De volta ao futebol: Uefa, Itália 2010 e Adriano

Antes se ser criticado — de leve — pelos posts abaixo, como habitualmente acontece quando coloco amenidades por aqui, vamos voltar ao futebol, este sim um assunto sério. Seríssimo.

PRIMEIRO, um registro breve dos grupos da Copa da Uefa que contam com times italianos. Só registro, porque, pelo menos para os italianos, não há muito o que analisar: o Milan tem obrigação de ficar em primeiro de sua chave, assim como a Samp e a Udinese têm obrigação de avançar — afinal, vale lembrar, dos cinco de cada chave nada menos que três passam adiante (um dia vou entender isso).

Grupo C
Sevilla (Espanha)
Stuttgart (Alemanha)
Sampdoria (Itália)
Partizan (Sérvia)
Standard Liège (Bélgica)

Grupo D
Tottenham Hotspur (Inglaterra)
Spartak Moscou (Rússia)
Udinese (Itália)
Dinamo Zagreb (Croácia)
NEC (Holanda)

Grupo E
Milan (Itália)
Heerenveen (Holanda)
Braga (Portugal)
Portsmouth (Inglaterra)
Wolfsburg (Alemanha)

SEGUNDO, parece que Marcelo Lippi começou a pensar pra valer na Copa de 2010, e não apenas nas Eliminatórias. Não fosse assim, talvez ainda não chamasse o bom Giuseppe Rossi e o “brasileiro” (entre áspas porque, convenhamos, é um caso bem diferente do de Camoranesi; mas depois a gente fala mais disso) Fabiano Santacroce. As outras novidades, Simone Pepe e Christian Maggio também têm idade para disputar o Mundial.

 
Santacroce e Rossi: novos convocados, rindo à toa no treino da Azzurra

Mas é bom ressaltar: Del Piero só ficou de fora por questões físicas, explicou Lippi. E “a ausência de Cassano é uma escolha técnica”, disse. Vamos, então, à lista completa:

Goleiros
Marco Amelia (Palermo), Gianluigi Buffon (Juventus) e Morgan De Sanctis (Galatasaray)

Defensores
Daniele Bonera (Milan), Fabio Cannavaro (Real Madrid), Giorgio Chiellini (Juventus), Andrea Dossena (Liverpool), Alessandro Gamberini (Fiorentina), Fabiano Santacroce (Napoli) e Gianluca Zambrotta (Milan)

Meio-campistas
Alberto Aquilani (Roma), Mauro Camoranesi (Juventus), Daniele de Rossi (Roma), Gennaro Gattuso (Milan), Christian Maggio (Napoli), Riccardo Montolivo (Fiorentina), Antonio Nocerino (Palermo) e Simone Perrotta (Roma)

Atacantes
Antonio Di Natale (Udinese), Alberto Gilardino (Fiorentina), Simone Pepe (Udinese), Giuseppe Rossi (Villarreal) e Luca Toni (Bayern de Munique)

TERCEIRO, só pra encerrar, um registro sobre o assalto à casa do Adriano, justo no dia em que ele fez (outra) boa partida pela Inter e voltou a marca. Será possível que o cara não consegue passar uma semaninha feliz?

Anúncios

Sobre Gian Oddi

Jornalista, é hoje comentarista dos canais de televisão ESPN e ESPN Brasil. Trabalhou por sete anos como editor da revista e do site de Placar. Em duas passagens pelo portal iG, onde esteve por mais de cinco anos, foi editor de esportes e editor-executivo de esportes, ciência e tecnologia. Morou por um ano em Roma, produzindo matérias para a Placar e outras publicações da Editora Abril. Do Brasil, foi colaborador do diário espanhol Marca. Editou por seis anos o blog A Bola na Bota, sobre futebol italiano.
Esse post foi publicado em jogadores e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para De volta ao futebol: Uefa, Itália 2010 e Adriano

  1. Gílson disse:

    É altamente desejável que o Milan dispute apenas um amistoso contra o Wolfsburg, pois três dias depois fecha o ano tendo um jogo contra a Juventus. O calendário, na Serie A e na UEFA, ajuda. Basta fazer direitinho o dever de casa. E eu não entendo essa convocação do Santacroce. Os italianos adoram o cara, assim como o Zapata, da Udinese, mas confesso que não o acho grande coisa – nem o colombiano, que, para o meu gosto, falha demais. Talvez tenha visto poucos jogos deles. Boa a convocação do Maggio.

  2. Emerson disse:

    Eu confesso que não vi o Santacroce jogar para poder emitir uma opinião a respeito. Mas, quanto aos grupos da Uefa, realmente seria uma vergonha algum dos italianos não passar adiante…

  3. nina disse:

    é um desrespeito com o adriano! sacanagem… o cara é craque, pô!

  4. Pingback: A Itália anti-Bulgária | A Bola na Bota

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s