narrador, logo no início do jogo, disse do goleiro da Itália: “ele era o terceiro reserva na copa de …..”. O que interessa essa informação naquele momento ???. Tem-se a impressão que quer deitar Erudição para nós ignorantes.
    Chega,…Globo, está caminhando para o buraco, também no esporte.

  10. Marco Clerris disse:

    Caríssimo Oddi, seu comentário foi excelente. Mas isso nos faz lembrar que a falta de concorrência cria casos assim. É Globo ou nada; é Galvão ou nada e aí fica chato assistir jogos da Seleção.

    Eu, por exemplo, sempre que posso ligo o rádio e diminuo o volume da TV.

    Mas a falta de informação sobre o que acontece no mundo esportivo lá fora não é exclusividade dos funcionários da Globo, vide as últimas olimpíadas: furos e desinformações nas TVs, rádios e mídia impressa também.

    Grande abraço

  11. O Comediante disse:

    Bem amigos… …como quase todo mundo assiste a rede “grobo”, se Mr. Peidão Bueno continuar a passar as informações erradas o público, só aumenta a tendência em espalhar-se essas asneiras por aí. Ou seja, falei o óbvio, como eles.

  12. bocão disse:

    não dá mais , galvão , falcão , arnaldo e quando não é o arnaldo
    é o wrighit , este então é dose!!
    desinformados , fazedores de média , chatos , ufanistas , etc !!
    30 ou 40 anos transmitindo futebol , pelo amor de deus!! já deu!!

    luiz roberto , marco antonio rodrigues da espn , caio , quer dize um sopro de renovação

    parace até que é o ricardo teixeira na cbf e o galvão na globo!!!
    ainda bem que perderam os direitos p/ vários eventos importantes nos anos a frente!!

  13. Ninguém aguenta mais esse tal de Galvão Bueno!
    Ele se acha o Deus da narração, mais é visivel que ele não entende nada de futebol ou qualquer outro esporte.
    Ele deve tá recebendo direito de imagem de alguns jogadores, como por exemplo do tal “Ronaldinho Gaúcho”.
    Esse cara para mim é o maior enganador que o futebol já produziu, limitando-se a tocar a bola de lado.
    Só porque o camarada fez um gol contra a venezuela, veja bem, a venezuela que toda vida apanhou do Brasil de goleada, foi considerado pelo tal do “Luciano do Vale e Galvão Bueno” como um gênio.
    Acho que até eu se participasse daquele jogo seria considerado um gênio tambem!
    Resumindo, eu não tenho mais saco para ouvir a voz do Galvão Bueno e Luciano do Vale!

  14. Lucas Promucena disse:

    Quando tem jogo do meu time na globo, eu abaixo o volume da televisão e escuto no rádio, é muito chato ter ouvir o galvão e os outros narradores da globo.

  15. Jean Pereira disse:

    “eu amo o Brasil e portanto, amo minha Seleção brasileira, também compro produto pirata porque acho justo e adoro o Galvão porque ele mostra todo o amor que sinto por minha seleçãozinha amada”

    É pra esse tipo de gente que Mr. Bueno transmite, e é por causa deste tipo de gente que este é e sempre será o Brasil.

  16. gilberto disse:

    Há muito tempo deixei de ver qualidades nesta figura do galvão bueno,pelo menos desde quando ele começou com seu ufanismo exagerado tentando transformar qualquer cabeça de bagre,zé ruela,orelha seca em craque,salvador da pátria,fênomeno sei lá o que mais.Não dar pra ser simpático com um profissional que peca pela falta de imparcialidade ou seja faz questão de exagerar nos elogios e se omite na hora que tem que criticar.Sempre vi com desconfiança essa necessidade que ele tem de guindar simples esportistas em heróis nacionais,coisa que ficou pior com a morte do senna,pior do que ele só o luciano do valle.

  17. Andre Luis disse:

    Se quando ele narra jogos dos campeonatos aqui do Brasil já fala das suas….imagina sobre jogadores de um campeonato que ele, pelo visto, não assiste nem entende muito. Não são poucas as vezes que ele inventa nomes para jogadores. Quem qiuser informação esportiva de qualidade precisa recorrer as emissoras fechadas. Seria covardia comparar as “narrações e informações” da Globo com a da ESPN Brasil, por exemplo.

  18. Alencar disse:

    Voce esqueceu de citar o erro do Galvao. Ronaldinho jogou com Zambrotta no Real Madrid, ops perdão Robinho jogou com Zambrotta no Real Madrid me desculpem foi isso… na verdade o Zambrotta nunca jogou no Real, so no Barcelona, Galvaoo oreia

  19. Antonio Neto disse:

    De todos os comentários o que mais me incomodou foi ouvir o Galvão dizer que o De Rossi “é um dos jogadores que mais bate no planeta”. Decididamente ele não acompanha futebol internacional para falar uma bobagem dessa. Será que ele pensou no Dunga e acabou falando do bom jogador da Roma!?

  20. Cassio disse:

    Realmente a Globo fez muito feio na transmissão, você esqueceu de falar sobre o Arnaldo “fã do BBB”. As do Buffon e do De Rossi realmente foram feias. Sobre o post abaixo, tudo bem que você deu 5,5 para o Pirlo por ele ter feito vários lançamentos precisos, mas a bola perdida e o drible tomado para o Robinho e aquela falta bisonha foram dignas de 3,0 no máximo.

  21. Antonio disse:

    Galvão por muitas vezes durante o jogo chamou Camoranesi de Camaronesi.

  22. Reni Martins disse:

    A Itália perdeu e a diferença entre as seleções é enorme. Os italianos são verdadeiros “pernas-de-pau”. Detesto Galvão, mas tem uma qualidade: defende nossa seleção. A impressão que o cronista passa é a de que lamenta a derrota dos italianos.Em condições normais, com tempo para treinamento, etc, somos praticamente imbatíveis e o mundo todo sabe disto. O campeonato italiano é sem sal, não consigo assistí-lo, o que os salva são os brasileiros que lá jogam.

  23. Comedor de Galvão, ops gavião... disse:

    Tv aberta?

    Fala sério!! Tv aberta é para quem já aposentou o cérebro faz tempo….O que é que estes 5% estão fazendo aí??

    E nem é coisa de rico ou de pobre….a gatonet tá aí para isso…é questão de inteligência mesmo….Mas, vejam a sky, onde você pode trocar o idioma da ESPN internacional….

  24. Giba disse:

    Gian(lucca) Oddi !

    O Galvão faz isso por folclore……. só pode ser ! O Ronaldo não jogava nada e ele dizendo que tinha sido importante e tals. Bem, que li elogios a ele em outros lugares.

    Agora, fantástico foi acompanhar o jogo na rádio 105 FM. Estava no trânsito e prá não variar ri muito com os comentaristas e narrador.

    Qualquer jogador da Itália que chutava a bola, o narrador soltava: – Cannavaro…… Cannavaro de novo.

  25. Amilton disse:

    Galvão Bueno é um papagaio de pirata, mas pensa que fala bem e esta acima dos demais locutores esportivos. A rede globo aplaude dando o maior apoio porque sabe que o povo que é bobo mesmo, admira-o como a um ídolo incontestável e insubstituivel. Todas as pessoas que conheço, ouvi chama-lo de chato. Eu particularmente acha ele pior do que um bêbado no bar, imagine aturar um bêbado!

  26. Eu disse:

    KKKKK, é isso que vc tem a dizer sobre o jogo ? infantil mesmo é dar paulado no galvão porque é o galvão, agora virou moda isso, um jogaço desse e ainda ficam prestando atenção em qualquer besteira sem importância que fala o narrador ? fala sério, povo “clodovil” só quer saber de ficar alfinetando os outros, a propósito foi 2×0 pro brasil em cima do gianluca bufão do camarãonese e do açogueiro de rossi(quem não sabe o que esse rapaz já aprontou)

  27. Tami Castro disse:

    Concordo com você Oddi foram erros grotescos,trocar o nome do Buffon e falar que o De Rossi bate demais é coisa de gente que nunca viu um jogo da Roma,se tem alguém que bate ali é o Mexes!Agora ironizar a opinião do Cerezo de maneira mal educada como se o que ele disse fosse uma verdade absoluta quando foi apenas sua opinião foi demais,fora dizer que Ronaldinho gaúcho e Zambrotta jogaram juntos no Real Madrid como Galvão falou foi assustador não sei se você viu isso!!!Tudo bem que o Brasil ganhou,mas achar que um time desses já pode arrasar numa copa do mundo ,nem pensar, até mesmo porque me pareceu que para a Itália foi um amistoso mesmo.

  28. DOMINGOS FONSECA disse:

    AINDA TEVE MAIS UMA DO GALVÃO BUENO: CHAMOU O CAMORANESI DE CAMARONESI O TEMPO INTEIRO. O MONOPÓLIO DA TV ABERTA ACABAVA DEIXANDO TODOS COM UM POUCO DE SOBERBA.

  29. Alexandre disse:

    Fala Gian, td bem? Perdi um companheiro no “padel”, mas ganhei um aliado no front contra Galvão e sua quadrilha de morte!
    Um abaço,
    Ale

  30. Marcos Ribeiro disse:

    pior foi a hora que ele disse que o zambrotta jogava no Real Madrid, aí ele disse que era de lá que o Ronaldinho Gaucho conhecia ele, depois ele corrigiu e alegando que havia se confundindo, ele estava falando que era o Robinho quem conhecia o Zambrotta do Real, e não o Ronaldinho. Detalhe, quem conhece o Zambrotta é o Ronaldinho, tanto do Barcelona onde os dois jogavam juntos como do MIlan atualmente, e ao que me consta o Zambrotta NUNCA jogou no Real Madrid. Isso, para alguém que “vive” do futebol é imperdoável.

  31. Rick disse:

    Notou que logo no início da transmissão Galvão classificou o “celibatário” zagueiro Legrotallie como sendo da ‘nova geração’…

    Triste…

  32. Francisco disse:

    Concordo com o que escreveu. E digo mais: Todos eles ganham muito bem e vivem disso, portanto não custa nada dar uma pesquisada antes de cada jogo. Na minha empresa se eu falar bobagens 2 vezes corro risco de ser demitido.
    E não é só na Globo. Todas as emissoras tanto de rádio como tv erram , e poucos são os jornalistas que quando contestados te escrevem de volta. O Andre Rizek que as vezes está no Arena Sportv é um que não só escreve como agradece . Já o PVC que todos falam dele como uma enciclopédia, nunca retornou quando eu escrevi corrigindo.
    O Luciano do Vale é outro que erra em todos os jogos. É impressionante como ele ainda tem cartaz na tv.

  33. ponciato disse:

    O Senhor realmente tem algum problema contra o futebol de Ronaldinho, dizer que ele não jogou nada é uma opinião fraca sobre o futebol. Ou o senhor não assistiu ao jogo, ou tem má vontade para com um futebol arte, mais plástico, embora objetivo.

    Já a Itália tem fama de retranqueira por ser um time que poucas vezes na história jogou um futebol para o ataque. É muitas vezes feio ver a Itália, sempre um futebol truncado.

    Ponciato

  34. Bernardo disse:

    Gian, você foi especialmente cirúrgico na sua análise. O pior é ouvir todas essas asneiras como se fossem verdades incontestáveis. Mas ele comenta todas as modalidades esportivas como se fosse especialista em cada uma! Se já é difícil sem bom em uma coisa só, que dizer de uma pessoa que tem a pretensão e presunção de ser bom em todas??!!
    Abraço

  35. Penelope Charmosa disse:

    ai ai, gian. você é bom em todos os sentido….. : P

  36. Roberto disse:

    simplesmente perfeito!

  37. Ronald disse:

    Nada melhor do que assistir ao jogo sem o som da TV.
    Não adianta falar a “eles” que estão errando isso, ou aquilo, o que conta para a Globo é o tal do Ibope, enquanto os números mostrarem que o Ibope está alto, eles não precisam se preocupar com o que falam.
    E quem aguenta comentaristade futebol.
    Tenho alguns canais a cabo, SPORT TV, ESPN Brasil, só blablabla, deveriam abrir umas cervejas enquanto fazem suas mesas redondas, ai sim.
    Eu jogo bola a 35 anos, não preciso ouvir a opinião deste ou daquele, para saber o que está acontecendo em um jogo.
    Estudar jornalismo, fazer cursos disto ou daquilo, para no final, falar o óbvio, não sei como ainda conseguem receber para isso.
    E o pior, a grande maioria não faz nem idéia de como mudar as pautas das matérias que vão ao ar. Estatísticas individuais então…… Triste imprensa brasileira.
    Quanta enganação, e papo furado.

  38. João Racine disse:

    E o Galvão chamando o Camoranesi toda hora de “CAMARONESI”?????

    Deve ser o argentino naturalizado “CAMARONÊS”!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  39. mirian lucenas disse:

    Nem assisto mais o Galvão Bueno, ele é de um bairrismo que dá nos nervos do maior torcedor do mundo. Eu fico p. da vida quando ele solta a pérola: …” ele deve estar pensando”…… Como alguém pode saber o que está passando na cabeça do outro???? Galvão e Faustão: tudo de bom na sua televisão!!! Ainda bem que eu estou nos 5% e não o assisto mais.

  40. christian disse:

    O Galvão é ignorante desde o inicio e não só no futebol… vejam no YouTube o video dele narrando a ultima corrida de F-1 em 1983… É hilário !!!

  41. Rick Victor disse:

    Eu queria ver o jogo pra relaxar, mas os comentários infelizes do Galvão e Cia me deixa nervoso, se não fosse tão ruim assistir só as imagens pela televisão eu colocaria no mudo.

  42. Cleiton Sousa disse:

    Graças a Deus tenho o previlégio de assistir os jogos em outros canais (Sportv), pois é impossível ouvir o Galvão e o Arnaldo, já perdi o tesão de assistir muita coisa, penso que a Globo deveria medir melhor seus indices, pois não é possível que estes caras agradem, será que eles ouvem o que falam, será que a Globo não se lembra dos belos cartazes em homenagem a estes manés apresentados Domingo a Domingo, quando a Globo demonstrará respeito por seus telespectadores?
    Volta CasaGrande……

  43. Frederico Rocha disse:

    só tem imbecil e analfabetos por aqui, haja visto o ameba do blogueiro. VAI COMER SPAGHETTI na sua ampola retal !!!

  44. nice disse:

    sabe , faço parte dos 5 ou sei lá dos 95, só sei q. não dá para assistir em nada na globo, agora o pior é comentar, juro nem vou faze-lo. sem comentários, esta é uma emissora q. não tem o meu ibope, não só pelo futebol mas pela postura de se acharem d+ e não são, nice

  45. nice disse:

    eih, rocha , seja educado meu, vc. também tem ampola retal, tenha respeito pelo ser humano, e sua democracia, vc. poderia comer em sua ampola retal.mas não vou chamar vc. de ameba, vc. só tem falta de informação e isto no aurélio significa ignorante,

  46. nice disse:

    eih, rocha , seja educado meu, vc. também tem ampola retal, tenha respeito pelo ser humano, e sua democracia onde fica, vc. poderia tambem comer franguinho em sua ampola retal.mas não vou chamar vc. de ameba, vc. só tem falta de informação e isto no aurélio significa ignorante,

  47. ronaldo disse:

    vix aguentar galvao bueno em qualquer modalidade esportiva é o que se tem de pior na tv ultimamente, um cara chato, repititivo,chega a certas hora ser insuportavel ele e todos aqueles babacas que ficam ao seu lado………….Fora Galvaõ pé no saco………..

  48. DUDA disse:

    Os italianos são lindos! Enquanto ao Galvão, eu só lamento!!

  49. néliton Figueiredo disse:

    O Galvão é 95 % melhor que todos os outros…então assistir um jogo do Brasil ou uma corrida de f-1 sem ele é o mesmo que colocar a tv no mudo… quanto mais ele erra( p/vc) melhor nós achamos ele é tudo de bom…. mooooram de inveja.

  50. Roberto Martini disse:

    Sinceramente Gian, às vezes também acho que o Galvão exagera e o Arnaldo puxa sardinha para o lado dos árbitros, mas o Brasil venceu bem a Itália e a Bota está procurando a bola até agora.

  51. RENATO disse:

    BOA, COMENTARISTA TEM DE PEGAR O PASSAPORTE E SE PREPARAR PARA O JOGO QUE VÃO COBRIR. GANHAM BEM PARA ISSO.

  52. Iro disse:

    Concordo, de certo forma.
    Tenho muito respeito pelos 3 que lá estavam.
    Até mesmo Galvão, apesar das inúmeras falhas e da habitual presunção.
    Dentro da globo, existem inúmeros narradores mais competentes que ele. Mas, felizmente para mim, ainda respeitam a bela carreira construída por Galvão dentro da emissora.
    Ressaltando que, em partes, concordo com você. Acho que pessoas na posição de Galvão e Falcão, no mínimo, deveriam buscar e colher informações concretas sobre a seleção italiana, pois a televisão, acima de tudo, é um importante veículo de informação. E melhor quando elas vierem corretas!

  53. JOAO disse:

    fala serio!!!!
    o galvao precisar voltar para casa ligar a tv aberta/fechada e fazer uma reciclagem sobre futebol
    ele ja narrou jogos de times brasileiros dispuntando titulo mundial e tantos outros titulos e errava o nome dos jogadores, ou demonstrava desinformaçao total da campanha que levou aquele time a essa condiçao e desinformaçao do proprio time ai nao da!!!!!
    ate parece que so conhece jogadores de times de rio e sao paulo….
    se fosse o torcedor desses times ate tudo bem, mas nao um profissional que “diz” que conhece e vive de narraçoes esportivas principalmente o futebol!!!

  54. Leandro disse:

    Muito bom seu comentario!!! Mas nao perca seu tempo em escrever sobre Galvao Bueno, pois essa pessoa nao merece uma linha sequer. Abrcs

  55. BEN HUR disse:

    “BABÃO BUENO” SABE SER RIDÍCULO AO EXTREMO, PUXA-SACO DE 1º TIME, PARA ELE NEMHUM ADVERSÁRIO SABE JOGAR MELHOR DE QUE A NOSSA SELEÇAÕ PELO AO MENOS EM NUNHUM JOGO, QUANDO A SELEÇAÕ PERDE É POR QUE A NOSSA JOGOU RUIM ELE NÃO DÁ MÉRITOS AOS OUTROS ISSO POR QUE QUASE TODA SELEÇAÕ JÁ TEM NO MINÍMO 2 OU 3 JOGADORES DE BOA QUALIDADE….”GALVÃO SÓ SABE É BABAR E NADA MAIS GRANDE MANIPULADOR PARA OS QUE SE “EMPENHAM PELOS OUVIDOS” VALEU PELO COMENTÁRIO ODDI.

  56. Wagner disse:

    Concordo com a maioria das coisas ditas,mas devo lembrar também que embora o De Rossi não seja o jogador que mais bata no planeta,mas devemos lembrar que na última copa do mundo o De Rossi deu uma cotovelada no McBride dos EUA digna de MMA e voce dizer que Camoranesi jogar adiantado é uma Itália ofensiva por favor,daqui a pouco irão dizer que jogar com Gattuso,Ambrosini e Camoranesi é o maior da ofensividade na Itália.

  57. José Agart disse:

    Hoje na ESPN o narrador do jogo Alemanha x Dinamarca afirmou que era um jogo das eliminatórias para a próxima Copa, depois o Gerd Wenzel consertou a caca…

  58. Gílson disse:

    Eu nem implico mais com essas bobagens ditas pelos narradores daqui. O iPod e a tecla mute estão aí para serem utilizados durante as partidas de futebol. E endosso aquela divertida lista do The Times quando ela diz que a televisão e o excesso de opinião, entre outras coisas, estão matando o futebol. Sobre a ofensividade da Azzurra, seria bom eles lembrarem que na prorrogação da semifinal da última Copa, o mesmíssimo Lippi colocou em campo uma equipe que contava com Totti, Del Piero, Gilardino e Iaquinta. E o cara jogava contra os donos da casa… E existem algumas gafes divertidas nas transmissões esportivas. Na final do Brasileiro/90, o Luciano do Valle, que sempre terá a minha estima por ter trazido a NBA e a NFL para o Brasil, achava que o São Paulo jogava com 12, pois ele citava sempre um “Eliélton”. :-) Não era nem o Eliel tampouco o Elivélton,

  59. gustavo disse:

    Voce esqueceu de citar que aos 11 minutos de jogo ele falou que a Italia tinha dominado os 15 primeiros minutos.

    Mas ele é um bom narrador, muita gente critica, mas ate hoje nao apareceu ninguem para substitui-lo que agrade os 95% apenas os 5%.

  60. Fábio disse:

    Gian,
    Como faço parte daqueles 95% (na verdade, nem deles faço parte, pois detesto futebol), as suas palavras serviram muito bem para orientar os telespectadores, bem como alertar e sugerir a equipe de defensores (comentaristas) a se preocuparem um pouco mais com o público.

    Agora, quem nos garante que suas palavras não estão divorciadas com a verdade? Os outros 4% dos entendidos de futebol? A própria emissora ao reconhecimento do erro? Enfim, a informação deve guardar e ter como objetivo a verdade. Os erros apontados pelo sr., na minha opinião, são de menor importância, uma vez que o verdadeiro torcedor, por si só, consegue obter as informações que diz respeito ao seu time.

    E certo que as suas ponderações vieram em bom momento, pois através delas podemos concluir que não existe verdade absoluta.

    Um abraço e obrigado por fiscalizar e ser compromissado com e verdade. Quem sabe um dia esses 5% suscitados por sua pessoa não se multiplique e passe a ser aqueles 95% ponderados acima.

  61. Carlos Alberto Alves disse:

    Nunca vi tanta inveja do Galvão e da Rede Globo…….fazem tempestade em copo d’água

  62. marcio disse:

    A vao se esconde, e o milton neves e aqueles cara la do programa dele que nao sabem nada de futebol, mesma coisa.

  63. Yan Vianna disse:

    Particularmente mesmo com os defeitos eu gosto do Galvão, mesmo ele ja tendo falado coisas idiotas, como a que nunca me sai da cabeça na copa de 2002, quando 4 defensores vão em cima do Denilson e o galvão comenta algo sobre o exercito turco ser muito forte.

    Mas acho que o ponto forte dele é a emoção que ele passa, ele narrando é como um se um colega estive fazendo e não um profissional, ele torce na cara dura mesmo, só falta no meio da narração mandar um “puta que pariu até minha mãe fazia” ou “levanta viadinho argentino”, acho que isso que é legal nas suas narrações, a falta de formalidade e a emoção de um torcedor mesmo, afinal se não quer ninguem elogiando a Argentina quando ela ta ganhando e bem melhor ouvir alguem descendo o pau no Brasil, é o que nós torcedores fazemos. E no mais tem o Silvio Luiz que é muito mais chato com aqueles bordões. Jogo do Brasil sem Galvão acho que não é a seleção em campo.

  64. Aguinaldo disse:

    Penso que as vezes o Galvão exagera, mas, quem critica, é que não consegue fazer nelhor, e , esta querendo aparecer.

  65. The one I love disse:

    Pô, o comentarista da IG é italiano e não foi isento. Ele não pode julgar e comentar esses casos. Coloca outro comentarista

  66. Luiz disse:

    Quando assisto partidas pela globo, baixo o volume e não me importo com narração e sim com o que vejo.

  67. gustavo disse:

    Yan Vianna falou tudo

    Pode fechar e passar pro proximo assunto

  68. ricardo retz disse:

    Esses ignorantes da globo, deviam aprender sobre futebol internacional com o Paulo vinícius coelho (pvc) … Comentárista da Espn Brasil, esse sim dá um show de conheçimento de todos os campeonatos da terra rsrsrs

  69. diegomoraes disse:

    A globo tem muitas qualidades, mts mesmo. Suas novelas e programas sao sempre mt bem feitos, nao falta investimento. Agora, não custa nada vc saber que é ”a” internazionale e nao ”o”. è ”a” Roma e nao ”o”. E por ae vem. Se por um lado , a globo , em quase todos os quesitos é nivel mundial, por outro beira o ridiculo , com seu narrador numero 1, que ganha uma fortuna, vive do esporte e é incapaz de saber oq acontece no mundo do futebol.
    Com todo o respeito a quem gosta dele, mas galvao buneo é um coitado ignorante. É como um advogado q nao conhece as leis, um medico que nao conhece a anatomia humana. Fala serio!

  70. walas vieira disse:

    Na verdade precisamos tolerar o Galvão e outros que hoje pousam de perfeitos na arbitragem, como o Wrigth… Ele e tantros outros fazem críticas aos colegas ou comentam suas faltas… Será que o Wrigth se lembra do Flamengo e Atlético de 80 no Serra Dourada? Mas o Galvão… Tá na hora da Globo repensar não só, mas outros que especialmente se encontram no eixo Rio-São Paulo. Ela não dá oportunidade para profissionais de outros estados.
    Abraços, Walas BH

  71. Renato disse:

    Gian,
    Parabéns pelo comentário. Excelente.

    O grande problema é que todo munda acha que o Brasil é o país do futebol. Sim, temos os melhores jogadores do mundo, mas estamos longe (e muito) de ser o país que mais aprecia o futebol.

    Pra grande maioria do povo brasileiro, o que interessa é assistir jogo da seleção e acompanhar o placar dos jogos de curinthia, framengo e saopaulo. Para esse publico, a imensa maioria, alguém como o Galvão tá de bom tamanho. Ele consegue suprir as necessidades dos menos informados, como alguns que postaram acima, que só se interessam pelo resultado do jogo. Essa parcela da população, garanto, nem sonhou que o Galvão comenteu as incontáveis gafes no jogo contra a Itália. E, se tiverem sonhado, não estão nem aí. O Brasil ganhou, uhhhu!

    Isso jamais aconteceria na Itália, Inglaterra, Argentina, onde o público do futebol é mais exigente e apaixonado que aqui.
    Para nós, leitores assíduos do blog e verdadeiramente aficcionados por futebol, dói ouvir aquele monte de asneiras. Fica aquela sensação de “puta que pariu, esse cara é idolo de 1 zilhão de pessoas, ganha uma fortuna e não sabe 10% do que eu sei sobre futebol”.

    Quando se adora algo, quando se tem algum hobby, é chato até conversar com alguém que sabe menos que você. Acho que desinformação, ufanismo, falta de imparcialidade (Ronaldinho já jogou alguma coisa na seleção?), não são características que se espera de alguém que está a tanto tempo no posto de porta-voz da “paixão nacional”.

    Infelizmente, os apaixonados por futebol no Brasil são poucos, acho que um pouco mais do que os 5% que você colocou, mas são poucos.

    O jeito é aguentar o Galvão comentar sobre o De Rossi tendo assistido 2 jogos dele na vida.

    “falamos, nesse caso, das Eliminatórias para a Copa do Mundo e da seleção Italiana. Se ainda falássemos da Copa Nabisco e do time das Ilhas Maurício”

    Parabéns mais uma vez!

  72. Stefano Tacconi disse:

    Acho Edwin Van Der Sar melhor e mais famoso. Petr Cech, quem sabe? Nao poderia esperar coisa melhor de alguem que puxa a sardinha pra Sardenha.

  73. Adriana disse:

    Olha.. eu concordo com tudo o que foi publicado aqui, mas sou obrigada a dizer que, depois de estar vivendo há quase três anos num país escandinavo e depois de ouvir as narracões locais.. repito: sou obrigada a dizer que sinto falta das besteiras que o Galvão e sua trupe falam e fazem… Dá uma saudade imensa da narracão brasileira, mesmo que seja de má qualidade…

    Ruim ou não.. eu sinto falta do Galvão!

  74. fernando miranda disse:

    Sou uma pessoa que odeio mediocridade. Em qq lugar.Na minha modesta opinião, 99% dos comentaristas esportivos de hj em dia não falam NADA que eu e meus amigos não falamos qdo assistimos uma partida de futebol.Deve ter uns 5 que valea pena ouvir.
    Antigamente (uns 15 anos atras) só tinha o narrador da partida. Depois vieram os comentaristas convidados. Depois viraram comentaristas definitivos. Hj tem comentaristas ate de arbitragem. Gente que errou (e roubou) a vida inteira e vai pra tv dar OPINIAO sobre lances polemicos. Desnecessário né?Comentarista de arbitragem tinha que aparecer no intervalo pra falar dos lances polemicos, e nao durante a partida.
    Enfim, o que quero dizer é que não tenho sossego pra assistir uma partida de futebol. É muita gente falando na minha cabeçã. Hj em dia eu abaixo o vol e só vejo.
    Parabens pelo comentário. Ha tempos nao lia algo realmente interessante no meio do jornalismo esportivo.Espero que alguem da globo leia.
    abcs

  75. Raimundo Guedes disse:

    Esses comentaristas e narradores da Globo são, acima de tudo, um time de arrogantes. O narrador diz o que os comentaristas devem falar. Estes por sua vez, comentam sempre em sintonia com o narrador. Independente de as imagens mostrarem o contrário.
    No jogo Mirassol e Palmeiras, a imagem mostrava uma coisa e o Aenaldo Cesar dizia outra, só para não contrariar o que havia dito antes de o Tira-teima entrar no ar.
    Um lixo!!

  76. Ricardo III disse:

    É que provavelmente você escreveu este texto antes dos comentários do Wright à noite….se você quiser saber se foi pênalti, falta ou a bota saiu, espera o José Roberto Wrong: é o contrário do quel ele disse…isso com repetição, depois de 3 ângulos diferentes….
    Áliás, ontem, ele bateu um recorde: comentou erroneamente 2 partidas pois a defesa do penalti no jodo do Corínthians no pacaembu é de arrepiar.
    Sem som fica melhor.

  77. manoel gomes disse:

    Infelizmente a ESPN Brasil não pde transmitir os jogos, pois é a única que fala o que têm que falar, sêm preocupação de agradar ou B. Então a solução quanto a Globo é baixar o volume e ver o jogo, pois o Sport TV também não prima pela neutralidade, embora em grau menor que a irmã.

  78. Gerson Luiz disse:

    Acho que todo mundo tem mais o que fazer na vida do que ficar vendo estas peladas de futebol na tv. Parei a tempos de ver jogos da seleção por causa do ufanismo destes nossos narradorres esportivos. Globo, Bandeirantes são tudo farinha do mesmo saco.

  79. jorge gabriel disse:

    Concordo com seu comentrário quase que em 100%, mas dizer que Gianluigi Buffon é o goleiro mais famoso do planeta é um pouco demais, na Itália melhor que (na minha opinião) tem Júlio César,Doni ,para ficar na Itália.Van der Sar para passar na Inglaterra.Mas que Gianluigi Buffon não é o goleiro mais famosso do planeta não é.

  80. Edivaldo Fernandes (Diadema) disse:

    Desde a Copa da Espanha de 1982 quando a Globo/TV Cultura transmitiu com exclusividade aquela copa, abaixo o volume da tv e ouço pelo rádio, na ocasião Rádio Record com Silvio Luiz, Pedro Luiz, Flávio Prado, José Luiz Menegati, etc…
    Com o passar dos anos a coisa piorou de pessimo a detestavel e a prepotencia da TV Globo em ser a mandona tira a vontade de até sitonizar o canal para assistir qualquer tipo de programa.
    Exclui a TV Globo, assisto a BAND e como não temos opçao acompanho pelas rádios, Jovem Pan, Eldorado Espn, Bandeirantes, Record, Rádio Globo, Transamerica e CBN.
    Como a Globo tem o futebol da seleção com exclusividade, tiro o som da tv e ouço hoje a Eldorado ESPN ou como aconteceu neste amistoso assiti 10 minutos e desliguei a tv por outros compromissos e ouvi o jogo pela rádio.

  81. Juan Marcel disse:

    Perfeito seus comentários sobre a transmissão da Globo. Esse Galvão e seus subordinados não dá para engolir.
    Ele, Galvão, é insuportável, como o Ronaldo Ridículo Sorriso Gaúcho, não joga nada. Desafio alguém lembrar-se de apenas um jogo onde ele tenha desequilibrado pela seleção.

  82. Parabéns por seus comentários Gian. De fato criticar a Globo por falhas técnicas,que não acontecem com muita frequência,agora o que deve ser criticado é o padrão editorial.É o bendito brasilianismo…que só estraga parte da qualidade editorial desta emissora técnicamente quase perfeita.

  83. Gui Ramos disse:

    Concordo com seus comentários Gian !!! É incrível a falta de conhecimento da equipe da Globo sobre o futebol internacional,e é inaceitável o Galvão falar que o De Rossi só sabe bater , quando ele é na verdade um dos três melhores volantes da atualidade ,se não for o melhor da posição

  84. vanessa disse:

    Gian, não sei porque mas eu sempre concordo com você!

  85. Roberto Martini disse:

    Ô italiano, tá despeitado porque o Brasil entortou a bota ? Tá cheio de narradores horríveis por aí, não é só da Globo não! Agora, o pior de todos é esse Cleber Machado, o cara é um imbecil.

  86. diegomoraes disse:

    Qlqr um que acompanha o futebol europeu nem discute, sabe q buffon é o melhor goleiro do mundo, de longe. se nao fosse , nao teria ido por 52 milhoes de uros para o time mais mao de vaca da italia.

  87. Leonardo disse:

    Concordo com quase tudo.

    Só que, o de rossi alem de bater, e bater bem. Está muito, mas muito longe de ser um dos 50 melhores volantes do mundo!

  88. Amilton disse:

    O povo brasileiro tem mania de copiar e seguir atras da maioria, mesmo sabendo que está no caminho errado. Em todo o Brasil, o povo só quer a tv globo porque houvio dizer que a maioria tem a preferencia por esta emissora. So lembrando que ela usa o BBB, para pagar suas contas, e quem paga é a maioria do povo bobo. A RBS de SC, queria ter o direito de transmitir o campeonato catarinense de 09 para quando tiver outro jogo importante no mesmo horaria do catarinense, eles transmitiam o outro jogo e não deixavam outra emissora transmitir o catarinense. Isso sempre aconteceu; mas novamente a maioria do povo bobo não ta nem aí pra esta realidade! O povo cabecinha!

  89. Rogério Miura disse:

    Bem, assisti o jogo pela Rede Globo e realmente foi lastimavél ficarem repetindo o Gianluca toda hora, fora que dizer que o De Rossi, camisa 10 da seleção italiana na última Euro, e “maestro” da Roma no Calcio (sou romanista e procuro assistir aos jogos sempre que possível) é um perna de pau (ou quase isso né…).
    Mas o que me entristece é que não é fato isolado, utilizo o site da Globo como um meio de ter acesso à algumas noticias, e é lamentavem o que se lê todos os dias: erros de portugues (sei que também cometo, mas não sou pago pra isso), e noticias completamente equivocadas, fora a cópia, ou tentativa de copiar os conteudos do Corrieri e Gazzeta (vide o aplicativo de trasferencia de atletas).
    Espero sinceramente que estes comentários os motivem a melhorar. Ah, e só pra constar, pra mim o Galvão é mais torcedor do que todo mundo, o que prejudica a sua profissão, que exije um pouco mais de neutralidade, e nem estou entrando nos méritos de futebol brasileiro, porque vai gostar de time do Rio lá longe…

  90. Paula disse:

    Concordo que o Galvão e sua trupe não são lá exemplo de profissionalismo – duvido que haja qq pesquisa sobre os times em campo antes de cada jogo! Mas aí insinuar que 95% dos brasileiros são alienados e inábeis só porque não acompanham os jogos da Roma… é um pouco demais.

  91. Renato disse:

    Concordo com tudo o que foi dito na coluna.

    Infelizmente, um narrador que através da sua emissora leva o jogo a milhares de telespectadores é um cara desinformado, ufanista e em muitos momentos idiota.
    Desinformado, porque como foi bem observado, a Itália há tempos vem jogando com 3 atacantes, aliás, Marcello Lippi sempre foi um técnico que colocou seus times para jogar para frente.
    Ufanista porque só brasileiro sabe jogar bola na visão daquele imbecil, engraçado é que já ocorreram 18 Copas do Mundo, e o Brasil ganhou 5 Copas, ou seja, nas outras 13 ocorreu um desastre e as seleções que ganharam, ganharam pq o Brasil perdeu para ele mesmo (normalmente a justificativa é essa)
    E por fim, idiota, porque rotula um jogador como violento, com base em um lance isolado na Copa de 2006, no qual o De Rossi, então com 21 anos..um garoto, errou ao dar uma cotovelada no jogador norte-americano.
    Agora, a cotovelada do Leonardo em 94, foi acidental?
    Foi tão intencional quanto a do De Rossi, e eu nunca ouvi esse narrador de merda, chamado Galvão Bueno, chamar o Leonardo de maldoso, violento e outros adjetivos.
    Por essas e outras, que o melhor, se tiver tv a cabo é correr da Globo, pq realmente ela transmite o jogo para os 95% de alienados, e não para os 5% que sabem que existe futebol em outros países do mundo.

  92. Sylvain Justum disse:

    TTRABALHO FÁCIL E HONESTO NA INTERNET
    DÁ BOM RENDIMENTO!!!!

    Gente!! Isso é verdade!!

    Vi essa mensagem em um blog na internet…

    Olha só que interessante:

    Eu encontrei esse artigo muito interessante na “Revista Nova” a
    alguns meses atrás, fiz a experiência e deu certo. Por isso resolvi
    passa-lo a diante para que outras também sejam beneficiadas
    com este maravilhoso programa de ganhar dinheiro. Mas o grande
    segredo do sucesso desse programa é a HONESTIDADE das
    pessoas que foram escolhidas a participar, porque você ajudando
    as pessoas que estão na lista, você também será ajudado pelas
    outras pessoas que irão receber essa mensagem. Se você tiver
    paciência e força de vontade, você irá conseguir, porque nada
    CAI DO CÉU, por isso o trabalho que você terá é DIVULGAR essa
    mensagem.
    Leiam com atenção e depois siga os passos corretamente para
    que ao final de uma semana você comece a receber os frutos.Boa
    Sorte.

    “Meu nome é Elias, sou um pequeno empresário. Em Junho de
    2002, recebi pelo correio eletrônico uma informação inusitada. É
    claro, ela veio espontaneamente. Simplesmente pegaram meu
    nome/e-mail em algum cadastro de mala direta ou de algum
    provedor. GRAÇAS A DEUS POR ISTO! Depois de ter lido a
    informação, mal pude acreditar no que meus olhos tinham visto.
    Diante de mim estava uma estupenda maneira de resolver todos
    os meus problemas. Eu não teria que investir quase nada, e mais,
    sem me endividar novamente. Pensei: Por que não? “Pior do que
    eu estava não poderia ficar”. Segui as instruções correta e
    minuciosamente. Enviei, inicialmente, 250 e-mails, e o dinheiro
    começou a chegar. Vagarosamente no início, mas após algumas
    semanas eu estava recebendo mais do que eu poderia imaginar.
    Passados três meses, mais ou menos, o dinheiro parou de chegar.
    Como tinha feito um registro preciso do dinheiro recebido, fiquei
    estarrecido. O final totalizava R$ 111.972,00 (Cento e onze mil
    novecentos e setenta e dois reais). Fantástico! Paguei todas as
    minhas dívidas, comprei um carro novo, uma bela casa e enviei de
    forma intercalada (quatro vezes de 250) mais 1.000
    cartas/e-mails. Em quatro meses, aproximadamente, recebi R$
    447.888,00 (Quatrocentos e quarenta e sete mil oitocentos e
    oitenta e oito reais). Leia atentamente, isso pode mudar sua vida
    para sempre. Lembre-se: este programa não funciona, se não for
    colocado em prática de forma correta e como indicado nas
    instruções adiante. ESTA É UMA GRANDE OPORTUNIDADE, COM
    POUQUÍSSIMO CUSTO OU RISCO!!!”
    Siga o texto:
    Por favor, siga estas diretrizes EXATAMENTE como descritas e
    você poderá ganhar muito dinheiro num espaço de 15 a 30 dias.
    Este programa permanece próspero por causa da honestidade,
    obediência e integridade dos participantes. Aqui estão os quatro
    passos fáceis para sucesso:

    1º Passo – Envie 1 real, para cada pessoa, a todos da lista abaixo.
    Deposite em Conta Bancária ou mande pelo correio:
    LISTA DAS 6 (SEIS) PESSOAS:

    1 WAGNER ROGEIRO DA COSTA – BRADESCO
    C/C – 0023431-1 / AG: 0620-3

    2 VANESSA SOARES STILLO – BANCO REAL
    C/C 5715363 – AG.0282

    3 SONIA ARIAS BENTO DA SILVA- CAIXA ECONOMICA
    C/POUPANCA 00212567-3 –AG. 0354

    4 MARCO ANTONIO PINHEIRO DA SILVA – CAIXA ECONOMICA
    C/POUPANCA 12585-1 – AG. 4129 – 013

    5 CRISTIANO G A RODRIGUE – BRADESCO
    C/C 0002292-6 – AG. 0660-2

    6 REGINA KELLY SANTOS – CAIXA
    C-Poupança 4319-9 – AG 0904 – 013

    2º Passo – Agora tire o nome do 1º participante da lista e eleve
    uma posição acima, o 2º vai para o primeiro da lista, o terceiro vai
    para o 2º e assim sucessivamente, e coloque seu nome, seu
    banco, sua agencia e conta corrente ou poupança e/ou se preferir
    o seu endereço no 6º da lista.

    3º Passo – Tente manter a sua mensagem o mais parecido
    possível com essa. Agora, poste seu artigo, não esquecendo de
    mudar a ordem dos nomes e acrescentar o seu, para pelo menos
    250 fóruns ou newsgroups diferentes (A UOL diz em sua
    homepage que existem mais de 20.000 newsgroups, informe-se lá
    na parte de fórum se você não souber. Você pode usar também os
    grupos da Google, Bol, Ubbi, Hotmail, Terra, etc…), divulgue em
    uma homepage, divulgue no Orkut, você também pode enviar
    e-mails para seus amigos ou até cópias desta carta pelo correio e
    também pode entregar pessoalmente, em mãos….Tudo que você
    necessita é 250, mas lembre-se, quanto mais você mandar, mais
    DINHEIRO você ganhará!
    IMPORTANTE: Você não adquirirá muito a menos que você poste
    como louco!!!!Apenas com R$ 6,00 você pode postar para quantas
    pessoas você quiser e quantas vezes você preferir!!!

    A melhor maneira de postar é colocar um título chamativo que
    fique visível para todos, como: “GANHE DINHEIRO FÁCIL” ou
    “COMO TRANSFORMAR R$ 6,00 EM R$ 6.000,00″, “R$ 6,00 FAZ
    FALTA PARA VOCÊ? + ELE PODERÁ MUDAR SUA VIDA!!!”
    EU ESTOU ENVIANDO, FAZENDO MINHA PARTE, NO FINAL VC
    QUEM DECIDE !!!

    Para copiar esta mensagem: Selecione o texto (Ctrl + T) e após
    selecionar, copiar o texto (Ctrl + C). Abra o word ou bloco de
    notas ou wordpad e colar o texto (Ctrl + V) altere os dados na
    relação de depósitos (tirando o 1º da lista e subindo os de baixo e
    colocando o seu NOME, BANCO, AGENCIA E CONTA na 6º lugar da
    lista). Para finalizar salve este arquivo. Para colocar o texto deste
    arquivo no FORUM e NEWGROUPS é só copiar (Ctrl + C) e colar
    (Ctrl + V) na mensagem a ser enviada para os FORUM e
    NEWGROUPS. (Simples e fácil, né!!!).

    A BASE DESTE PROGRAMA: Compromisso, Responsabilidade,
    Honestidade, Integridade e Rapidez, estes são os fundamentos
    principais para nosso sucesso.. Atenderão aos requisitos e
    depositarão os R$6,00. Este sistema de cooperativismo
    acumulativo lucra com os novos integrantes que aceitam
    participar do esquema. Após ter enviado os R$,6,00 você manteve
    aqueles que começaram antes de você em lucratividade e passa
    a fazer parte do ciclo. É algo que se baseia na inteligência, bom
    senso e honestidade.

    Olhe isto deste modo: Se você for HONESTO, o programa sempre
    continuará e o dinheiro que tantos outros já receberam virá
    também para você, devido à sua contribuição de R$6.00.
    SEJA HONESTO (A) E AS OUTRAS PESSOAS TAMBÉM SERÃO
    HONESTAS COM VOCÊ!!!!

    *NOTA: Seu nome subirá na lista a cada remessa, de forma que
    quando seu nome alcançar o 1º LUGAR NA RELAÇÃO você já terá
    recebido milhares de reais em DINHEIRO VIVO!!! Lembre-se que
    você só investiu R$,6,00. (R$1,00 para cada uma das seis
    pessoas listadas acima).

    LEMBRE-SE, QUANTO MAIS MENSAGENS VOCÊ ENVIAR AOS
    NEWSGROUPS DIFERENTES, MAIS DINHEIRO VOCÊ GANHARÁ.
    Você começará a receber dinheiro dentro de dias! Agora o
    PORQUÊ de você receber esse dinheiro: Vou explicar
    numericamente agora, preste atenção:
    QUERO LHE DAR DEZ RAZÕES PARA VOCÊ PARTICIPAR DESTE
    FABULOSO PROGRAMA:

    1. Este programa não é uma loteria ou espécie de jogo, é uma
    ajuda mútua, cooperativismo;
    2. É um programa honesto, que não existe chefe ou diretor, todos
    os participantes são responsáveis pelo sucesso do sistema; é
    totalmente diferente das chamadas pirâmides, onde o dinheiro
    iria apenas para os cabeças do esquema e acabava deixando o
    restante na mão. Aqui, quanto mais divulgado for, todos nós
    ganharemos dinheiro, desde o início quando ainda estivermos na
    6ª posição até quando chegarmos na 1ª posição, e depois de
    ganhar muito, acabaremos dando lugar, aos próximos
    participantes.
    3. Perante DEUS, é justificável, pois não estamos prejudicando,
    não estamos enganando, nem ludibriando, nem usurpando a
    ninguém, nem é câmbio negro, pois estamos utilizando gráficas, e
    até órgãos como a ECT (correios) e tudo é feito de forma
    explícita, nada as escuras, pois esta obra é boa!! E todos os
    impostos inclusos nas transações habilitam o programa. E é
    claro, é uma forma das pessoas se ajudarem;
    4. Todos os participantes são escolhidos como você e eu;
    5. O investimento é pequeno e acessível para todos;
    6. Será um novo meio de arrecadar dinheiro e realizar sonhos;
    7. Você só precisa acreditar no programa que tem em mãos, pode
    ser a resposta de DEUS para as suas orações;
    8. Pense bem, um país com 190 milhões de habitantes, e a
    maioria das pessoas lutando contra as dificuldades financeiras;
    9. Talvez se você perder esta oportunidade nunca mais terá outra
    igual, caso você acredite que não precisa ou não queira participar
    deste programa não jogue fora nem o delete, entregue a alguém
    que você julga necessitar;
    10. Enfim, pense bem: quando este programa de ajuda mútua me
    foi apresentado, eu tinha as mesmas dúvidas que você,
    porventura poderá ter. Mas com a fé que sempre tive em DEUS,
    por todas as transformações maravilhosas que aconteceram na
    minha vida, tenho certeza que elas irão ocorrer na sua também.
    BASTA VOCÊ ACREDITAR!!!

    LEMBRE-SE DISSO: ELE NÃO FUNCIONARÁ SE NÃO COLOCARMOS
    EM PRÁTICA.

    PORTANTO ESTA É A OPORTUNIDADE DE MUDAR SUA VIDA!
    DEPOSITE AGORA (JÁ) E ENVIE SUAS MENSAGENS, QUANTO
    MAIS, MELHOR!!! . . . E FELIZ VIDA NOVA!!!

    O MUNDO SERIA BEM MELHOR SE TODAS AS PESSOAS
    PUDESSEM CONTAR COM AS OUTRAS PESSOAS E NÃO COM
    SISTEMA FALIDO DO GOVERNO DO NOSSO PAÍS, FAÇA A
    DIFERENÇA NESSE PAÍS E ALEM DE AJUDAR VOCÊ PODE SER
    BENEFIADO TAMBÉM, O SISTEMA FUNCIONA, SÓ DEPENDERÁ DE
    VOCE CONTINUAR.

    SE VOCÊ ESTÁ COM PROBLEMAS FINANCEIROS, ESTA É A SUA
    HORA!!! A CRISE E O DESEMPREGO ESTÃO AÍ E VOCÊ
    CERTAMENTE É AFETADO? NÃO DEIXE ESTA OPORTUNIDADE
    ÚNICA E HONESTA PASSAR. JUNTE-SE A NÓS! SIGA AS
    INSTRUÇÕES ACIMA .

    ** Gente, vamos fazer isso!!! Vamos divulgar, repassar para o
    máximo possível de pessoas!!!!!
    E claro, vamos ser honestos!!! São apenas seis reais!! Assim que
    eu li isso achei fantástico, porém fiquei com um pouco de receio,
    afinal é tão bom que dá para desconfiar. Andei pesquisando, vi
    que não existem riscos, mandei mensagem para quem me enviou
    ela confirmou que já está recebendo dinheiro, pouco, pois ainda
    está no início (em apenas 3 dias, sendo que de fim de semana,
    depositaram 7 reais). No início é pouco, e conforme vai sendo
    divulgado começa a aumentar muito!!! Vamos fazer!!! Não custa
    quase nada e não há riscos!! Vamos tentar!!!!

    1. Quando são enviadas 250 cartas ou e-mails, 3% de retorno das
    cartas ou e-mails recebidas, é certo;
    2. Essas 06 pessoas enviam 250 cartas ou e-mails cada uma e 52
    pessoas depositam para você R$ 1,00 cada;
    3. Essas 52 pessoas enviam 250 cartas cada uma e 390 pessoas
    depositam para você R$ 1,00 cada;
    . Essas 390 pessoas enviam 250 cartas ou e-mails cada uma e
    2.925 pessoas depositam R$ 1,00 cada;
    5. Essas 2.925 pessoas enviam 250 cartas ou e-mails cada uma e
    21.937 pessoas depositam para você R$ 1,00 cada;
    6. Essas 21.937 pessoas enviam 250 cartas ou e-mails cada uma
    e 164.527 pessoas depositam para você R$ 1,00 cada.
    Neste ponto o seu nome sairá da lista, mas você recebeu R$
    189.838,00 (cento e oitenta e nove mil
    oitocentos e trinta e oito reais). Isto funciona sempre, mas
    depende de quantas cartas você envia.

  93. Werington disse:

    Gian muito bom seu artigo, só consegui lê-lo hoje, você conseguiu expressar o que muita gente pensa. Belo trabalho.

  94. guilherme ramos disse:

    Todas as gafes citadas foram ridículas, mas a pior foi quando o Galvao disse ” e hoje a noite tem paredão no BBB…Arnaldo sabe tudo de BBB”…ai apareceu a imagem do ex-jogador italiano ZOLA, e o Galvao perguntou: ” quem é arnaldo?” e o jumento por sua vez disse “ou a Ana, ou a Mirla ou o Newton”…achando que galvao perguntou qm sairia do BBB…foi tao ridiculo que depois de uns 10 minutos, a globo recuperou a imagem do ZOLA, e ai sim falram que era ele…rsrsrs…

  95. Carlos Alberto Cunha disse:

    Provavelmente por se importar demais com os detalhes, chegando a ser picuinha, é que esse cidadão comedor de macarrão, não é comentarista ou narrador da Globo. Ai o Galvão e a sua turma poderia dar o troco. Confesso que às vezes o Galvão exagera, mas o jogo está na televisão pra ser visto e não é a opinião do comentarista ou do narrador que vai mudar o entendimento do torcedor ou decidir a partida. Grandes jogos são narrados pelo rádio e até corridas da fóruma 1. É só usar o controle remoto e bola pra frente.

    Carlos Cunha

  96. É engrassado:
    Já que é tudo desta forma,desse jeito,porque que a globo em um jogo da seleção,tem a audiencia que tem?

  97. franklin antony disse:

    galvão eu axo vc o melhor cara do mundo

  98. luiz miranda disse:

    e ai galvão ronaldinho gaucho faz falta “eu acho que sim e vc ?”

  99. luca de grassi disse:

    é isso…vamos ouvir o luciano du vallle

  100. dvgdd disse:

    sou brasileiro não italiano, alias quero que a itália e os italianos vão pra merda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s