Os erros de Medina

Foi no sufoco, mas a Itália passou. Foi pênalti sobre Grosso? Não. Mas é preciso relativizar esse benefício à Itália que parte da imprensa alardeia por aqui.

Pelo seguinte: se o mau árbitro Medina Cantalejo (que já é muito ruim no Campeonato Espanhol) realmente prejudicou os australianos ao marcar o pênalti que definiu o jogo, ele também mudou completamente a partida no início do segundo tempo, com outro erro.

Quando a Itália voltava bem melhor para o começo da segunda etapa, Cantalejo exagerou ao expulsar Materazzi por uma falta sobre Bresciano. O zagueiro, que quem lê este blog sabe que eu considero mau-caráter, não tinha nem cartão amarelo, e a falta não foi assim tão feia.

O próprio Marca, jornal espanhol como o árbitro e que não é exatamente favorável ao futebol da Bota, diz o seguinte: “Medina Cantalejo cambió el partido a los 5 minutos de la reanudación. El colegiado español expulsó de forma muy rigurosa a Materazzi por derribar en la frontal a Bresciano”.

Depois disso, a Itália parou de atacar. Os australianos, mais por falta de qualidade do que de iniciativa também não conseguiam chegar perto do gol. E deu no que deu: 1 x 0, pênalti convertido por Totti, que entrou muito bem no lugar de um apático Del Piero. E, sinceramente? Os cangurus já chegaram longe demais.

Pra quem quiser saber, as notas da Bola de Prata da Placar para o jogo:

Itália
Buffon 6,5
Zambrotta 6
Cannavaro 7
Materazzi 5
Grosso 6
Gattuso 5,5
Pirlo 5,5
Perrotta 5,5
Del Piero 4,5 (Totti 6,5)
Toni 6 (Barzagli 5,5)
Gilardino 5,5 (Iaquinta 5)

Austrália
Schwarzer 6,5
Sterjovski 5 (Aloisi s/n)
Moore 5,5
Neill 5
Chipperfield 6
Grella 5,5
Wilkshire 5,5
Culina 5
Cahill 5,5
Bresciano 5,5
Viduka 5,5


Sobre Gian Oddi

Jornalista, é hoje comentarista dos canais de televisão ESPN e ESPN Brasil. Trabalhou por sete anos como editor da revista e do site de Placar. Em duas passagens pelo portal iG, onde esteve por mais de cinco anos, foi editor de esportes e editor-executivo de esportes, ciência e tecnologia. Morou por um ano em Roma, produzindo matérias para a Placar e outras publicações da Editora Abril. Do Brasil, foi colaborador do diário espanhol Marca. Editou por seis anos o blog A Bola na Bota, sobre futebol italiano.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s