e se a roma fosse o milan?

Como o blog trata de futebol italiano, costumo analisar os jogos da Liga dos Campeões pela perspectiva das equipes italianas. A escalação era a melhor? E o esquema? Quem foi bem? Quem foi mal? O que faltou? Contra o Manchester, achei que não fosse o caso. Porque, fosse qual fosse a escalação ou o esquema tático da Roma, a vitória nesta quarta seria muito improvável.

As ausências de Totti e Juan, dois dos quatro melhores jogadores da Roma (incluo aí De Rossi e Aquilani), só reforçavam as previsões. Mas, com eles ou sem, eliminar o poderoso Manchester em dois confrontos seria missão de outro mundo — e, vale lembrar, apostei que essa mesma Roma, um ótimo time, eliminaria o Real Madrid nas oitavas. Só que o Manchester, hoje, está a anos-luz do time de Madri.

Vimos um primeiro tempo equilibradíssimo. Com 49% de posse de bola pra um lado, 51% para outro. Quatro chutes de um lado, cinco do outro. Desequilíbrio, só no placar: 1 x 0 Manchester, gol de Cristiano Ronaldo. Mas eis que a Roma volta para o segundo tempo fazendo o improvável, pressionando — e muito — o melhor time do mundo. Perde pelo menos cinco ótimas chances nos 20 primeiros minutos e, na primeira estocada do Manchester, numa falha de Doni (né?), leva o segundo. Depois, arrasada, arrisca levar pelo menos mais uns quatro gols e repetir o fiasco da última Liga.

Explicar a vitória por 2 x 0 do Manchester e a “prematura eliminação” da Roma pela incomparável qualidade dos jogadores do time inglês faz todo sentido do mundo, claro. Mas, como costumo analisar as coisas do ponto de vista italiano, tenho que confessar uma impressão certamente desagradável para os torcedores da Roma — entre os quais, nunca escondi, me incluo.

A impressão de que, tivesse a mesma partida dos jogadores da Roma sido jogada, por exemplo, com a camisa do Milan, o resultado teria sido diferente.

Sobre Gian Oddi

Jornalista, é hoje comentarista dos canais de televisão ESPN e ESPN Brasil. Trabalhou por sete anos como editor da revista e do site de Placar. Em duas passagens pelo portal iG, onde esteve por mais de cinco anos, foi editor de esportes e editor-executivo de esportes, ciência e tecnologia. Morou por um ano em Roma, produzindo matérias para a Placar e outras publicações da Editora Abril. Do Brasil, foi colaborador do diário espanhol Marca. Editou por seis anos o blog A Bola na Bota, sobre futebol italiano.
Esse post foi publicado em futebol europeu e marcado , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para e se a roma fosse o milan?

  1. Maranhas disse:

    Achas que a Roma tremeu, Oddão?

  2. Jean Pereira disse:

    Tão decepcionado como quando o Portland perdeu em 1991 para o Chicago de M. Jordan. Amo meu time, mas falta sempre aquele algo mais, como contra o Cagliari, ou a estúpida expulsão do Mexes contra a Inter (com a qual já estaríamos a frente da mesma). Vamos a Manchester, honrar a cidade eterna e esta flâmula de sangue romano.

  3. Mateus Ribeirete disse:

    Infelizmente, não dá pra comprar a mentalità vincente no eBay.

  4. Pessa disse:

    Acredita que camisa ganha jogo mesmo “não havendo bobo no futebol”?

  5. sale disse:

    Mas o Milan foi eliminado….rsrsrsrsr

  6. Rick disse:

    Para o bem ou para o mal da Roma Gian?

  7. Rafael disse:

    Se fosse o Milan tomaria um pau, do jeito que ta jogando.

  8. Braitner disse:

    Só o efeito “bola entrando” já seria suficiente. Vucinic e Panucci teriam feito ao menos um cada. E se o United tivesse com a camisa da Roma, nunca que o Rooney acharia aquela bola pipocando antes da zaga adversária.

  9. Gílson disse:

    A tradição ajuda a impor um respeito extra, só isso. A Roma tem uma boa equipe – aliás, ótima -, mas qualquer time sentiria bastante a falta de Juan e Totti. E, pelo amor de Deus!, não dê idéias ao pessoal do Milan. Com todo o respeito ao Carlos Alberto, a equipe não precisa dele. E, plz, se surgir outra pauta assim na redação, e ela não tratar de Thiago Silva, Ramires ou Hernanes falando que quer jogar no Milan, diz que é antinotícia, promoção pessoal etc. e veta. :-P

  10. edivan damaso disse:

    Estou com o Gilson, de porcaria lá nós temos aos montes, se for para ir o Miranda ou hernanes, ou o thiago silva do flu vai lá.

  11. Diego romano disse:

    Caraca , vi toda a impressa rasgando elogios ao C. Ronaldo. Ele eh hj o melhor do mundo, sem duvida.Mas , sinceramente, ele nao jogou metade do que falaram. O ponto alto dele foi o gol ”genial”( como falaram alguns comentariastas) de cabeca e a sanbadinha no meio de campo pra cima do pizarro. E sobre o jogo, cara, acho que oque definiu o jogo de ontem foi uma palavra… SORTE! A roma apear da inferioridade tecnica, jogou mt bem , mas deu azar na conclusoes, ao contrario do man utd q teve ate ajuda do doni. paciencia. FUtebol eh isso mesmo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s