E ainda tem campeonato!

Fechamento da Placar. E mais uma vez adio os comentários sobre a rodada pra segunda. Já não falarei dos jogos especificamente (resultados no fim do post), porque ficou tarde. Mas das três disputas que ainda animam a competição:

Pelo título
Quem poderia imaginar que a Juve deixaria cair de 14 para apenas três pontos sua vantagem na liderança? Eu não. Mas o fato é que faltam três rodadas e apenas três pontos separam a Juve do Milan. Os jogos de cada um nas últimas rodadas:

36ª – Siena x Juventus e Milan x Livorno
37ª – Juventus x Palermo e Parma x Milan
38ª – Reggina x Juventus e Milan x Roma

Bom lembrar que o Milan precisa somar três pontos a mais do que a Juve, não mais. Porque, em caso de empate, leva vantagem no confronto direto. Se conseguir reduzir pelo menos para um ponto a vantagem na próxima rodada, acho que o campeonato fica divertido. Se isso não acontecer, pra mim, estará definido o título da Juve – que, é bom lembrar, não ganha há sete jogos (cinco pelo Italiano e dois pela Liga dos Campeões).

Curiosa a reação da torcida da Juve: para sua grande maioria, o culpado pela má fase é o técnico Fabio Capello. Isso mesmo: aquele que, desde que assumiu a equipe, há duas temporadas, não esteve em outra posição que não a liderança do Campeonato Italiano – está há 73 rodadas da ponta da competição.

Pela Liga dos Campeões
Fiorentina e Roma continuam na disputa, mas o tropeço dos romanos (0 x 0 em casa contra a Samp) e a vitória dos florentinos (2 x 1 em casa contra o Empoli) deixaram o time do artilheiro Luca Toni com uma ótima vantagem de três pontos. Os jogos dos dois rivais nas últimas três rodadas:

36ª – Palermo x Fiorentina e Chievo x Roma
37ª – Fiorentina x Reggina e Roma x Treviso
38ª – Chievo x Fiorentina e Milan x Roma

Totti sonha em voltar a jogar pela Roma na penúltima rodada. Os médicos dizem que pode ser possível na última, mas que será difícil. De qualquer forma, acho que será tarde.

Pelo rebaixamento
Treviso e Lecce já caíram. Messina, Cagliari, Siena, Reggina, Sampdoria, Empoli, Udinese e Ascoli ainda têm chances matemáticas de cair. Mas acho que a briga de verdade será entre Messina (31 pontos) e Cagliari (35). Os confrontos dois dois nas rodadas finais:

36ª – Reggina x Messina e Cagliari x Parma
37ª – Messina x Empoli e Udinese x Cagliari
38ª – Palermo x Messina e Cagliari x Inter

Acho que o Messina já era…

Resultados da 35ª rodada
Roma 0 x 0 Sampdoria
Ascoli 2 x 2 Cagliari
Fiorentina 2 x 1 Empoli (Rigano, herói da Fiorentina quando o time subiu da série C Série C, fez o gol do Empoli e não comemorou)
Inter 4 x 0 Reggina (Cruz (2), Martins e César, que marcou seu primeiro com a camisa da Inter)
Juventus 1 x 1 Lazio (Rocchi para a Lazio e Trezeguet, no final, para a Juve)
Lecce 1 x 1 Treviso
Livorno 3 x 1 Palermo (Reginaldo fez para o já rebaixado Treviso)
Messina 1 x 3 Milan (Jankulovski, Gattuso e Gilardino para o Milan)
Parma 1 x 1 Siena
Udinese 1 x 1 Chievo

Anúncios

Sobre Gian Oddi

Jornalista, é hoje comentarista dos canais de televisão ESPN e ESPN Brasil. Trabalhou por sete anos como editor da revista e do site de Placar. Em duas passagens pelo portal iG, onde esteve por mais de cinco anos, foi editor de esportes e editor-executivo de esportes, ciência e tecnologia. Morou por um ano em Roma, produzindo matérias para a Placar e outras publicações da Editora Abril. Do Brasil, foi colaborador do diário espanhol Marca. Editou por seis anos o blog A Bola na Bota, sobre futebol italiano.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s