Os 5 do barulho

Completamos dois meses de Campeonato Italiano. Destaques? Nem Ibrahimovic, nem Totti, nem Del Piero, nem Ronaldinho. Tem a ótima recuperação de Gilardino, o bom início de Amauri na Juve e a dupla sempre eficiente formada por Di Natale e Quagliarella na Udinese. Tem também a argentinada dos ‘ascendentes’ jogando muito: Zárate, Dênis, Lavezzi, Milito…

Mas, convenhamos, na Itália, notícia mesmo continuam sendo os figurões. Por isso, o “Data Bola na Bota” resolveu, pouco antes dessa 10ª rodada e baseado no método nada científico do ‘impressionismo’, destacar os personagens que mais têm feito barulho na imprensa esportiva italiana desse começo de temporada. A eles, pela ordem:

1. José Mourinho
Ninguém ganhou mais páginas que ele. Mas Massimo Moratti provavelmente preferia que ele tivesse ganho mais pontos. Com frases polêmicas e diretas, atitudes contundentes, um salário astronômico e um timaço nas mãos, o português é certamente o campeão de audiência. Desperta amor e ódio e, consequência disso, suas vitórias e derrotas repercutem o triplo das vitórias e derrotas dos rivais.

2. Ronaldinho Gaúcho
Ele está muito bem no Milan? Não. Então está mal? Também não. Ronaldinho faz um início de torneio regular, eu diria nota 6,5. Mas, assim como Mourinho, Ronaldinho é uma novidade ‘galáctica’ no futebol italiano. E fazer do brasileiro um “capítulo à parte” nas coberturas dos jogos do Milan virou quase obrigação para jornais, tevês e rádios italianas. Resta saber como a novela vai acabar.

3. Beckham
A capacidade do inglês virar notícia é mesmo notável. O cara nem chegou, tem 33 anos, joga atualmente num campeonato meia-boca, deve ficar não mais do que três meses no Milan e mesmo assim, dia após dia, é destaque na imprensa italiana. Isso é só um registro, não uma crítica. Até porque eu já disse que o inglês até pode ser útil ao Milan. Esportivamente, digo. Porque para divulgação de marca ninguém tem dúvida.

4. Totti
Desfalque, dores e mais dores no joelho, placa no tornozelo, hérnia, busca do melhor preparo físico e até separação da mulher. Ele foi notícia sempre, como é em todos os anos, mas até aqui foram palavras como essas que a gente encontrou na imprensa da Bota quando o capitão da Roma foi assunto nesta temporada. No domingo, contra a Juventus, será assim de novo. Ele não joga. Uma pena pro campeonato.

5. Adriano
A repercussão do seu desempenho dividiu-se em duas fases: uma, até mais ou menos o começo desta semana, quando ouvíamos falar de suas boas atuações, de sua recuperação e da até então boa relação que o brasileiro tinha com Mourinho. Outra, de lá pra cá, sobre baladas, atrasos, indisciplina e suspensão. E, como sempre em sua carreira, foi essa segunda parte que fez mais barulho. Outra pena pro campeonato.

E aí? quem mais poderia entra nessa lista?

Sobre Gian Oddi

Jornalista, é hoje comentarista dos canais de televisão ESPN e ESPN Brasil. Trabalhou por sete anos como editor da revista e do site de Placar. Em duas passagens pelo portal iG, onde esteve por mais de cinco anos, foi editor de esportes e editor-executivo de esportes, ciência e tecnologia. Morou por um ano em Roma, produzindo matérias para a Placar e outras publicações da Editora Abril. Do Brasil, foi colaborador do diário espanhol Marca. Editou por seis anos o blog A Bola na Bota, sobre futebol italiano.
Esse post foi publicado em imprensa, jogadores e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Os 5 do barulho

  1. francisco disse:

    Acho que falou o Kaká nessa lista. Talvez no lugar do Ronaldinho. O Milan é um time completamente diferente depois da volta do atual melhor jogador do mundo.

    Abraço.

  2. Raí disse:

    o totti teve hérnia????? hahhaha….
    não sobrou mais nada mesmo pra falar do “nonno”
    melhor aposentar.

  3. Gílson disse:

    Faltou o Arrigoni! A sua mais do que provável demissão irá deixar sem resposta a questão sobre a maior coleção de óculos escuros do futebol mundial. A disputa atual está entre ele e o Renato Gaúcho. E, mesmo com o Brasileiro/08 acabando, será que ainda dá tempo de alguém aqui copiar o novo penteado do Mourinho?

  4. Leiria disse:

    Ah ronaldinho gardou o dele onte,jogou bem acho q eu do nota 8 pra ele,com isso Milan é lider!!!

  5. Pedro de Oliveira disse:

    Gaúcho só ganhou dois jogos para o Milan, só. Joga nada. NOTA 3 pra ele, pelo intento.

  6. gladiatore disse:

    Totti tem duas herniais de disco faz mais de algum ano, mesmo assim conseguiu a chuteira de ouro.

    Un capitano, c’è solo un capitano….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s