e foi-se o milan. o do povo


Kaká caiu: aquele esquemão “deixa que ele decide” era bem melhor… (Reuters)

O Milan levou um banho do ótimo Arsenal, perdeu por 2 x 0 e está fora da Liga dos Campeões. Para mim, tudo previsível, desde que Ancelotti anunciou que Inzaghi seria o substituto do machucado Seedorf. E não estou falando agora, podem ver abaixo, no texto postado pouco antes da partida.

Meu querido Alberto Helena Jr., ferrenho defensor do futebol prafrentex, vai querer me matar. Mas quem mandou Ancelotti ceder às pressões de quem prega a escalação de dois atacantes, além de Kaká? Inzaghi foi peça nula em campo, como já era de se esperar, enquanto os ingleses deitavam e rolavam no meio-campo.

Se ainda Inzaghi fosse um jogador imprevisível, daqueles que a qualquer hora podem tirar da cartola um coelho, vá lá. Mas não era o caso. Inzaghi não é Ronaldo, por exemplo.

Para não entrar no mérito técnico (até porque já classifiquei Inzaghi como “o grosso que satisfaz”), faço a seguinte pergunta: taticamente, quem desempenha funções mais parecidas com as de Seedorf? Inzaghi ou Emerson? Sei o quanto o segundo é contestado no Brasil, mas aqui não, violão.

Acho improvável que Ancelotti, um técnico que (no mínimo) sabe o que faz, não tenha percebido o problema durante o jogo. Teria sido óbvio corrigi-lo durante a partida, e estou quase certo que ele pensou nisso. Mas pensou também nas consequências que sofreria se fizesse essa alteração “absurda” precisando ganhar o jogo em casa.

E assim Ancelotti fez o mais óbvio, mantendo a escalação “do povo” e colocando Gilardino no lugar de Inzaghi. E o Milan, com justiça, está fora. Mas é bom lembrar: jogando com o “time de Berlusconi”. Que é o mesmo da maior parte da imprensa brasileira especialista no tema, aliás.

Anúncios

Sobre Gian Oddi

Jornalista, é hoje comentarista dos canais de televisão ESPN e ESPN Brasil. Trabalhou por sete anos como editor da revista e do site de Placar. Em duas passagens pelo portal iG, onde esteve por mais de cinco anos, foi editor de esportes e editor-executivo de esportes, ciência e tecnologia. Morou por um ano em Roma, produzindo matérias para a Placar e outras publicações da Editora Abril. Do Brasil, foi colaborador do diário espanhol Marca. Editou por seis anos o blog A Bola na Bota, sobre futebol italiano.
Esse post foi publicado em futebol europeu e marcado , , . Guardar link permanente.

7 respostas para e foi-se o milan. o do povo

  1. Mateus disse:

    Milan só enganou nessa temporada. Não engrenou em momento algum e passou por ‘médios e baixos’. Mais que justo.

  2. PAtolino disse:

    é…. acho duro concordar com você, mas concordo. se é pra jogar com inzaghi, melhor encher de volantes em campo

  3. Jean Pereira disse:

    Afinal e finalmente! Não aguentava mais ver este “timinho” (desculpem, mas jogar daquele jeito – retranca-Kaká-retranca, um dia ia cair) se dar bem. Dá-lhe AS Roma, seremos os únicos representantes da bota nas oitavas.

  4. Gílson disse:

    Concordo contigo no macro, Gian. Mas faço algumas ressalvas. A grande diferença entre as duas equipes foi no plano físico. Essa questão de ser ofensivo ou defensivo, acho eu!, ficou em um segundo plano no jogo de hoje. No meu modesto entendimento, no futebol atual a lei número um foi formulada pelo ex-romanista Falcão: você necessariamente precisa igualar o adversário na pegada, e só então vai poder colocar sua técnica/tática etc. em campo. Escalaria o Emerson no lugar do Inzaghi para tentar igualar a pegada do Arsenal e deixar Kaká e Pato sem nenhuma obrigação de marcar. Mas mesmo assim seria bem complicado! A verdade é que pela terceira vez seguida a equipe campeã foi eliminada nas oitavas da CL. E não tenho nenhuma dúvida que a culpa é desse torneio maluco da FIFA no meio de dezembro… Agora é pensar no quarto posto, analisar com cuidado as contratações para a próxima temporada e preparar a mais do que justa festa de despedida de Maldini.

  5. edivan damaso disse:

    Foi-se o tempo em que eu discutia com o Gilson sobre o MIlan,saudade do seu blog cara.
    Mas vamos lá, o Milan está pagandoo preço da arrogancia dos seus dirigentes, e não estou falando só de CL, qualquer time no mundo hoje poderia perder um mata-mata para o Arsenal, mas não dessa forma, sem nenhuma chance de ganhar. Como rossoneri me preocupo com o Calcio que está cada dia pior para nós, ja estamos a 4 pontos da Fiorentina e não vejo uma luz no fim do túnel, talvez sem a CL para dividir esforços fique mais fácil.

  6. Gílson disse:

    Edivan, transferi o blog para o endereço acima. Não tem mais aqueles penduricalhos (rádio, notícias do UOL Esporte, Digg etc.), mas com o tempo coloco outras coisas por lá… [ ]!

  7. Elthon Abumare Nakag disse:

    É bem melhor a minha nota do que a noticia.Eu navego tanto por aqui, e hoje resolvi ir até o youtube, lá como apaixonado por curió, fiz uma busca e acabei entrando na página do Criadouro Paracambi São José, fiquei maravilhado com o canto dos curiós Pioneiro e Imperador, a muitos anos que não ouvia um canto como o que existia antigamente, ao criador destes, meus parabens!!!, e continue, pois só assim vamos manter os cantos originais de nossos estados. Elthon A. Nakagima/ Londrina/PR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s